quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Divulgando: Alunos do IFCE conquistam oito medalhas na OBMEP 2019

Da esquerda para a direita: Pedro Henrique Barbosa, Vinícius Félix , Marcos Iuri, Fernanda Barbosa, medalhistas de Fortaleza

*** Fonte e notícia original aqui.



O Instituto Federal do Ceará (IFCE) fez bonito na edição de 2019 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP. O resultado foi divulgado na última terça-feira (03/12). No total, foram três medalhas de prata, cinco de bronze e 47 menções honrosas. A solenidade de premiação acontece em 2020, em data a ser definida.

O campus Fortaleza se destacou entre os demais campi da instituição conquistando uma medalha de prata, três medalhas de bronze e 21 menções. Um resultado melhor que o obtido na edição 2018, na qual os alunos do campus conquistaram uma medalha de prata, uma de bronze e 20 menções honrosas.

O medalhista de prata de Fortaleza é o aluno Pedro Henrique Barbosa da Silva (P4 do Integrado em Química), que obteve a maior nota entre todos os medalhistas de prata das escolas públicas do estado do Ceará. Além dele, também conquistaram medalhas de prata os alunos Enzo Vidoti Marinho (do curso integrado em Edificações do campus Itapipoca) e Gerardo Mikael do Carmo Pereira (do curso técnico integrado em Petroquímica, campus Aracati).

As medalhas de bronze foram conquistados pelos alunos Vinícius da Silva Felix (P4 do Integrado em Mecânica, campus Fortaleza), Marcos Iuri Alves de Holanda (P3 do Integrado em Química, Fortaleza) e Fernanda dos Santos Tabosa (P3 do Integrado em Informática, Fortaleza), respectivamente obtendo as três maiores notas entre todos os medalhistas de bronze das escolas públicas do estado do Ceará. Também foram medalhistas de bronze os alunos Laysa Maria Nascimento Lima (integrado em Edificações) e Carlos Cauê Rolim de Sousa (integrado em Mecânica), ambos do campus de Itapipoca.

A OBMEP enviará aos alunos medalhistas uma carta-convite para participar do Programa de Iniciação Científica (PIC). O PIC é um programa que coloca os alunos em contato com os aspectos da Matemática que não são vistos em sala de aula, ampliando o conhecimento científico e preparando para um futuro desempenho profissional e acadêmico. No programa haverá encontros presenciais e estudos online. Ao participar do PIC os alunos receberão material didático e auxílio financeiro para custeio de passagens.

Docentes premiados - O Professor Isaac Ricarte Evangelista, do campus Fortaleza, foi premiado e receberá um Diploma de Homenagem e um livro de apoio à formação matemática. Igual homenagem receberá o professor Antônio Francisco Canuto do Nascimento Rodrigues, de Aracati.

Nenhum comentário:

Postar um comentário