segunda-feira, 17 de outubro de 2022

É possível ser cristão e de esquerda ao mesmo tempo?


Atos 2:44-46: E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade. E perseverando unânimes todos os dias no templo, e repartindo o pão de casa em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração.

Atos 4:32-35: E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o valor do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos. E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.*

* Aparentemente, os primeiros cristãos se reuniam em comunidades com algumas características semelhantes a uma sociedade fortemente socialista.

---------------------------

Os termos "direita" e "esquerda" não são criações recentes da política brasileira, mas têm origem na Revolução Francesa que ocorreu no final do século XVIII. Do lado direito do Parlamento se sentavam os girondinos, favoráveis ao antigo regime (conservadores); e do esquerdo os jacobinos, contrários à Monarquia e defensores da instauração de uma República (progressistas). 

As pessoas que se identificam com a esquerda, depois da revolução industrial, passaram a incluir a defesa do proletariado e das conquistas sociais entre seus objetivos. Mais recentemente, a pauta ambiental também foi incluída na agenda esquerdista. O espectro da esquerda é bastante amplo: inclui de um lado os de centro-esquerda, trabalhista, anarquistas, socialistas e comunistas no extremo oposto. Logo, dizer que alguém é de esquerda acarreta uma certa imprecisão, pois não leva em conta esse amplo espectro. 

No Brasil, ser de esquerda pode significar que você está preocupado com os mais pobres, com a fome que aflige uma parte significativa da população, com a desigualdade social, com a educação dos jovens, que as escolas sejam boas, que os professores tenham boas condições de trabalho e bons salários, que todos tenham mais condições de progredir, que os trabalhadores tenham direitos e um salário digno. Não significa que você é contrário à propriedade privada, nem tem por objetivo que todas as empresas e indústrias sejam do governo. Tão pouco significa que você seja avesso à religião ou que apoie o totalitarismo.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é neutra em relação a partidos políticos, plataformas políticas e candidatos a cargos políticos. Ela não endossa nenhum partido, plataforma ou candidato político. Também não aconselha os membros em relação a como votar. Além disso também afirma que os líderes locais da Igreja não devem organizar os membros para participarem de questões políticas. Tampouco devem tentar influenciar a forma como os membros participam.

Um exemplo de homem religioso e de esquerda é o pastor, professor, ator e escritor Henrique Vieira, Deputado Federal eleito pelo PSOL/RJ neste ano de 2022. Logo, é sim possível ser de esquerda e cristão ao mesmo tempo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário