"Nós pedimos a imediata proibição do uso de pesticidas neonicotinoides até e a não ser que novos e independentes estudos científicos provem que eles são seguros. O desaparecimento catastrófico de colônias de abelhas pode colocar em risco toda a nossa cadeia alimentar. Se os senhores agirem urgentemente e com precaução, nós podemos salvar as abelhas da extinção".
Silenciosamente, bilhões de abelhas estão sendo dizimadas, pondo em risco nossa produção de alimentos. Abelhas não apenas fazem mel – elas são uma força de trabalho imensa, polinizando 75% das plantas que cultivamos. Mas em dois dias os EUA podem dar um passo em direção à proibição dos pesticidas tóxicos responsáveis pela mortandade.
Nós sabemos que podemos conseguir a proibição – depois de uma mega-campanha da Avaaz no ano passado, a União Europeia baniu essa mesma categoria de venenos, considerada por diversos cientistas como a responsável pela morte em massa das abelhas. Nesse exato momento fábricas de componentes químicos estão fazendo forte lobby junto às autoridades norte-americanas para impedir uma mudança*. Mas informantes da Avaaz dizem que uma pressão pública massiva poderia ser o fiel da balança a nosso favor. Vamos fazer pressão! Um banimento feito pelos EUA pode deflagrar um "efeito dominó" no resto do mundo.
Não temos tempo a perder – a força-tarefa que cuida do assunto na Casa Branca apresentará propostas para a regulação na terça-feira. Não estamos falando apenas da sobrevivência das abelhas, estamos falando da nossa própria sobrevivência. Assine a petição imediatamente – vamos fazer um zunido global pedindo que os EUA proíbam esses químicos assassinos, antes que as abelhas sejam extintas:
MAIS INFORMAÇÕES:
Novo estudo vincula inseticidas neonicotinoides com desaparecimento de abelhas (Terra)
http://noticias.terra.com.br/
Pesticidas que matam insetos também estão diminuindo a população de aves, alerta estudo (O Globo)
http://oglobo.globo.com/
Tipo de agrotóxico suspeito de matar abelhas no mundo é usado no país (G1)
http://g1.globo.com/natureza/
Governo norte-americano reconhece que abelhas estão morrendo a uma taxa alarmante (Envolverde)
http://envolverde.com.br/
Obama ordena que efeito de pesticidas nas abelhas seja reexaminado (IstoÉ Dinheiro)
http://www.istoedinheiro.com.
* Breve comentário
O mundo é formado por uma vasta rede de ecossistemas interconectados. Estamos destruindo, mesmo que de forma inconsciente, vários elos desses intrincados mecanismos. Nosso nível de consciência ecológica precisa aumentar. Mesmo entre os cientistas existem aqueles que aceitam financiamento de empresas envolvidas (no caso, empresas de produtos químicos - pesticidas) e que acabam por produzir relatórios e artigos enviesados, isto é, apontam outras causas para a morte das abelhas (e, certamente, vários outros tipos de insetos). A ciência (ou pelos menos alguns cientistas) pode ser comprada! Ela, a ciência, é um resultado das ações das pessoas, logo, pode ter todos os vícios e virtudes inerentes das nossas atividades. Com o tempo, os vícios vão sem sendo encontrados e excluídos, e as virtudes se acentuando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário