sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Planetas gigantes "super leves"

Visão artísticas dos planetas "superfofos" comparados com os planetas gigantes do Sistema Solar e a Terra. Fonte:  Foto: NASA/ESA/Hulstak/Olmsted/Player/Summers.

Recentemente foi publicado um artigo mostrando um fato bastante curioso: planetas gigantes, do tamanho semelhante ao de Júpiter, mas com a massa somente de algumas vezes a massa da Terra no sistema Kepler 51. Esse planetas possuem a densidade igual ao de um algodão doce. Uma das razões para existência desses planetas "leves" é a idade: o sistema Kepler 51 é muito jovem, tem menos que 500 milhões de anos. Esses planetas devem perder parte da atmosfera e o restante deve "condensar", no final esses planetas devem ficar do tamanho de mini Netunos.

Abstract do artigo:

The Kepler mission revealed a class of planets known as “super-puffs,” with masses only a few times larger than Earth’s but radii larger than Neptune, giving them very low mean densities. All three of the known planets orbiting the young solar-type star Kepler 51 are super-puffs. The Kepler 51 system thereby provides an opportunity for a comparative study of the structures and atmospheres of this mysterious class of planets, which may provide clues about their formation and evolution. We observed two transits each of Kepler 51b and 51d with the Wide Field Camera 3 (WFC3) on the Hubble Space Telescope. Combining new WFC3 transit times with reanalyzed Kepler data and updated stellar parameters, we confirmed that all three planets have densities lower than 0.1 g $cm^{−3}$. We measured the WFC3 transmission spectra to be featureless between 1.15 and 1.63 μm, ruling out any variations greater than 0.6 scale heights (assuming a H/He-dominated atmosphere), thus showing no significant water absorption features. We interpreted the flat spectra as the result of a high-altitude aerosol layer (pressure < 3 mbar) on each planet. Adding this new result to the collection of flat spectra that have been observed for other subNeptune planets, we find support for one of the two hypotheses introduced by Crossfield & Kreidberg, that planets with cooler equilibrium temperatures have more high-altitude aerosols. We strongly disfavor their other hypothesis that the H/He mass fraction drives the appearance of large-amplitude transmission features.

Link do artigo completo aqui.

sábado, 25 de janeiro de 2020

Chuvas torrenciais em MG e ES, ilhas que estão desaparecendo: efeitos do aquecimento global.


Fonte aqui.
Fonte aqui.
Notícias recentes mostram que as chuvas que caíram nos últimos dias em Minas Gerais (ver aqui) e no Espírito Santo (ver aqui) foram bem maiores que médias históricas, causando grandes prejuízos e mortes. Do outro lado do mundo, no meio do Oceano Pacífico, alguns países formados por ilhas correm o risco de sumirem nos próximos anos (ver aqui). As queimadas que ocorrem na Austrália são intensificadas por essas mudanças. Tudo isso são consequências previstas pelo aquecimento global. Com o aquecimento global eventos climáticos extremos tendem a ser mais frequentes e afetar mais regiões do mundo. Os custos podem ser imensos, tanto em termos econômicos quantos em termos de vidas humanas afetadas, sem falar em eco sistemas inteiros que podem ser destruídos. Aparentemente, os governos do Brasil e dos EUA não estão tão preocupados com isso. E nós? Estamos fazendo alguma coisa?

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Três problemas de xadrez




Nos três problemas acima as brancas jogam e vencem. É necessário alguma reflexão. Dica: nem todos os problemas levam ao mate, pode existir caso de ganho material.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Divulgando: VII Torneio Schoonenborch (xadrez)


VII Torneio Schoonenborch 
De 06 a 09 de fevereiro/2020
 Alagadiço Chess Club, Fortaleza-CE 
 Rua Leiria de Andrade, 719 - Monte Castelo


REGULAMENTO

1 – Do Objetivo e Organização

Promover o intercâmbio e movimentação do Rating FIDE para jogadores com rating FIDE < 1900 (menor que 1900) ou sem rating FIDE. O Torneio será realizado em Fortaleza-CE nos dias 06, 07, 08 e 09 de fevereiro de 2020, no Alagadiço Chess Club.

Todos os jogadores deverão estar cadastrados na CBX e em dia com a anuidade CBX 2020.
Cadastre-se na CBX: http://www.cbx.org.br/cadastro 
Emissão da anuidade CBX/FIDE: http://www.cbx.org.br/taxas

2 – Da Premiação

  • 1º colocado Geral: Troféu 
  •  2º colocado Geral: Medalha 
  •  3º colocado Geral: Medalha 
  •  Melhor Feminino: Medalha 
  •  Melhor Sub-18: Medalha 
  •  Melhor Sênior 50+: Medalha 
  •  Melhor Sênior 65+: Medalha

*** MAIS INFORMAÇÕES: http://bit.ly/2FGpWw2

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Modernidade Líquida - humor & pensamento



Mundo líquido - Zygmunt Bauman, alguns de seus pensamentos:
  • Vivemos tempos líquidos. Nada é para durar.
  • Os tempos são líquidos porque, assim como a água, tudo muda muito rapidamente. Na sociedade contemporânea, nada é feito para durar.
  • Na era da informação, a invisibilidade é equivalente à morte.
  • Estamos todos numa solidão e numa multidão ao mesmo tempo.
  • Hoje, o medo da exposição foi abafado pela alegria de ser notado.
  • Como se pode lutar contra as adversidades do destino sozinho, sem a ajuda de amigos fiéis e dedicados, sem um companheiro de vida, pronto para compartilhar os altos e baixos?
Zygmunt Bauman (Poznań, Polônia, 19 de novembro de 1925 - Leeds, Reino Unido, 9 de janeiro de 2017) foi um sociólogo e filósofo polonês, professor emérito de sociologia das universidades de Leeds e Varsóvia.

