segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Dica de leitura: Utopia de Thomas Morus

Xilogravura por Ambrosius Holbein de uma edição de 1518 de Utopia. Fonte aqui.
Quem foi Thomas Morus (fonte aqui).

Thomas More, Thomas Morus ou Tomás Moro nasceu em Londres, 7 de fevereiro de 1478, faleceu em 6 de julho de 1535 na mesma cidade. Foi filósofo, homem de estado, diplomata, escritor, advogado e homem de leis, ocupou vários cargos públicos, e em especial, de 1529 a 1532, o cargo de "Lord Chancellor" (Chanceler do Reino - o primeiro leigo em vários séculos) de Henrique VIII da Inglaterra. É geralmente considerado como um dos grandes humanistas do Renascimento. Sua principal obra literária é Utopia. O termo "utopia" foi criado por Morus.

Thomas More chegou a se autodescrever como "de família honrada, sem ser célebre, e um tanto entendido em letras". Era filho do juiz sir John More, investido cavaleiro por Eduardo IV, e de Agnes Graunger. Casou-se com Jane Colt em 1505, em primeiras núpcias, tendo tido como filhos: Margaret, Elizabeth, Cecily e John. Jane morreu em 1511 e Thomas More casou-se em segundas núpcias com lady Alice Middleton. More era homem de muito bom humor, caseiro e dedicado à família, muito próximo e amigo dos filhos. Dele se disse que era amigo de seus amigos, entre os quais se encontravam os mais destacados humanistas de seu tempo, como Erasmo de Rotterdam e Luis Vives.

Condenado à pena capital por se negar a reconhecer Henrique VIII como cabeça da Igreja da Inglaterra, é considerada pela Igreja Católica como modelo de fidelidade à Igreja e à própria consciência, e representa a luta da liberdade individual contra o poder arbitrário do Estado. Foi canonizado como mártir da Igreja Católica em 19 de maio de 1935 e sua festa litúrgica celebra-se em 22 de junho. É curioso saber que ele também foi cultuado pela Revolução Russa. Os revolucionários russos erigiram uma estátua em homenagem às suas ideias socialistas de sua Utopia.

Thomas More por Hans Holbein, o Jovem (1527).
Sobre o livro Utopia.

O pequeno livro "Utopia - Tratado  da melhor forma de governo" demorou cerca de um ano para ser redigido, um tempo muito maior que ele pensava que seria necessário inicialmente. Ele deu a seguinte "desculpa" para seu amigo e editor Pierre Gilles: pouco tempo livre. Segundo escreve ao amigo Gilles:  "Tenho que advogar, ouvir pleiteantes, pronunciar preceitos e julgamentos, receber uns por conta de minha profissão, outros por conta de minhas incumbências. Passo toda a jornada na rua, ocupado com os outros. Dou aos familiares o resto de meu tempo. O que sobra para mim, isto é, para cartas, é pouco mais que nada."

O livro de Thomas Morus foi publicado em latim, em 1516, com o título "De optimo reipublicae statu decque nova insula Utopia". Utopia é uma palavra grega que significa "lugar nenhum". Depois de revisto por Morus, foi impresso em Basileia em novembro de 1518. Na Inglaterra, a obra só viria a ser publicada em 1551, dezesseis anos após a execução de Morus. Divide-se em dois livros: no primeiro, existe uma crítica à Inglaterra da época em que o autor vivia; no segundo, apresenta uma sociedade alternativa. O personagem principal é Rafael Hitlodeu, que narra sua viagem a Utopia e descreve a sociedade que viu. Um pequeno trecho do livro:

"Eles detestam a guerra em grau supremo, como coisa absolutamente bestial - ainda que nenhum animal feroz se entregue a isso de maneira tão permanente quanto o homem -, e, contrariamente à opinião de quase todos os povos, consideram que nada é menos glorioso que a glória dada pela guerra". -

Uma postagem mais completa sobre esse tema aqui.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Um comentário sobre a MEDIDA PROVISÓRIA Nº 914, DE 24 DE DEZEMBRO DE 2019


A MP no. 914 de 2019 "Dispõe sobre o processo de escolha dos dirigentes das universidades federais, dos institutos federais e do Colégio Pedro II."

A MP 914 não foi bem recebida pela comunidade acadêmica (ver, por exemplo, aqui). Foi uma medida publicada na véspera do Natal, certamente com o objetivo de para passar "despercebida" por um grande público. Essa medida, no entendimento de muitos, fere a autonomia dos Institutos Federais e tem um teor claramente antidemocrático. Para virar lei de fato, essa medida provisória precisa ser votada e aprovada pelo Congresso Nacional em até 120 dias.

Existe uma consulta pública no Senado em relação a essa medida. Eu já votei "não". Link:
https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=140379

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Qual o sentido do Natal?


Tradicionalmente, o mundo cristão comemora na noite de hoje, 24 de dezembro, o nascimento de Jesus. Para muitos, o Natal significa apenas festas, luzes, um jantar mais elaborado, troca de presentes, uma árvore enfeitada e um feriado propício a comer e beber de forma até exagerada. Em outras palavras, para essas pessoas o Natal não tem um sentido especial, é apenas uma data comercial. Para alguns outros é uma época triste, um momento mais de solidão que de solidariedade ou fraternidade.

Para mim, e muitas outras pessoas, o Natal é bem mais que isso, não é só uma data comemorativa e um feriado. É um ótimo momento para refletir e pensar no que fizemos ao longo do ano. É uma ocasião para relembrarmos com um mais profundidade sobre o sentido da vida e de quem estamos celebrando o aniversário. É um momento de pedir perdão a quem magoamos e perdoar a quem nos fez algum mal. É também um momento de crescimento pessoal.

E para você? Qual é o verdadeiro significado do Natal?

************************
**************
*******
***




segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Espetáculo A Luz do Mundo - algumas fotos

Um pouco antes de começar a primeira sessão de sábado.
Neste final de semana (sábado e domingo) ocorreu o espetáculo A Luz do Mundo na Estaca Fortaleza Brasil. Foi uma apresentação conjunta do Coral da Estaca Fortaleza e da Orquestra Villa Lobos, incluindo mensagem de Natal e solo de piano. Muitas pessoas contribuíram para que esse evento ocorresse. Após as apresentações, todos saíram com o espírito mais perto do verdadeiro sentido do Natal.

Algumas fotos desse evento:




Muitas pessoas prestigiaram o evento.
Presidente Alan Feitosa (de gravata azul escuro) e o Moroni Caldas, nosso regente. Sem a participação deles dois o espetáculo não teria sido possível.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Divulgando: Alunos do IFCE conquistam oito medalhas na OBMEP 2019

Da esquerda para a direita: Pedro Henrique Barbosa, Vinícius Félix , Marcos Iuri, Fernanda Barbosa, medalhistas de Fortaleza

*** Fonte e notícia original aqui.



O Instituto Federal do Ceará (IFCE) fez bonito na edição de 2019 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP. O resultado foi divulgado na última terça-feira (03/12). No total, foram três medalhas de prata, cinco de bronze e 47 menções honrosas. A solenidade de premiação acontece em 2020, em data a ser definida.

O campus Fortaleza se destacou entre os demais campi da instituição conquistando uma medalha de prata, três medalhas de bronze e 21 menções. Um resultado melhor que o obtido na edição 2018, na qual os alunos do campus conquistaram uma medalha de prata, uma de bronze e 20 menções honrosas.

O medalhista de prata de Fortaleza é o aluno Pedro Henrique Barbosa da Silva (P4 do Integrado em Química), que obteve a maior nota entre todos os medalhistas de prata das escolas públicas do estado do Ceará. Além dele, também conquistaram medalhas de prata os alunos Enzo Vidoti Marinho (do curso integrado em Edificações do campus Itapipoca) e Gerardo Mikael do Carmo Pereira (do curso técnico integrado em Petroquímica, campus Aracati).

As medalhas de bronze foram conquistados pelos alunos Vinícius da Silva Felix (P4 do Integrado em Mecânica, campus Fortaleza), Marcos Iuri Alves de Holanda (P3 do Integrado em Química, Fortaleza) e Fernanda dos Santos Tabosa (P3 do Integrado em Informática, Fortaleza), respectivamente obtendo as três maiores notas entre todos os medalhistas de bronze das escolas públicas do estado do Ceará. Também foram medalhistas de bronze os alunos Laysa Maria Nascimento Lima (integrado em Edificações) e Carlos Cauê Rolim de Sousa (integrado em Mecânica), ambos do campus de Itapipoca.

A OBMEP enviará aos alunos medalhistas uma carta-convite para participar do Programa de Iniciação Científica (PIC). O PIC é um programa que coloca os alunos em contato com os aspectos da Matemática que não são vistos em sala de aula, ampliando o conhecimento científico e preparando para um futuro desempenho profissional e acadêmico. No programa haverá encontros presenciais e estudos online. Ao participar do PIC os alunos receberão material didático e auxílio financeiro para custeio de passagens.

Docentes premiados - O Professor Isaac Ricarte Evangelista, do campus Fortaleza, foi premiado e receberá um Diploma de Homenagem e um livro de apoio à formação matemática. Igual homenagem receberá o professor Antônio Francisco Canuto do Nascimento Rodrigues, de Aracati.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Um código simples para verificar a primalidade de um número inteiro


Os números primos estão conseguindo manter a atenção dos matemáticos a séculos (para saber mais sobre números primos ver aqui). Hoje, eles encontram uma aplicação prática na segurança da informação no uso de sistemas de criptografia. Para testar a primalidade de um número a técnica mais antiga é conhecido por crivo de Eratóstenes (ver uma biografia dele aqui). Implementamos uma versão desse crivo no código abaixo.

Código Scilab:

clc; clear;  //// limpando a tela e a memória
x = 33;  //// inicializando com um valor
while x>0
x = input('Entre com um número inteiro (zero para encerrar): ');
n = round(sqrt(x) + 0.5);  // procurar até "n"
primo = %t;
rest = pmodulo(x,2);  ////  se for divísil por 2 não é primo
if rest > 0.1 then
    dv = 3;
    while (primo)&(dv < n)
        rest2 = pmodulo(x,dv);
        if rest2 < 1 then
            primo = %f;
            dd = x/dv;
            mprintf('Número %d é composto e seu primeiro divisor é %d; %d x %d = %d \n',x,dv,dv,dd,x);
        end
        dv = dv + 2;
    end
    else primo = %f;
end

if primo then
    mprintf('O número %d é primo \n',x);
end
mprintf(' \n');
end

Exemplo de execução:

Entre com um número inteiro (zero para encerrar): 4441
O número 4441 é primo

Entre com um número inteiro (zero para encerrar): 4443
Número 4443 é composto e seu primeiro divisor é 3; 3 x 1481 = 4443

Entre com um número inteiro (zero para encerrar): 4447
O número 4447 é primo

Entre com um número inteiro (zero para encerrar): 0

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Algumas frases e pensamentos para refletir


Sempre é bom ouvir bons conselhos, especialmente de homens (e mulheres) experientes e que tenham sido líderes de muitas pessoas. Se prestarmos atenção a seus conselhos, muitos problemas podem ser evitados e, certamente, teremos uma vida melhor, mais produtiva e feliz.

Thomas S. Monson (ver aqui sobre esse grande líder)

  • Somos o produto das nossas decisões.
  • Escolha seu amor e ame sua escolha.
  • Os amigos que vocês escolhem os ajudam a progredir ou obstruem seu sucesso.
  • Não guarde nada para uma ocasião especial. Cada dia de sua vida é uma ocasião especial.
  • Sejamos gratos e preenchamos nossos dias ao máximo com as coisas que mais importam. Que tratemos com carinho aqueles a quem amamos e que lhes expressemos nosso afeto, e que façamos isso por meio de palavras e ações.
  • O passado ficou para trás, aprenda com ele. O futuro está na sua frente, se prepare para ele. O presente está aqui, viva-o.
  • Ao levantar-nos a cada manhã, decidamos agir com amor e bondade em relação a tudo o que nos ocorrer.
  • A atitude pode fazer toda a diferença em nossas vidas. Ela pode nos fazer felizes ou infelizes, contentes ou insatisfeitos, fortes ou fracos.
  • A pedra angular de um sistema de valores deve ser a pergunta: 'O que eu pensarei de mim se eu fizer isso?'
  • O Natal é o espírito de dar sem um pensamento de obter. É felicidade porque vemos alegria nas pessoas. É esquecermo-nos a nós próprios e encontrar tempo para os outros. É descartar as coisas sem sentido e sublinhar os verdadeiros valores.

Gordon B. Hinckley (ver sobre esse grande líder aqui)

  • Que nossa fé tome o lugar de nossos temores.
  • O crescimento ocorre acompanhado da correção. 
  • A força é nutrida pelo arrependimento. 
  • É imperativo que vocês não negligenciem sua família. Nada é mais precioso.
  • É sábio o homem ou a mulher que, ao cometer erros, muda sua conduta ao ser corrigido por outros. 
  • Expressar-se com habilidade de forma sincera e honesta é um talento que deve ser buscado e cultivado. 
  • O que estou sugerindo e pedindo é que deixemos o negativismo que permeia nossa sociedade e busquemos o bem que se destaca no lugar e no tempo em que vivemos, que tratemos das virtudes em vez das faltas uns dos outros e que o otimismo tome o lugar do pessimismo. 
  • Mas (…) não se pode, não se consegue construir nada com pessimismo ou cinismo. Observando com otimismo e trabalhando com fé, as coisas acontecem.