sábado, 23 de setembro de 2017

Incluindo um índice remissivo - LaTeX


Alguns textos longos, como teses ou livros, podem incluir um índice de palavras importantes no final do documento para facilitar a consulta por parte do leitor. Para fazer essa tarefa no LaTeX precisamos incluir o pacote makeidx e chamá-lo no preâmbulo do documento (antes do \begin{document}):

\usepackage{makeidx}
\makeindex

As palavras que devem ser destacadas e incluídas no índice remissivo devem, ao longo do texto do documento serem destacadas com o comando "\index{palavra}". Por exemplo:
Do ponto de vista do software, o Scilab \index{Scilab} é uma linguagem interpretada. Isso geralmente permite obter processos de desenvolvimento mais rápidos, pois o usuário acessa linguagem de alto nível, com um rico conjunto de recursos fornecidos pela biblioteca. Os usuários do Scilab podem desenvolver seus próprios módulos para que eles possam resolver seus problemas particulares. 
Para o que o índice remissivo apareça no final do seu documento, é necessário usar o comando "\printindex". Normalmente, esse comando não irá gerar uma nova entrada no sumário do documento, então, se você desejar que o índice remissivo faça parte do sumário deve ser incluído o comando "\addcontentsline{toc}{chapter}{Índice Remissivo}":

\addcontentsline{toc}{chapter}{Índice Remissivo}
\printindex

Podemos também incluir uma subcategoria no índice usando "\index{palavra!item}", por exemplo: "\index{Scilab!rand}" - nesse caso, será criada uma entrada "rand" dentro do tópico especial "Scilab". Vejamos um exemplo mais completo:


Resulta em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário