quinta-feira, 4 de setembro de 2014
Falta de água em SP: existem culpados?
Dizer que uma pessoa é culpada por não chover é meio estranho. Dizer o desmatamento da Amazônia causa falta de chuva na região Sudeste é um fato científico! Além de ser um crime ambiental, destruir a mata provoca uma menor evaporação de água e um clima mais seco bem longe dali. Por isso falta água em São Paulo. Provavelmente, outros fatores influenciam o clima (maior índice de $CO_2$, por exemplo) e a seca no Sudeste, mas parar o desmatamento é urgente!
Algum candidato a presidente está sintonizado ou pensando nesse problema?
Trechos da reportagem do Fantástico:
* Clareiras somam área maior que França e Alemanha juntas
“Isso aqui é roubo de terras da União. Grileiros furtam a terra da União, praticam o desmate multiponto, vários pontos embaixo da floresta, dificultando o satélite de enxergá-lo.”, explica Luciano de Menezes Evaristo, diretor de proteção ambiental do Ibama.
O que os olhos poderosos dos satélites não veem, a floresta, lamentavelmente, sente: 20% das árvores da Amazônia original já foram para o chão. Restaram imensas clareiras que somam uma área maior que a França e a Alemanha juntas.
"Essas chuvas que ocorrem principalmente durante o verão, a umidade é oriunda da Amazônia. E essa chuva que fica vários dias é que recarrega os principais reservatórios da Região Sudeste.” explica Gilvan Sampaio, climatologista do Inpe.
Fincadas a até 20 ou 30 metros de profundidade, as raízes sugam a água da terra. Os troncos funcionam como tubos. E, pela transpiração, as folhas se encarregam de espalhar a umidade na atmosfera.
Diariamente, cada árvore amazônica bombeia em média 500 litros de água. A Amazônia inteira é responsável por levar 20 bilhões de toneladas de água por dia do solo até a atmosfera, 3 bilhões de toneladas a mais do que a vazão diária do Amazonas, o maior rio do mundo
Link aqui.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário