sexta-feira, 30 de setembro de 2016

IFCE - Estamos em estado de greve


A todos os interessados: o IFCE está, oficialmente, em estado de greve. Não é greve. Ainda. Motivo: as últimas medidas tomadas pelo governo federal, em especial a Medida Provisória 746, a PEC 241 e o quadro orçamentário e financeiro de 2016. O documento abaixo explica melhor esses pontos.

Obs: eu (e mais uns poucos professores) votei contra entrar em estado nesse momento. Não concordo com as medidas do governo, mas, no momento dessa votação, não tínhamos nem 50 servidores no mini-auditório. Além disso, esse estado de greve não foi discutido com os professores nas semanas passadas.

Carta de Vitória: em defesa da educação pública e dos Institutos Federais 

Criado em Segunda, 26 Setembro 2016 20:22

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, integrada por instituições multicampi e pluricurriculares situadas em todas as regiões brasileiras, é composta por mais de 650 unidades, em 568 municípios, que executam amplo espectro de políticas públicas educacionais, focadas no mundo do trabalho e na perspectiva humanística, cuja concepção prioriza a inclusão social e a formação integrada de mais de um milhão de jovens e adultos, em toda diversidade, em especial, os menos favorecidos.
Nós, reitores, pró-reitores e diretores gerais, durante a 40ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica – Reditec, realizada em Vitória-ES, no período de 23 a 27 de setembro de 2016, preocupados com a sua solidez, nos posicionamos ante os últimos fatos inerentes ao cenário educacional brasileiro, em especial a educação pública e gratuita, os quais, adiante assinalados, enfraquecem os fundamentos dessa rede.
1. Edição da MP 746. Reformula o ensino médio brasileiro.
Tal medida requer amplo debate envolvendo a sociedade. O uso de medida provisória fere o princípio de construção coletiva e o protagonismo da sociedade na formulação das políticas de interesse coletivo.
Ademais, a MP marginaliza disciplinas de base humanística, retrocede a formação integral de nossos jovens e adultos e ainda precariza o ensino, ao permitir o reconhecimento do “notório saber” para o exercício da docência.
2. PEC 241. Fixa limites de investimentos.
Restringir investimentos na manutenção e expansão da rede, desvincular percentuais constitucionais obrigatórios e abolir a destinação do percentual de 10% do PIB são ações que ferem a garantia do direito à educação pública e gratuita.
Há nítida contradição entre a MP 746 e a PEC 241, uma vez que a oferta de educação em tempo integral indicada na MP requer investimentos e não cortes. Além disso, entra na contramão, também, da formação humana integral ao romper a intrínseca relação entre a formação geral e a profissional, as quais estão na base da Educação Profissional, Técnica, Científica e Tecnológica da Rede Federal.
3. PL 257. Cortes de direitos trabalhistas.
Subtrair direitos dos trabalhadores representa um descompasso com a prioridade que requer a educação de qualidade aos brasileiros.
4. Quadro Orçamentário e Financeiro de 2016.
O funcionamento da rede está prejudicado, no ano em curso, em face dos cortes e da não liberação de limites orçamentários, impondo um quadro de insegurança institucional.
5. LOA 2017.
A LOA não garante a fixação da matriz atual acrescida da incidência do IPCA, para assegurar o funcionamento da rede, como propõe o Conif.
Ainda que tenhamos ciência da necessidade de melhorias no sistema educacional brasileiro, estas somente podem ser efetivadas com a ativa participação de toda a sociedade brasileira, em um diálogo contínuo e responsável com todas as instâncias de representação legítima do campo educacional. Além disso, reafirmamos os direitos trabalhistas e a necessidade de se garantir o financiamento da educação, na perspectiva da qualidade socialmente referenciada.
Nesse contexto, reafirmamos nosso posicionamento em defesa da educação como bem público e um direito de todo cidadão brasileiro, e entendemos também que a Rede precisa ser vista como política de Estado, transcendendo a quaisquer governos.
A sociedade brasileira precisa se colocar contra essas medidas que representam um retrocesso ao desenvolvimento humano sustentável no nosso país, pois, como falou Paulo Freire, “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.”
Vitória, 26 de setembro de 2016.
40ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica – Reditec.

Link aqui.

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

IFCE: "assembleia sexta, 30/9, discutindo estado de greve"



Notícia do site do SINDSIFCE - Sindicato dos Servidores do IFCE (fonte aqui).
É bom se manter informado.

As servidoras e os servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) realizam assembleia geral na sexta-feira, 30/9, às 15h30, no Campus Fortaleza (Av. 13 de Maio, 2081, Benfica), discutindo, entre outros pontos, possível entrada em estado de greve, diante dos gravíssimos ataques à educação pública e às trabalhadoras e trabalhadores da educação, desferidos pelo governo Temer, conforme amplamente noticiado nos últimos dias.
 
Entre as ameaças debatidas local e nacionalmente pela categoria, estão a PEC 241 (que limita o investimento do Governo Federal, inclusive da educação, pelos próximos 20 anos), o PL 54 (257, que ataca os servidores e prevê o congelamento do salário mínimo), a Medida Provisória 746 (que impõe uma desastrosa reforma do Ensino Médio) e o PL 204 (que congela gastos com saúde e educação). Além das reformas da previdência e trabalhista e, ainda, do projeto "Escola sem Partido", de censura aos professores e projetos pedagógicos.
 
Comando Local de Mobilização
 
A Diretoria Colegiada do SINDSIFCE destaca que a pauta da Assembleia Geral reflete as discussões realizadas e os encaminhamentos definidos na mais recente Plena do SINASEFE, promovida nos dias 17 e 18, em Brasília-DF. A Plena deliberou pela discussão do estado de greve nas unidades e pela formação de Comandos Locais de Mobilização, como forma de intensificar os debates e atividades nos diversos campi do Interior, fortalecendo a articulação dos servidores contra os graves ataques à educação.
 
Diante de um quadro extremamente negativo e de grande risco para a educação pública, com consequências que já estão sendo sentidas no presente e podem se prolongar por até 20 anos, o SINDSIFCE destaca a importância da participação dos servidores na Assembleia Geral desta sexta-feira, enfatizando que aqueles que não são filiados ao Sindicato também podem e devem estar presentes. 
 
Assembleia Geral
Sexta-feira, 30 de setembro
Horário: 15h30 (primeira chamada)
Local: Mini Auditório do Campus Fortaleza
 
Pauta
1. Informes;
2. Análise de conjuntura e ataques à educação;
3. Encaminhamentos da 144ª PLENA: estado de greve e outros;
4. Conselho Fiscal;
5. Outros.

Divulgando: XI CONNEPI



Importante: submissão de artigos e minicursos - até 30 de setembro. Link aqui.

De 06 a 09 de dezembro, estudantes, professores/as, profissionais e pesquisadores/as de todo país estão discutindo ideias e apresentando pesquisas sobre diversas áreas temáticas. Tudo isso sendo realizado em uma das cidades mais bonitas do Brasil.

Após 6 anos, o evento volta à capital de Alagoas, Maceió, iniciando um novo ciclo visando a união da Rede Federal de Educação Tecnológica, principalmente no contínuo desenvolvimento, ressaltando a qualidade de produção técnica e científica da comunidade envolvida.

O Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação é um evento promovido pelo Instituto Federal de Alagoas, que representa, este ano, um conjunto de 19 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Conta com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF).

A importância do CONNEPI para o desenvolvimento e consolidação de atividades que envolvam a pesquisa e a inovação é reconhecida por toda a Rede Federal de Ensino e por pesquisadores/as de instituições privadas de ensino, além de empresas e empreendedores/as individuais. O alcance do CONNEPI vai além dos limites do ensino e do fazer científico, pois os resultados de grande parte das pesquisas apresentadas no evento interferem diretamente no setor produtivo do Brasil, bem como na vida do cidadão/ã brasileiro/a. 

Este ano a XI edição do Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI) reflete um momento muito especial para a afirmação das políticas de indução e de desenvolvimento científico e tecnológico da rede de educação profissional e tecnológica. Um ano de incertezas políticas e econômicas que interferem, sobremaneira, na constituição de agendas sólidas e contínuas para o avanço científico nacional, refletidas na formação de pesquisadores, de interfaces entre a academia, governo e os setores produtivos e sociais, que justificam ainda mais a necessidade de consolidação deste evento, dado o seu caráter indutor e promotor de desenvolvimento técnico-científico e que se relacione diretamente com os fazeres produtivos de toda a sociedade.

Assim, o CONNEPI-IFAL-2016 que, este ano, traz como o tema Políticas de inovação como estratégias de fortalecimento para a rede, traduz uma ideia da vontade de continuidade de um projeto que nasceu há mais de uma década e que vem se consolidando como a mais importante iniciativa para um conjunto de 18 instituições do Norte e do Nordeste que precisam ver articulados os esforços para a promoção da ciência e tecnologia de seus 270 campi. Espera-se ver em Maceió, a exemplo de outras edições do CONNEPI, mais de 2.000 (duas mil) pessoas comungando de suas diversas atividades.


Local do Evento

O evento será realizado no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em um dos lugares mais belos da cidade de Maceió. O local tem capacidade para muitas pessoas e fica a apenas alguns minutos dos principais pontos turísticos da cidade. A cidade de Maceió tem uma beleza que atrai turistas do mundo inteiro, com praias paradisíacas, culinária rica e um povo acolhedor que está acostumado a receber bem os/as visitantes.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Humor: Aldeia Numaboa

 
Fonte da segunda figura aqui.


Para entender os engenheiros:

Para o otimista, o copo está meio cheio. Para o pessimista, o copo está meio vazio. Para o engenheiro, o copo é duas vezes maior do que deveria ser.

Um dia, um engenheiro estava atravessando uma estrada quando um sapo o chamou e lhe disse: "Se me beijar, me transformarei em uma formosa princesa".

O engenheiro se inclinou, pegou o sapo e o pôs no bolso. O sapo voltou a falar: "Se me beijar para que me transforme em uma formosa princesa, ficarei com você durante uma semana".

O engenheiro tirou o sapo do bolso, sorriu para ele e voltou a colocá-lo no bolso. Então o sapo gritou: "Se me beijar, eu me transformarei em uma formosa princesa, ficarei com você uma semana inteira e farei tudo o que quiser."

Outra vez o engenheiro pegou o sapo, sorriu para ele e o pôs de novo no bolso. Finalmente o sapo perguntou: "O que é que está acontecendo? Eu disse que sou uma linda princesa, que ficarei com você por uma semana e farei tudo o que quiser. Por que você não me beija?"

O engenheiro disse: "Veja, eu sou um engenheiro. Não tenho tempo para namoradas, mas um sapo que fala, isso sim é interessante!!"

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Algumas definições matemáticas:


  • Cálculo Integral: É o cálculo preparado sem aditivos químicos.
  • Propriedade: São as terras ou imóveis de uma pessoa física ou jurídica.
  • Vizinhança: É o conjunto daqueles que habitam próximo a uma dada propriedade.
  • Gozar de uma propriedade: Hábito pouco educado de fazer pouco das propriedades dos mais humildes. Exemplo: Quem tem telhado de vidro não goza da propriedade da vizinhança.
  • Domínios Euclidianos: São as propriedades daquele famoso fazendeiro, o Euclides.
  • Anel: Pequena tira circular, geralmente de metal, simples ou com engaste de pedras preciosas, esmalte ou outros materiais, que se usa nos dedos como adorno ou símbolo.
  • Autovalor: Valor elevado ou objeto caro. Exemplos: U$ 100.000,00; anéis preciosos; domínios euclidianos.
  • Números Relativamente Primos: São aqueles cujos pais são relativamente irmãos.
  • Família de Conjuntos: Conjuntos do mesmo sangue, vivendo ou não na mesma casa. Exemplo: Números relativamente primos.
  • Números Naturais: São os números que gostam de estar em contato com a natureza; vestem-se com roupas hippies; votam no PV e se alimentam, basicamente, de cálculo integral.
  • Números Inteiros: São aqueles em que não está faltando nenhum pedaço.
  • Números Racionais: Não se deixam levar pela emoção e pensam muito antes de entrar numa conta. Sustentam a opinião de que número não chora.
  • Números Reais: São os números de descendem de famílias nobres. Possuem muitas propriedades e autovalores. Os autovalores pertencentes aos números reais são chamados autovalores reais.
  • Números Imaginários: São sonhadores e estão sempre no mundo da lua.
  • Números Complexos: Possuem traumas de infância; se relacionam com outros números com dificuldade e dificilmente ganham garotas. Possuem estrutura bastante complicada. 
  • Análise: É o tratamento utilizado para curar os números complexos.
  • Análise Funcional: É a análise de resultados. Identifica-se o problema e aplica-se uma solução, prática e definitiva, para o mesmo. Muitos números complexos ficaram completamente curados ao se submeter a este tipo de tratamento.
  • Ponto Isolado: É o ponto arredio e que nunca se enturma com os outros em festas e reuniões. Em casos extremos, também precisa fazer análise.
Fonte aqui.

domingo, 18 de setembro de 2016

Hubble: algumas imagens espetaculares.

Eta Carine: duas estrelas gigantes próximas de um fim catastrófico.

NGC 6814- uma galáxia espiral muito ativa.

NGC 4845: localizada a mais de 65 milhões de anos-luz da Terra na constelação de Virgem.

MACS J0416: localizada a cerca de 4,3 bilhões de anos-luz da Terra, na constelação de Eridanu. Este é um exemplo de aglomerado de galáxias.


Todas as belas imagens acima são do telescópio espacial Hubble - ver link aqui. Outras postagens deste blog que se referem ao Hubble podem ser vistas aqui.

Divulgando: IV FROM MICRO TO MACROCOSMOS



Entre os dias 28 de novembro ao dia 01 de dezembro de 2016, o Grupo de Estudo e Pesquisa em Astronomia e Cosmologia (GEPAC) estará realizando a IV edição do From Micro to Macrocosmos.

Esta edição abordará as Ondas Gravitacionais e contará com Palestras e Minicursos proferidos por pesquisadores nacionais sobre esse tema.

As ondas gravitacionais foram previstas pelo físico Albert Einstein há mais de cem anos. O assunto ganhou grande destaque após o projeto LIGO (Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory) anunciar que os pesquisadores encontraram "distorções no espaço e no tempo" causadas por um par de objetos com massas enormes interagindo entre si.

A IV edição do From Micro to Macrocosmos ocorrerá no IFCE Campus Fortaleza, localizado na Av. 13 de Maio, 2081, Benfica. Maiores informações, tais como o nome dos palestrantes, inscrições e submissão de trabalhos podem ser conferidas no menu presente no cabeçalho do site.

Fonte e link aqui.

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Divulgando: 1a. Semana de Filosofia da UFC



O Centro Acadêmico de Filosofia Manfredo Oliveira, juntamente com alunas e alunos de todos os semestres, está construindo a 1ª Semana de Filosofia da UFC realizada no Instituto de Cultura e Arte - ICA. Nosso curso já tem 16 anos de idade, tendo sido fundado em meados de 2000. De lá para cá nossas salas e nossos corredores tornaram-se ambientes de aproximações e de exclusões. Queremos pensar estas filosofias diante das quais lemos, falamos e damos aula todos os dias: Quais as beiras da filosofia? Quais as suas fronteiras? Se é que ela tem fronteiras. Vamos, nesta semana, pensar e repensar as desfronteiras, as territorialidades e os litígios da filosofia com a religião, com a arte, com a ciência, com a política, com a educação e com tantas outras "pontes" e "muros" que nos limitam e nos impulsionam.

O evento acontecerá de 19 a 23 de setembro no Campus do Pici. A programação completa ainda está sendo construida e logo em breve estaremos divulgando-a.

O prazo para o envio de trabalhos será até o dia 28 de Agosto de 2016.

Cada pessoa poderá enviar até dois trabalhos em cada modalidade.

Só poderá haver 1(um) coautor em cada trabalho.

As artistagens, intalações, fotografias e etc. ficarão expostas durante toda semana do evento.

Neste link você pode se inscrever como ouvinte ou para apresentar um trabalho, nas várias modalidades abertas em nosso edital de seleção (ensaio, poema, artigo científico, artistagem, fotografia, desenho, instalação ou conto), com qualquer forma literária ou artística que dialogue com a Filosofia, em qualquer uma de suas fronteiras (O edital se encontra na seção de inscrição com apresentação).
 

A inscrição para o recebimento dos certificados, tanto de apresentação, quanto de participação será de R$ 5,00, pagos na hora do credenciamento.
 

O ru só será disponibilizado, por questões burocráticas, aos estudantes de universidades federais.
http://goo.gl/forms/TnTukr7NvF6Olyu22

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Falar verdades - uma frase e um pensamento.


Umberto Eco (Alexandria, 5 de janeiro de 1932 — Milão, 19 de fevereiro de 2016) foi um escritor, filósofo, semiólogo, linguista e bibliófilo italiano de fama internacional. Foi titular da cadeira de Semiótica e diretor da Escola Superior de ciências humanas na Universidade de Bolonha. Ensinou temporariamente em Yale, na Universidade Columbia, em Harvard, Collège de France e Universidade de Toronto. Colaborador em diversos periódicos acadêmicos, dentre eles colunista da revista semanal italiana L'Espresso, na qual escreveu sobre uma infinidade de temas. Eco foi, ainda, notório escritor de romances, entre os quais O nome da rosa e O pêndulo de Foucault. Para os estudantes que estão às voltas com um trabalho monográfico, vale a pena ler Como se faz uma tese. Fonte aqui.

Para saber mais sobre U. Eco aqui, sobre os livros dele ver aqui.



Falar a verdade dura e crua, algumas vezes, pode ser um ato heroico ou um erro, talvez até um grande erro. Nesses casos, provavelmente, é melhor calar-se. Se o assunto é grave e urgente, muitas vezes, a única alternativa é dizer a verdade, mesmo que essa possa nos prejudicar de alguma forma. Não podemos prever todas as consequências de nossos atos e palavras. Logo, dizer verdades "inconvenientes"  pode ser o caminho para situações nem um pouco agradáveis. Não somos dono da verdade, nosso ponto de vista é um ponto de vista, outras pessoas podem ter uma visão mais ampla da situação. Elas podem ter uma "verdade" mais exata que a nossa. Ou podem não estar preparadas para ouvir, naquele momento, nossas verdades. Novamente, o silêncio pode ser a melhor alternativa.

Sobre o tema mentira, ver aqui e aqui.

Divulgando: SET NORDESTE 2016


Seminário de TV digital, Pay TV, TV na internet (OTT), TV Everywhere e Telecom



Inscrições. Aberta e gratuita para profissionais, pesquisadores e estudantes deste mercado. É mandatório que seja realizada pelo site SET. www.set.org.br
Certificados. Serão liberados no site da SET a partir de 7 dias após o evento, somente para quem realizar seu registro pelo site SET e assinar a lista de presença no local do evento.

Abertura - 9h, 27 de setembro. Convidados:
  • Representante do MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
  • Representante da ANATEL – Agencia Nacional de Telecomunicações
  • Representante da SET
  • Representante do FIEC

Mais informações aqui.

Divulgando: Torneio de xadrez - CCXR 2016 (6ª etapa)


CCXR 2016 – Xadrez Clube (6ª etapa)
17 Set,14:00h - 19:00h
Sindicato dos Comerciários,Fortaleza-CE
Av. Tristão Gonçalves, 803 - Centro
Click aqui para fazer sua inscrição agora!



Regulamento no site da Federação Cearense de Xadrezhttp://bit.ly/2bRkt4r.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Mapas da fé (ou de sua falta): mundo menos religioso?

"Criação de Adão" - detalhe do afresco de 280 cm x 570 cm, pintado por Michelangelo Buonarotti por volta de 1511, que fica no teto da Capela Sistina.
Países menos religiosos: cores mais acentuadas. Mais de 50.000 pessoas em todo o mundo foram entrevistadas (2012). Original e fonte aqui.
Países mais religiosos: verde escuro. Fonte aqui.

Existe uma grande diversidade de culturas e estilos de viver nesse pequeno Planeta Azul. Em cada região, em cada cultura, a forma de ver o mundo, a visão de mundo, varia bastante. Uma coisa comum a quase todas essas culturas é crença em um ser superior (ou muitos), ou que existe algo além do mundo material. A religiosidade, entretanto, parece diminuir em quase todo o mundo. Em alguns países, as pessoas que não professam alguma religião são maioria. Esse grupo inclui ateus, agnósticos e pessoas que não se identificam com uma religião específica. Alguns dados (fonte aqui):


Por outro lado, alguns países ainda são majoritariamente religiosos:


Ler mais mais sobre esse tema aqui.

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Divulgando: consulta para reitor e diretor-geral ocorre esta quarta-feira, 14 de setembro



O futuro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) estará em pauta de forma mais efetiva na próxima quarta-feira (14). É que nesta data será promovida a consulta eleitoral dos cargos de Reitor e de Diretores-Gerais dos campi de Acaraú, Canindé, Cedro, Crateús, Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá e Sobral para os próximos 4 anos. O eleitor da categoria discente, que estiver matriculado em mais de um curso dentro do mesmo campus, votará apenas uma vez utilizando a matrícula mais antiga. O servidor que se achar na condição de discente votará apenas como servidor. O servidor que acumular os cargos de técnico-Administrativo em Educação e docente votará apenas como servidor docente. Não será permitido o voto por procuração, correspondência ou por qualquer outro meio de comunicação a distância. No ato da votação, todos os eleitores deverão apresentar um documento original de identificação com foto e assinar a lista nominal. A votação ocorrerá durante todo o dia 14. Para saber mais, consulte o regimento eleitoral em www.ifce.edu.br, bem como a relação dos candidatos, locais de votação e, também, de eleitores. 
Por Antonio Alencar - Reitoria - fonte aqui.

sábado, 10 de setembro de 2016

Literatura: algumas mulheres de (muito) talento


A literatura é uma arte dominada pelos homens, são poucas as mulheres que conseguem um espaço no universos das letras, palavras e pensamentos. Dos vencedores  do Prêmio Nobel de Literatura (1901 a 2015), somente 14 são mulheres, e entre elas só uma é negra. No Brasil, país de pouca leitura e de escassos leitores, esse quadro não é diferente. Tente se lembrar de alguma escritora brasileira do século passado que seja famosa. Lembrou? Nem eu.

Segue uma lista de autoras, todas negras, que merecem atenção (fonte aqui):
Maya AngelouAclamada poeta norte-americana, a autora e ativista Maya Angelou costuma ser mencionada como porta-voz das mulheres negras dos EUA. Suas poesias falam sobre a beleza negra, a força da mulher e do espírito humano e a luta por justiça social. Entre suas principais obras estão Carta à minha filha e As 30 coisas que toda mulher de 30 deve ter e saber.

Conceição EvaristoSuas obras, em especial o romance Ponciá Vicêncio, abordam temas como a discriminação racial, de gênero e de classe. A obra foi traduzida para o inglês e publicada nos Estados Unidos. Atualmente leciona na Universidade Federal de Minas Gerais como professora visitante. A autora publicou também Olhos d’água e Becos da memória.

Alice WalkerA autora é internacionalmente conhecida por sua participação em movimentos pelos direitos civis, principalmente das causas negra e feminina. Além de romancista premiada, é também autora de contos, ensaios, poemas e vários livros infantis. Sua obra está traduzida para mais de vinte línguas. A cor púrpura, adaptada com sucesso para o cinema, tendo no elenco nomes, Danny Glover, Whoopi Goldberg e Oprah Winfrey, é seu livro mais conhecido. Outras obras importantes: Rompendo o silêncio e Ninguém segura essa mulher.

Zora Neale HurstonHurston publicou mais de cinquenta romances, contos, peças e ensaios. Ao contrário de seus contemporâneos Richard Wright e Ralph Ellison, Hurston não escreve explicitamente sobre a questão do racismo nos EUA. Ela foca na cultura e nas tradições negras por meio da poesia do seu discurso. Apesar do sucesso inicial, Zora sofreu no final de sua carreira. Teve dificuldade para ser publicada e morreu pobre e sozinha. As gerações seguintes descobriram suas obras e chamaram a atenção de novos leitores. No Brasil, tem publicado Seu olhar posto em Deus.

Carolina Maria de JesusCatadora de lixo e moradora da favela do Canindé, em São Paulo, Carolina usava os cadernos que encontrava no lixo para escrever sobre seu cotidiano e pensamentos. Com o tempo, virou um diário que passou a ser publicado num jornal. Hoje, está traduzida para mais de dez idiomas. Publicou Quarto de despejo: Diário de uma favelada, Diário de Bitita, Pedaços da fome e Antologia pessoal.

Toni MorrisonEsta norte-americana formada em letras pela Howard University estreou, em 1970, com O olho mais azul. A obra Amada lhe valeu o Pulitzer. Em 1993, tornou-se a primeira escritora negra a receber o Prêmio Nobel de Literatura. Outras obras de destaque: Paraíso, Jazz e Compaixão.