Como estamos imersos em um mundo com cada vez menos referências e cada vez mais escolhas são possíveis, não é de se estranhar o aumento da ansiedade, da depressão e do suícidio. Ao mesmo tempo, as relações se tornam mais superficiais e os laços menos duradouros. A dependência da tecnologia nos faz praticamente escravos dos equipamentos que criamos. Acho que seguimos rumo a  um futuro um tanto nebuloso.

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Dica de entrevista: Roda Viva com o neurocientista Sidarta Ribeiro


Entrevista do RODA VIVA - TV CULTURA com o prof. Dr. Sidarta Ribeiro, Vice-Coordenador do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e um dos mais renomados neurocientistas do Brasil.

Respeitado mundialmente, ele fala sobre o atual momento da Ciência e Tecnologia no Brasil - dos avanços das últimas décadas na formação de doutores, mas também do desmonte a que a Ciência está submetida no Brasil atualmente.

Entrevista necessária a quem atua para o desenvolvimento do Brasil.

Assista à entrevista e a compartilhe com a comunidade acadêmica e com a sociedade em geral. A população precisa compreender o que de fato vem ocorrendo, desde 2019, na área de CT&I no Brasil.

*** Fonte e entrevista aqui.

Mais sobre esse pesquisador:
Sidarta Tollendal Gomes Ribeiro - Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C, Currículo Lattes aqui. Outras informações aqui.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Divulgando: Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional - Turma 2020



Já foi publicado o Edital do Exame Nacional de Acesso (ENA) ao Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT - para o período letivo de 2020. São 913 vagas distribuídas em todos os estados do Brasil.

As inscrições ocorrerão de 13/02 a 18/03/2020 e a prova será no dia 17 de maio de 2020, contando com 50 questões de múltipla escolha sobre as Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica, sobre Metodologias de Pesquisa e Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem.

Recursos ao Edital deverão ser enviados até o dia 19/12/19 para o e-mail do Programa: profept@ifes.edu.br. O Edital em Libras também será publicado em breve.

Cronograma:

ATIVIDADEDATAS
Data de publicação do Edital18/12/2019
Recursos ao Edital19/12/2019
Resultado dos recursos ao Edital20/12/2019
Inscrições13/02/2020 a 18/03/2020
Período de solicitação de isenção13/02/2020 a 21/02/2020
Resultado das solicitações de isenção28/02/2020
Recursos ao resultado das solicitações de isenção02/03/2020
Resultado final das solicitações de isenção09/03/2020
Data limite para pagamento da inscrição19/03/2020
Divulgação das inscrições homologadas26/03/2020
Recursos ao resultado das inscrições homologadas27/03/2020
Resultado final das inscrições homologadas02/04/2020
Resultado das solicitações de condições especiais10/04/2020
Recurso ao resultado de condições especiais13/04/2020
Resultado final de condições especiais17/04/2020
Divulgação do local de realização do ENA11/05/2020
Realização do Exame Nacional de Acesso17/05/2020
Divulgação do gabarito18/05/2020
Recursos ao gabarito19/05/2020
Divulgação do gabarito Final05/06/2020
Divulgação da nota individual15/06/2020
Recursos à nota individual16/06/2020
Resultado final24/06/2020
Matrículas*Julho e Agosto de 2020
Início do semestre letivo*Agosto de 2020

*** Bibliografia: ver aqui.
*** Edital completo aqui.
*** Mais informações aqui.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Melhores universidades do Brasil pelo Leiden Ranking (pesquisa)

CWTS Leiden Ranking 2019 team
É bem difícil fazer comparações "justas" entre universidades com realidades muito distintas. Quais critérios usar? Quais os indicadores? Produção acadêmica? Número de prêmios? Número de alunos? Total de patentes? Número de pesquisadores? Impacto das publicações?

O Leiden Ranking (Universidade de Leiden - Holanda, ver aqui) permite fazer comparações entre instituições de todo o mundo que apresentam um elevado número de publicações científicas. Centros altamente produtivos e de excelência, mas que apresentam a produção concentrada em uma área muito específica (ex: IMPA - matemática, ITA - engenharias) acabam ficando de fora. Grandes universidades levam vantagem. Resumidamente, o Leiden Ranking oferece informações importantes sobre o desempenho científico de quase 1000 grandes universidades em todo o mundo. Selecionando os indicadores desejados, são gerados resultados e comparados os desempenhos das universidades.

O Leiden Ranking é baseado em publicações que estão no banco de dados Web of Science produzido pela Clarivate Analytics. As estatísticas mais atualizadas disponibilizadas no ranking são baseadas em publicações no período de 2014 a 2017, mas as estatísticas também são fornecidas para períodos anteriores. O Web of Science inclui vários índices de citação. O Leiden Ranking usa o Science Citation Index Expanded, o Social Sciences Citation Index e o Arts Humanities Citation Index. Somente publicações do artigo e revisão dos tipos de documento Web of Science são levadas em consideração. O ranking não considera publicações de livros, publicações em anais de conferências e publicações em periódicos não indexados nos índices de citações acima mencionados do Web of Science.

Selecionando somente as universidade brasileiras, a classificação por total de produção é:


As 23 universidade brasileiras que entraram nesse ranking são todas públicas. É muita balbúrdia senhor ministro!

* Para uma análise bem mais detalhada ver aqui.