quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Segundo turno das eleições: uma análise do cenário atual


João Alfredo Telles Melo
Alexandre Araújo Costa

Resolvemos nos debruçar sobre alguns números dessas eleições e das eleições passadas.
 
Vejam: Lula teve 48,43% dos votos, Bolsonaro 43,02%. Se nós pensarmos apenas na manutenção desses números, já que os eleitores de cada um deles são muito convictos dessas duas candidaturas, a eleição seria decidida só com esses números.
 
Mas vamos supor que se precise chegar aos 50% dos votos válidos. Para Lula chegar aos 50% ele precisa de apenas 1,57%. Já Bolsonaro para chegar aos 50% precisa de 6,8%. São 6 milhões de votos e isso não é pouca coisa, a diferença de votos entre Lula e Bolsonaro.
 
Sabemos que política não é matemática, sei que há outras importantes variáveis (como a utilização massiva e criminosa das redes sociais, especialmente através dos aplicativos de mensagens, a pressão patronal, particularmente em rincões distantes dos grandes centros e a tentativa de intimidação que tende a se acirrar, por parte do bolsonarismo), mas olhar os números vale a pena.
 
Simone Tebet teve 4,16% e Ciro, 3,04%. Os eleitores “ciristas-bolsonaristas” já podem ter migrado para Bolsonaro no primeiro turno, os que permaneceram com ele (Ciro), se supõe que não sejam de extrema-direita.
 
A maioria do MDB e Simone Tebet devem, assim como o PDT e o Cidadania já decidiram, apoiar Lula. Só aí são 7,2% dos votos. Lula poderia, assim, chegar a mais de 55% dos votos.
 
Política não é matemática, repetimos, mas esses números não devem ser desprezados.
 
Deve-se considerar ainda: e os brancos e nulos? Estes votos somaram, nessas eleições, umas das menores taxas, que foi de 4,41%. Ou seja, quem foi votar, votou direto nos candidatos. Os votos válidos foram mais de 95%.

O que significa isso? O segundo turno foi antecipado para o primeiro turno, quase que totalmente, restando apenas 8,37% de eleitores que não escolheram os dois candidatos que vão para o segundo turno.

* Fonte e texto completo aqui.

--------------------
Em resumo: o cenário atual é de otimismo moderado. Os números indicam que Lula vencerá no segundo turno! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário