segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Por que Bolsonaro não merece o meu voto


Como engenheiro e professor, ao longo de mais de 30 anos como profissional, eu aprendi que não existe o óbvio. Então, eu quero explicar para você por que eu não voto em bolsonaro e por que ele não merece o seu voto no dia de 30 de outubro.

Tudo o que eu vou falar aqui está bem documentado e registrado na impressa e divulgado na internet. Não vou citar esses fatos em ordem cronológica, mesmo porque alguns ainda estão acontecendo ou aconteceram de forma mais ou menos simultânea.

1. Bolsonaro, em alto e bom som, deu apoio ao torturador Carlos Alberto Brilhante Ustra. Eu não tenho como apoiar quem é fã declarado um torturador ignóbil.

2. Bolsonaro criou o orçamento secreto. Ele criou o orçamento secreto para comprar deputados e não sofrer o processo de impeachment. Esse orçamento movimenta bilhões de reais. Esse dinheiro saiu das áreas de Educação e Saúde.

3. Bolsonaro é diretamente responsável pela morte de milhares de brasileiro durante a pandemia da covid, pois não agiu corretamente durante toda a pandemia. Ele atrasou a compra das vacinas, deu mau exemplo com suas motociatas, trocou de ministros da saúde no auge da pandemia, incentivou o uso de medicamentos que não servem para combater a covid. Disse que você iria virar jacaré se tomasse a vacina. Na minha estimativa, das mais de 600 mil mortes de covid no Brasil, pelo menos 200 mil mortes podem ser atribuídas diretamente ao atual presidente. Vocês lembram da crise de falta de oxigênio em Manaus? Bolsonaro zombou das pessoas que morriam com falta de ar em plena pandemia.

4. Bolsonaro apoia o garimpo ilegal, a destruição da floresta amazônica, as queimadas no Pantanal. Bolsonaro faz pouco caso da vida dos povos nativos, ele esvaziou a FUNAI. Ele demitiu o presidente do INPE, o cientista Ricardo Galvão, pois Galvão defendeu que os dados científicos do INPE sobre o aumento do desmatamento da Amazônia estavam corretos.

5. As Universidades e Institutos Federais estão hoje sem recursos para pagar as contas básicas. Os recursos para a Educação só diminuíram durante o governo bolsonaro. Bolsonaro é contra a educação. Ele não quer que você estude, ele não quer que você use o seu próprio cérebro. Ele não quer livros, ele defende mais armas na mãos das pessoas, mais violência e mortes. Você quer mais armas circulando? Você quer morrer de bala perdida?

6. Ele não é honesto. Ele está envolvido em muitos casos de corrupção e enriquecimento ilícito, dele e dos filhos. Lembra do caso das rachadinhas e da compra de mansões com dinheiro vivo? Isso tem cheiro de lavagem de dinheiro. Ele exonerou os policiais federais que começaram a chegar perto dele ou de seus filhos. Ele decretou sigilo nos gastos da presidência. Este governo federal mantém cerca de 98% dos gastos com cartão corporativo em sigilo.

7. Bolsonaro não respeita as mulheres. Ele já deu vários exemplos ao vivo disso, especialmente contra jornalistas e políticas. Ele é preconceituoso e homofóbico. Ele se associou a falsos religiosos que querem apenas mais dinheiro e poder. Esses mesmos religiosos querem que seus fieis votem em bolsonaro. Aqui eu faço uma pergunta: é correto misturar política e religião desta forma?

8. Bolsonaro se diz religioso, mas inúmeras de suas afirmações públicas não são defensáveis. Um exemplo: você consegue enxergar sustentação bíblica no posicionamento de alguém que defende que o policial militar que entra em uma favela e mata 10, 15, 20 ou 30 pessoas, deveria ser condecorado e não julgado? Existe sustentação nos evangelhos para apoiar a tortura e a morte de presos políticos?

Esses são os principais motivos que fazem com que bolsonaro não mereça o meu voto ou o seu voto. Eu não voto de jeito nenhum em bolsonaro. Você tem todo o direito de não querer votar em Lula, mas votar em bolsonaro é um grande erro. Na minha opinião, votar em bolsonaro é um grave erro político e, inclusive, religioso.

No dia 30 de outubro, vote consciente. Vote em paz. Vote com amor, não vote com ódio no coração. Obrigado por ter lido até aqui. Boas eleições.


Nenhum comentário:

Postar um comentário