Chimamanda Ngozi AdichieNascida no dia 15 de setembro de 1977 na Nigéria, Chimamanda Ngozi Adichie publicou seu primeiro romance, Hibisco roxo, em 2003. O segundo, Meio sol amarelo, ganhou o importante Orange Prize em 2007. Chimamanda é voz importante na luta pelo direito das mulheres, tendo escrito, inclusive, as obras Sejamos todos feministas e Americanah.

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

"Não abandone os referendos nacionais, mas grupos menores, muitas vezes, fazem escolhas mais sábias"


Quando o problema é de adivinhar o peso de um boi ou estimar quantos mármores enchem um frasco, foi mostrado que muitos são mais espertos do que a alguns. Estas exposições coletivas de inteligência têm sido apelidado de "a sabedoria das multidões", mas exatamente quantas pessoas fazem uma multidão sábia?

Uma nova pesquisa da professora Mirta Galesic da SFI (Santa Fe Institute) e seus colegas do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano em Berlim sugere que grandes multidões nem sempre produzem decisões mais sábias. Na verdade, quando se trata de qualitativa decisões como "qual candidato vai ganhar a eleição" ou "que o diagnóstico se encaixa sintomas do paciente", "multidões," de porte moderado em torno de cinco a sete membros, escolhidos aleatoriamente, são susceptíveis de superar os grupos maiores. No mundo real, estas multidões de porte moderada se manifestam como equipes médicas que fazem diagnósticos médicos; funcionários de elite de um banco que fazem previsão de desemprego, o crescimento econômico ou a inflação; e painéis de analistas eleitorais prevendo vitórias políticas.

"Quando perguntamos 'quantas pessoas devemos ter neste grupo'? o impulso pode ser a criação de um grande grupo porque todo mundo ouviu falar da sabedoria das multidões ", diz Galesic. Mas em muitas situações do mundo real, é realmente melhor ter um grupo de tamanho moderado. "

Onde as pesquisas anteriores sobre a inteligência lida coletivos, principalmente com as decisões de quanto ou como muitos, o estudo se aplica a esta ou aquela decisões no âmbito do voto da maioria. Os pesquisadores matematicamente modelada precisão grupo sob diferentes tamanhos de grupos e combinações de dificuldades da tarefa. Eles descobriram que, em situações semelhantes a um painel de especialistas mundo real, onde os membros do grupo encontrar uma combinação de tarefas principalmente fácil salpicadas por outros mais difíceis, pequenos grupos se mostrou mais preciso do que os maiores. Este efeito é independente de outras influências sobre a precisão grupo, como a seguir um líder de opinião ou ter discussões em grupo antes de votar.

Por quê? É uma questão de probabilidades, diz ela. Para decisões fáceis, um grupo de especialistas de todo o tamanho, muito provavelmente obtê-lo direito. Para decisões mais difíceis, grupos de tamanho moderado são representações mais ruidosos da população total de peritos (a grande multidão), e pode por acaso ser correto, mesmo quando a maioria dos especialistas na população estão errados.

"No mundo real, muitas vezes, não sabemos se um grupo irá sempre encontrar apenas tarefas fáceis, ou apenas difíceis", diz Galesic. "E em muitas situações do mundo real, um grupo de peritos vai encontrar uma combinação de maior parte (para eles) tarefas fáceis e algumas tarefas difíceis. Nestas circunstâncias, multidões de tamanho médio terá um desempenho melhor do que grandes grupos ou indivíduos. Organizações pode levar essa pesquisa para o coração ao projetar grupos para resolver uma série de problemas ".

O que sobre a votação como um meio de determinar a opinião da maioria de uma população? "Estes resultados, é claro, não significa que devemos abandonar referendos em grande escala como Brexit e eleições nacionais," Galesic acrescenta "escolhas entre as diferentes políticas e os candidatos muitas vezes não têm um "direito" e uma resposta "errada". Diferentes pessoas simplesmente preferem coisas diferentes, e os resultados dessas decisões são complexas, com um espectro de consequências é importante para explicar a opinião de todos sobre a direção geral em que eles querem que seu país para ir - incluindo os grupos sub-representados.

"Mas quando se trata de decisões com um " direito" mais clara e resposta "errada "- onde todos podem, pelo menos, após o fato, concordam que um curso de ação era melhor do que os outros - depois grupos de tamanho moderado de especialistas muitas vezes pode ser melhor do que grandes grupos ou indivíduos ", diz ela.

Fonte e artigo original aqui.

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Xadrez: CCXC - Prof. Nilo Sales (5ª etapa)


CCXC - Prof. Nilo Sales (5ª etapa)
De 07 a 10 setembro/2016
IFCE,Fortaleza-CE
Av. 13 de Maio, 2081 - Benfica, Fortaleza - CE, 60040-531
Click aqui para fazer sua inscrição agora!

1 – Do Objetivo e Organização
– Promover o intercâmbio e movimentação do Rating CBX e ofertar uma vaga para a Final do Cearense Absoluto 2016. O Torneio será realizado em Fortaleza-CE nos dias 07 a 10 de Setembro de 2016, no IFCE.

2 – Da Premiação
1º colocado Geral: Vaga para a final + Medalha
2º colocado Geral: Medalha
3º colocado Geral: Medalha

3 – Do Sistema e Ritmo de Jogo e Programação
– Será jogado pelo Sistema Suíço, com auxílio do Programa Swiss Manager, em 6 rodadas, com o ritmo de 1h30 com acréscimo de 30 segundos por lance, desde o lance 1, preferencialmente, ou 2h ko, com as seguintes datas e horários:

– Dia 07/09/2016 (quarta)
Congresso Técnico – 13:00
I Rodada – 13:30
II Rodada – 18:30
– Dia 08/07/2016 (quinta)
III Rodada – 19:00
– Dia 09/09/2016 (sexta)
IV Rodada – 19:00
– Dia 10/09/2016 (sábado)
V Rodada – 13:00
VI Rodada – 18:00
– Encerramento após a última rodada.

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

"Escola sem partido" e PLS 193/2016: um breve comentário


Antes de qualquer comentário, uma informação: é possível "votar" contra ou a favor de qualquer proposta de Lei que esteja tramitando no Senado Federal. Existe uma "Consulta Pública" - TODAS as as proposições que tramitam no Senado estão abertas para receber opiniões conforme a Resolução 26/2013. Link aqui.

Situação atual do PL 193/2016:
Relator atual: Cristovam Buarque - ver notícia aqui.
Último local: 03/06/2016 - Comissão de Educação, Cultura e Esporte (Secretaria de Apoio à Comissão de Educação, Cultura e Esporte)
Último estado:03/06/2016 - MATÉRIA COM A RELATORIA


De autoria do senador Magno Malta, o projeto de lei 193/2016 quer incluir entre as diretrizes e bases da educação nacional, de que trata a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, o "Programa Escola sem Partido". É um projeto de lei visto como "reacionário" e "conservador" por boa parte dos que trabalham com educação. Partindo do princípio de salvaguardar o educando de uma exposição indevida por parte do professor de ideias, opiniões, concepções ideológicas ou religiosas, esse projeto cria uma verdadeira mordaça.

Caso esse projeto se torne lei, o professor deverá ter maior cuidado em expor algum tema "sensível". Por exemplo, um professor de história terá que usar "estratégias" quando estiver falando sobre os crimes nazistas para não passar a ideia de que é contra a democracia. Um professor de biologia talvez se sinta mais confortável se puder evitar assuntos "embaraçosos" como, por exemplo, o ciclo reprodutivo dos peixes, afinal isso pode ofender a moral sexual de alguma criança. Um professor de sociologia não terá liberdade para expressar sua opinião pessoal sobre esse ou aquele partido partido político, pois poderá ser acusado de doutrinação partidária.

A nossa vida já está excessivamente controlada por lei de todos os lados. Existe um código penal, código trabalhista, de trânsito, de direito civil, milhares de leis. Para que mais uma lei para mexer dentro da sala de aula? Se um professor, apaixonado pelo que pensa, extrapola um limite que o diretor da escola considere como razoável, uma conversa deve ser suficiente para normalizar a situação. Essa história de "escola sem partido" parece resquício da ditadura militar. Naturalmente que uma escola não deve ser um partido político, nem de direita, esquerda ou centro, mas impor limites dentro de uma sala de aula dessa forma é, no mínimo, um autoritarismo de quem não conhece a realidade de nossas escolas.

  • PLS 193/2016 aqui.