domingo, 27 de maio de 2012

Quer viver mais e melhor: se aposente mais cedo!


Estudos indicam que aqueles que conseguem se aposentar mais cedo vivem mais e têm melhor qualidade de vida. Quanto mais tardia a aposentadoria, menos tempo vai restar para aproveitar a vida, como mostra o gráfico acima. Isso se deve, provavelmente, a uma serie de fatores:
  • quem se aposenta mais cedo conseguiu estabilidade financeira antes;
  • viveu menos o stress do trabalho e pode se dedicar a atividades mais prazerosas e em um ritmo mais tranquilo;
  • mais tempo dedicado à própria saude.
Conclusão: planejamento é a chave para um futuro mais longo e mais promissor, ter que trabalhar até uma idade mais avançada não é sinal de inteligência.

Fonte: sinajus.org.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Divulgando: FIEC recebe 1o. Seminário Cearense de Startups

 A Confederação Nacional das Indústrias (CNI), a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (INDI) e a Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE), realizam o 1o. Seminário Cearense de Startups em 30 de maio, das 8h às 17h, no auditório Luiz Esteves Neto, 5º andar do edifício Casa da Indústria. O evento, cujo objetivo é ressaltar o desenvolvimento das startups para impulsionar a economia do conhecimento no Ceará, contará com palestras dos consultores israelenses Samuel Jerozolimski e Michelle Shik.

O seminário é aberto e gratuito, voltado ao meio empresarial e acadêmico, tendo como público-alvo representantes de universidades, empresários e filiados aos sindicatos industriais de todos os setores que buscam modelos de inovação. O evento promoverá debates sobre a importância das startups e incubadoras tecnológicas como novas propulsoras da economia e da inovação. Além das palestras, haverá apresentação de cases, tanto de Israel como do Brasil. Experiências cearenses também serão contempladas.

Startups - Startup é um modelo de empresa jovem, embrionária ou ainda em fase de constituição, implementação e organização de suas operações. O termo carrega uma herança de inovação e empreendedorismo. Normalmente, tais empresas contam com projetos promissores, ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras. Sendo iniciativas jovens, que estão implantando ideias no mercado, outra característica das startups é possuir risco envolvido no negócio. Mas são empreendimentos com baixos custos iniciais e altamente escaláveis, possuindo grande expectativa de crescimento. As startups, em geral de base tecnológica, possuem espírito empreendedor e uma constante busca por um modelo de negócio inovador.

Palestrantes - o físico e engenheiro elétricista Samuel Jerozolimski é consultor internacional em empreendedorismo, incubação e desenvolvimento de negócios e presidente da Câmara de Comércio e Indústria Israel-Brasil. Ele abordará a realidade e os desafios das incubadoras. Sobre startups, o principal nome do evento é a palestrante Michelle Shik, diretora da Divisão de Startups da Associação das Indústrias de Israel (Manufactures Association of Israel - MAI).



DATA: 30 de maio, quarta-feira
HORÁRIO: 8h00 às 17h30
LOCAL: Av Barão de Studart, 1980, Auditório Luis Esteves, 5º andar, na FIEC.
CONFIRMAÇÕES: 85 3421 5479 / indi@sfiec.org.br

O 1o. Seminário Cearense de Startups é uma realização de Confederação Nacional da Indústria (CNI) e FIEC/INDI, em parceria com IEL, SENAI, Centro Industrial do Ceará (CIC), Governo do Estado do Ceará - por meio de Funcap e Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) -, Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Universidade de Fortaleza (Unifor), Faculdade Christus, Faculdade Farias Brito e Faculdade 7 de Setembro. O evento tem ainda apoio de Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/CE), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e Parque de Desenvolvimento Tecnológico do Ceará (Padetec).

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Anand x Gelfand - 10a. rodada

Em andamento a 10a. rodada pelo campeonato mundial de xadrez entre Anand e Gelfand. O jogo começou com uma siciliana, mas já nos primeiros movimentos se afastaram das linhas mais tradicionais. Abaixo como ficou a jogo após o 13o. lance:


Obs: essa partida acabou em empate. A posição final (após o lance 25. a3) foi:


A disputa continua empatada, faltando apenas mais dois jogos.

fonte: http://livechess.chessdom.com/site/

terça-feira, 22 de maio de 2012

Ciência no Brasil: Pesquisando Fraudes!


Fonte: um olhar sobre mundo.
 Os cientistas não são seres "seráficos" que pairam acima do bem e do mal, mas pessoas comuns com todas as virtudes e falhas do ser humano que resolveram trabalhar com pesquisa acadêmica ou industrial. As pressões (e os possíveis benefícios) que existem no meio acadêmico ou nas indústrias são um forte estímulo para aqueles que possuem uma ética mais “plástica” inflacionem ou criem resultados, façam autoplágio ou simplesmente se apropriem de trabalhos de outros autores.
Tendo isso em vista, finalmente foi criada no ano passado a “Comissão de Integridade na Atividade Científica” vinculada ao CNPq. A primeira reunião será no próximo mês. Indiretamente, isso é uma conseqüência do aumento na produção científica e tecnológica do Brasil.
As diretrizes para um trabalho científico “íntegro”, pelo menos no sentido ético, podem ser conferidas no site do CNPq aqui. Exemplo: “Todos os autores de um trabalho são responsáveis pela veracidade e idoneidade do trabalho, cabendo ao primeiro autor e ao autor correspondente responsabilidade integral, e aos demais autores responsabilidade pelas suas contribuições individuais.”

Para ler mais e fonte: Jornal da Ciência.
Dica para esta postagem: professora Fátima Sombra (UFC).

domingo, 20 de maio de 2012

Chico Alves: algumas fotos do torneio.


Com uma boa participação dos jogadores cearenses e, até agora, sem nenhuma vitória por "W.O", segue o tradicional torneio Memorial Chico Alves que se encerra hoje no salão Nobre do Quartel do Comando Geral da PM (QGC). Algumas fotos do torneio:

Visão geral do torneio, no primeiro plano mesa 01 (Régis x Iung), Dawton conseguiu importante vitória sobre Matheus.
Visão geral das "mesas altas", terceira rodada. Laroca quase vence no tempo, Aluísio garante o segundo ponto.

Para acompanhar o torneio: chess-results.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Divulgando: XVI Memorial Coronel PM Francisco Alves

Folder do Evento -  homenagem aos 177 anos da Polícia Militar do Ceará. 
Começa hoje o tradicional torneio de xadrez Memorial Coronel PM Francisco Alves já em sua décima sexta edição, com um número expressivos de participantes. Entre os participantes temos o jovem talento Dawton Lemos, o sempre forte Leone Moreno e mais Matheus Cavalcante, Gilberto Facó e Antônio Inácio. Esses são os candidatos naturais ao título. Também teremos uma boa representação feminina com a presença confirmada de Vanessa Ketlyn Sousa, Janete de Alcântara e Francisca Rejane. Para Janete esse torneio é especial: ela deve sair com seu primeiro Rating Fide, pois deverá completar os jogos necessários para fechar os blocos Fide (faltam apenas dois jogos valendo Rating Fide). Entre os capivaras lá estou eu na minha modesta posição, como podemos conferir aqui.


Outras informações:

Organizador: Federação Cearense de Xadrez
Diretor do Torneio: Matheus Cavalcante Ribeiro
Árbitro chefe: AN CBX Nazareno Xavier da Silva
Árbitro auxiliar: AR CBX Denise Ramos Moreira
Rating médio: 1828

Participação: poderão participar todos os jogadores devidamente quitados com a anuidade 2012 (FIDE ou CBX).  TAXAS DE INSCRIÇÃO: R$40,00. A taxa deverá ser depositada na conta Banco Bradesco, agencia: 0649-1, conta corrente: 4867-4.

Página oficial do torneio aqui.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Colaborando na Campanha "Vamos despachar o Dawton para Eslovênia!"


Eslovênia, faz fronteira com a Itália, Croácia, Hungria, Austria. Fonte: google maps.


O jovem e talentoso Dawton Lemos já venceu jogadores com título de mestre fide em torneios pensados e acaba de se tornar campeão brasileiro na categoria sub-14. Agora, o objetivo é tornar possível a participação dele no World Youth Chess Championship em novembro deste ano, em Maribor, Eslovênia (ver mapa acima). Para isso, precisamos arrecadar fundos e conseguir um bom patrocínio. O xadrez cearense agradece!

Obs: futuro senhor patrocinador, por favor, providenciar agasalhos, um casaco de pele legítimo (nosso jovem campeão não está acostumado com o frio) e um relógio digital decente.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Torneio de Xadrez - 3ª etapa Circuito Fortaleza - Memorial George Rocha Arruda.


Ainda dá para tempo de se inscrever no torneio "Memorial George Rocha Arruda" válido pela 3ª etapa Circuito Fortaleza de xadrez rápido. As inscrições são gratuitas devem ser confirmadas pelo e-mail do Moézio (moezionunes@yahoo.com.br). Às 14 h ocorrerá o Congresso Técnico e a 1ª Rodada, as demais rodadas acontecerão sucessivamente. Mais informações:
  • Local: Sindicato dos Comerciários – Avenida Tristão Gonçalves, 815 – Fortaleza – CE, (Entre as Rua Pedro Pereira e Pedro I).
  • Data: 12/05/2012.
  • ORGANIZAÇÃO: JACINTA MARIA SILVA RODRIGUES.
  • DIRETOR DO TORNEIO: Dr. ERON MOREIRA.
  • EQUIPE DE ARBITRAGEM: MOEZIO CORREIA NUNES, JACINTA MARIA SILVA RODRIGUES E DANIEL RIBEIRO BENTO DUARTE.
  • SISTEMA DE DISPUTA: Suíço em 07 (sete) rodadas.
  • Cadência: 15 min KO.

Fonte: xadrezcearense.com.br.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Veduca: vale a pena conferir!


Depois de uma pausa forçada devido o trabalho, venho com uma sugestão: conhecer o Veduca! O Veduca é um site especializado em cursos universitários "sobre qualquer assunto".  O conteúdo é composto por vídeo-aulas (em inglês) legendadas de algumas das melhores universidades americanas (Yale, Columbia, MIT, Princeton, Berkeley, ...). Os temas vão da filosofia à engenharia, medicina e artes.

sábado, 5 de maio de 2012

Superlua hoje!

Lua Cheia brilhante é clicada próxima a uma mesquita em Amman, na Jordânia, neste sábado (5). Fonte: globo.com/ciencia

A Lua gira em volta da Terra em uma órbita elíptica, logo a distância Terra-Lua não é constante. Hoje, ela estará mais próxima (perigeu), maior (14%)  e mais brilhante (cerca de 30%) que uma Lua cheia normal, é a “Lua do perigeu”. É só sair do computador/tablet/netbook e conferir uma linda Lua brilhando no céu, se as nuvens permitirem. No final da tarde de hoje, a Lua já estava mostrando um brilho bem mais intenso que o "normal".

Mais informações e detalhes, conferir no Blog do Observatório.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Top no xadrez.

Fonte da imagem: www.americachess.com.
Quem são os melhores do mundo no xadrez? No xadrez, nem sempre o quem tem o maior rating é o detentor do título de campeão mundial. Na listagem do mês de maio de 2012 o campeão Anand é "apenas" o quarto colocado no ranking, como mostra a tabela abaixo. "Pior" ainda é a posição do desafiante ao título, Boris Gelfand, na vigésima posição.


RankNameTitleCountryRatingGamesB-Year
 1 Carlsen, Magnus g NOR 2835 0 1990
 2 Aronian, Levon g ARM 2825 3 1982
 3 Kramnik, Vladimir g RUS 2801 0 1975
 4 Anand, Viswanathan g IND 2791 4 1969
 5 Radjabov, Teimour g AZE 2784 0 1987
 6 Karjakin, Sergey g RUS 2779 7 1990
 7 Nakamura, Hikaru g USA 2775 5 1987
 8 Caruana, Fabiano g ITA 2770 26 1992
 9 Morozevich, Alexander g RUS 2769 7 1977
 10 Ivanchuk, Vassily g UKR 2764 0 1969
 11 Grischuk, Alexander g RUS 2761 0 1983
 12 Topalov, Veselin g BUL 2752 0 1975

Fonteratings.fide.com/top.