quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

IA generativa na educação: potencialidades, desafios e alguma bibliografia

Os professores serão substituídos por hologramas robóticos com IA Gen? 

A Inteligência Artificial (IA) generativa, na área de educação, já se encontra em uma fase de uso massivo no dia a dia de docentes e estudantes – em tarefas como planejamento de aulas, produção de materiais, feedback a alunos e apoio ao estudo personalizado. Ao mesmo tempo, ainda não há consenso pedagógico e regulatório sobre limites, avaliação e ética desse uso. Pesquisas indicam que a maioria dos educadores enxerga potencial real de apoio à aprendizagem, mas também teme plágio, dependência excessiva e aumento das desigualdades de acesso. [web:277][web:279][web:281][web:283][web:286]

Estágio atual da IA generativa na educação

Professores e instituições relatam uso crescente de IA generativa para criar recursos didáticos, planejar aulas e currículos, gerar feedback automatizado, propor atividades de revisão, apoiar a correção preliminar de textos e reduzir tarefas administrativas. [web:277][web:280][web:285][web:286]

Estudos em educação básica mostram que a IA generativa pode adaptar materiais (textos, exercícios, imagens) ao nível de conhecimento dos alunos em tempo quase real, o que tende a aumentar motivação e desempenho quando essa tecnologia é bem integrada ao trabalho docente, e não usada de forma isolada. [web:278][web:284]

No ensino superior, docentes de diferentes áreas veem a IA generativa principalmente como ferramenta de apoio – para personalização de conteúdos, criação de questões e instrumentos de avaliação, suporte à escrita acadêmica e até coorientação em projetos –, embora haja preocupação forte com fraude acadêmica e com a dificuldade de distinguir produções genuínas de textos gerados por IA. [web:279][web:281][web:283]

Riscos e desafios específicos no ensino

Entre os riscos e desafios mais discutidos estão: plágio e autenticidade dos trabalhos, desenvolvimento de pensamento crítico (em vez de mero “copiar/colar” de respostas da IA), confiabilidade das saídas (alucinações), privacidade de dados dos estudantes e desigualdades entre quem tem e quem não tem acesso a boas ferramentas. [web:279][web:281][web:283][web:286]

Relatórios de governos e de universidades recomendam que a IA generativa seja utilizada com transparência, com orientação explícita aos estudantes, políticas institucionais claras, formação docente em competências digitais e foco em colaboração “professor + IA”, em vez de uma lógica de substituição do trabalho docente. [web:277][web:280][web:282][web:285][web:286]

Referências recomendadas (foco em educação)

Abaixo, algumas leituras úteis, em grande parte de acesso aberto, para aprofundar o estudo da IA generativa aplicada à educação:

  • XU, H. et al. Large Language Models for Education: A Survey and Outlook. arXiv, 2024. Disponível em: <https://arxiv.org/abs/2403.18105>. Acesso em: 3 dez. 2025. [web:282]
  • FRONTIERS IN EDUCATION. Generative AI and education: dynamic personalization of learning materials in primary education. 2024. Disponível em: plataforma Frontiers. [web:278]
  • GOV.UK. Generative artificial intelligence (AI) in education. Guidance for education providers. 2025. Disponível em: <https://www.gov.uk/government/publications/generative-artificial-intelligence-in-education>. [web:277][web:280]
  • FRONTIERS PARTNERSHIPS. Generative AI in Higher Education: Balancing Innovation and Responsibility. 2025. Disponível em: British Journal of Biomedical Science / Frontiers Partnerships. [web:281]
  • KPMG CANADÁ. Generative AI and the future of education. 2025. Disponível em: <https://assets.kpmg.com/content/dam/kpmg/ca/pdf/2025/04/ca-generative-ai-in-education-report-en.pdf>. [web:286]
  • CENGAGE GROUP. AI’s Impact on Education in 2025. 2025. Disponível em: <https://www.cengagegroup.com/news/perspectives/2025/ais-impact-on-education-in-2025/>. [web:283]
  • HORIZON UNIVERSITY. Applications of Large Language Models in Education. 2025. Disponível em: <https://www.hu.ac.ae/knowledge-update/from-different-corners/applications-of-large-language-models-in-education>. [web:285]
  • AUTOR(ES). Generative AI in Education: A Study of University Instructors’ Attitudes. arXiv, 2024. Disponível em: <https://arxiv.org/abs/2403.15586>. [web:279]

Referências recentes em português sobre IA generativa na educação

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa. Paris, 2024. Disponível em: <https://www.unesco.org/pt/articles/guia-para-ia-generativa-na-educacao-e-na-pesquisa>. Acesso em: 3 dez. 2025. [web:287]

PROFUTURO; UNESCO. IA generativa na educação: como fazemos?. 2024. Disponível em: <https://profuturo.education/pt-br/observatorio/competencias-xxi/ia-generativa-na-educacao-como-fazemos/>. Acesso em: 3 dez. 2025. [web:288]

SUPERENSINO. Inteligência Artificial Generativa & Educação. [S. l.]: SuperEnsino, 2024. Disponível em: <https://www.superensino.com.br/hubfs/Intelig%C3%AAncia%20Artificial%20Generativa%20&%20Educa%C3%A7%C3%A3o.pdf>. Acesso em: 3 dez. 2025. [web:289]

CESAR – CENTRO DE ESTUDOS E SISTEMAS AVANÇADOS DO RECIFE. Como a Inteligência Artificial Generativa está transformando a educação. Recife, 2025. Disponível em: <https://www.cesar.org.br/w/como-a-inteligencia-artificial-generativa-esta-transformando-a-educacao>. Acesso em: 3 dez. 2025. [web:290]

PEARSON. IA generativa na educação: por que é melhor criar do que adaptar. São Paulo, 2024. Disponível em: <https://hed.pearson.com.br/blog/higher-education/ia-generativa-na-educacao-por-que-melhor-criar-do-que-adaptar>. Acesso em: 3 dez. 2025. [web:291]

SANTOS, A. et al. Ferramentas de IA generativa na educação: um estudo exploratório. Lead and Read, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: <https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/download/40930/29644/204018>. Acesso em: 3 dez. 2025. [web:292]

REYNAUD, T. V. Generative Artificial Intelligence for Education: The Present and the Future. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa, 2024. Disponível em: <https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/33817/1/master_teresa_vaz_reynaud.pdf>. Acesso em: 3 dez. 2025. [web:293]

KALOTA, R. et al. O uso da inteligência artificial na educação e os desafios das ferramentas generativas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 41, e026, 2025. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/edur/a/vnXmgcZYr4hd9fW7ZSFGqMq/?lang=pt>. Acesso em: 3 dez. 2025. [web:294]

Vários artigos com a temática de IA: https://www.revistaglauks.ufv.br/Glauks/issue/view/41

#IAGenerativa #Educação #EnsinoSuperior #TecnologiaEducacional #LLMs #InovaçãoPedagógica #ÉticaNaEducação

Nenhum comentário:

Postar um comentário