terça-feira, 5 de novembro de 2024

A galáxia mais distante já registrada

 

JADES-GS-z14-0, conforme visto pela NIRCam
 

Esta a fotografia de JADES-GS-z14-0. JADES-GS-z14-0 é uma galáxia Lyman-Break de alto desvio para o vermelho na constelação de Fornax que foi descoberta em 2024 usando NIRcam como parte do programa JWST Advanced Deep Extragalactic Survey (JADES). Ela tem um desvio para o vermelho de 14,32, tornando-a a galáxia e objeto astronômico mais distante já descoberto.

JADES-GS-z14-0 tem 1600 anos-luz de largura e é muito luminoso. A análise espectroscópica revelou a presença de fortes emissões de gases ionizados, incluindo hidrogênio e oxigênio. 

JADES-GS-z14-0 foi observado usando o Espectrógrafo de Infravermelho Próximo (NIRSpec) do Telescópio Espacial James Webb em 2024,  e mediu um desvio para o vermelho de 14,32, colocando a formação da galáxia em cerca de 290 milhões de anos após o Big Bang. Sua idade, tamanho e luminosidade se somaram a um crescente corpo de evidências de que as teorias atuais sobre a formação inicial de estrelas e galáxias são incompletas. 

Fonte aqui.

#pesquisa #ciencia #astronomia #galaxia #bigbang #jameswebb

segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Mais uma produção acadêmica: Do Ensino de Computação à Engenharia de Software: métodos, técnicas e ferramentas (livro)

 

Em meio às tecnologias digitais inseridas no processo educacional, a conexão entre a ciência da computação e a sala de aula se apresenta como um tópico essencial a ser explorado. Partindo dessa premissa, oferecemos neste livro uma seleção cuidadosa de trabalhos que exploram desde o Ensino de Computação (Eixo 1) até a Engenharia de Software (Eixo 2). Cada capítulo é resultado da intensa colaboração entre professores e alunos em trabalhos de conclusão de curso e de iniciação científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Tianguá, contribuindo assim para o avanço científico e tecnológico em seus respectivos eixos temáticos. Tais capítulos foram compilados na presente obra, tornando-a ideal para professores, estudantes, profissionais e entusiastas do ensino, da computação e do desenvolvimento de software, que buscam compreender a aplicação de alguns dos métodos, técnicas e ferramentas usados nestas áreas. Prepare-se para uma imersão neste universo, no qual as inovações do presente moldam o futuro.


Este livro se encontra disponível para dowload gratuito. Link aqui.

domingo, 3 de novembro de 2024

Aquecimento global: extinção de espécies.


O aquecimento global e as mudanças climáticas têm impactos devastadores na biodiversidade, colocando milhares de espécies animais e vegetais em risco de extinção. Com o aumento das temperaturas globais, as mudanças nos padrões climáticos afetam os habitats de muitas espécies, como florestas, oceanos e regiões polares, que estão se tornando menos habitáveis. Isso está forçando espécies a migrarem para áreas que nem sempre têm os recursos ou condições necessários para sua sobrevivência. Essa crise coloca o planeta à beira de uma nova extinção em massa, a sexta na história da Terra, a primeira causada pela ação humana.

Um dos principais problemas é o derretimento do gelo nas regiões polares, que ameaça diretamente espécies como o urso polar, além de impactar o nível dos oceanos, afetando ecossistemas costeiros. Além disso, o aquecimento dos oceanos leva à destruição de recifes de corais, habitats essenciais para várias espécies marinhas. Esses corais são particularmente sensíveis à elevação da temperatura e à acidificação das águas, que reduzem sua capacidade de se regenerar e fornecem abrigo a milhares de organismos.

Na terra, as florestas tropicais, como a Amazônia, sofrem com secas e incêndios mais frequentes, que destroem o habitat de incontáveis espécies. A perda de florestas também reduz a absorção de CO₂, o que agrava ainda mais o aquecimento global, criando um ciclo vicioso que acelera o colapso dos ecossistemas.

Essa perda de biodiversidade representa não apenas um desastre ecológico, mas também uma ameaça direta para a humanidade. Espécies são interdependentes, e a extinção de uma pode levar ao desaparecimento de outras, afetando ecossistemas inteiros e reduzindo recursos essenciais para o ser humano, como água, alimentos e medicamentos. Por exemplo, se as abelhas sumirem, grande parte da produção de alimentos será fortemente prejudicada.

E o que estamos fazendo a respeito desse grave problema? Praticamente nada. Estamos indiferentes! Esse pode ser um erro monumental. Temos que acordar e abrir os olhos. Ainda temos tempo de desarmar essa verdadeira bomba-relógio. Urge que governos, empresas e indivíduos tomem medidas para mitigar o aquecimento global, preservando a biodiversidade e a resiliência dos ecossistemas, essenciais para a sobrevivência de todos.

#ecologia #aquecimentoglobal #extincao #pensamento

sábado, 2 de novembro de 2024

Evento - Workshop - sobre Comunicação e Autoestima - gratuito!

Como anda a sua habilidade de falar em público? Precisando melhorar? Pois fique atento: nos dias 21 e 22 de novembro de 2024 teremos um workshop sobre comunicação e autoestima. O evento contará com a participação de Joelma Aquino, Alexandre Santiago, Antônio Santana e Wesllen Teles.

O evento consistirá em palestras presenciais com 5h de duração ao todo. O objetivo principal é melhorar a capacidade de comunicação, oratória e autoestima dos participantes.

O evento é gratuito e destinado aos alunos, professores e técnicos administrativos do próprio IFCE, bem como ao público externo em geral. Serão 40 vagas ao todo, sendo 20 vagas destinadas ao público externo. O curso será desenvolvido das 18h30 as 21h no Bloco Didático, 2º andar do IFCE - Campus Fortaleza, Avenida Treze de Maio, 2081. 

Link para inscrições aqui! São poucas vagas, não deixe para depois!