sábado, 27 de julho de 2013

Quântica e gravitação na escola!


Posso dizer seguramente que ninguém entende a física quântica. 
I think I can safely say that nobody understands quantum mechanics. 
Richard Feynman - The Character of Physical Law (1965) Ch. 6; MIT Press, 1967.

Se acha que as Leis de Newton já são bastantes complicadas e que resolver um problema de eletrostática é coisa para quem não tem o que fazer, por favor, pare por aqui mesmo. Ou, respire fundo, e siga corajosamente em frente! Ok, não vamos entrar nas equações.

A descrição do mundo microscópico não é uma tarefa fácil e requer muita imaginação, matemática avançada e, em geral,  instrumentos extraordinariamente caros (nos anos 1920, 1930, eles eram "baratos", mas quanto menor o objeto de estudo, mais caro vai ficando todo o instrumental envolvido). Mesmo com tudo o que já sabemos, conseguimos explicar "apenas" uns 5% do Universo.

Se você quer saber um pouco mais sobre esses "míseros" 5% ou conseguir aprender um pouco mais sobre os 95% "desconhecidos ou não explicados", talvez seja hora de frequentar uma escola. Que tal a II Escola de Teoria Quântica de Campos e Gravitação? Alguns professores do IFCE devem participar. Inclusive, o professor Wilami Teixeira da Cruz (IFCE - Juazeiro do Norte) participa da comissão de organização local.

Para saber mais, leia abaixo.

Divulgando:


A II Escola de Teoria Quântica de Campos e Gravitação do Nordeste tem como objetivo principal difundir essa área de conhecimento entre os alunos de graduação e pós-graduação do Nordeste, ao mesmo tempo que procura contribuir com conhecimentos específicos para auxiliar a pesquisa em temas atuais, tendo em vista estudantes de Doutorado e Pós-Doutores. Por outro lado, a escola possibilitará uma maior interação entre os estudantes de diversos estados do Nordeste.

Temas:
  • Soluções de mundo-brana
  • Campos escalares em Cosmologia
  • Ressonâncias de Grávitons
  • Violação da simetria de Lorentz em Gravitação
  • Espinores em seis dimensões
  • Violação da simetria de Lorentz a temperatura finita
  • Deformação em teorias de calibre

Fonte: fisica.ufc.br/etqc2013.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Estágios - Oi e IEL

Divulgando: para quem quer estágio ou ser empreender, ver abaixo.


-----------------------------


A empresa de telefonia Oi seleciona estudantes para o Programa Geração Estágio Técnico. As inscrições devem ser feitas no site até o dia 31 de julho. O Estágio Técnico é oferecido a alunos de cursos Técnicos em Telecomunicações, Elétrica, Eletrônica, Eletrotécnica ou Mecânica.

Há oportunidades para atuar em vários estados do país, totalizando, aproximadamente, 100 vagas. O Programa Geração Estágio Técnico tem duração de seis meses a um ano e tem como objetivo desenvolver estudantes do nível Técnico para suprir a demanda das áreas de Operação de Rede, Desenvolvimento e Engenharia de Rede, para os cargos de Técnico e Assistente.

Fonte: aqui.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Resultado da consulta: fui escolhido para participar do PDI


Prezados colegas, agradeço os votos que recebi e que foram suficientes para me eleger como representante docente da comissão do campus de Fortaleza que atuará na elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFCE. Pena que a participação da nossa comunidade acadêmica foi modesta. Ver notícia completa abaixo.

------------------------

Em consulta realizada nessa segunda-feira (22), foram escolhidos os membros da comissão do campus de Fortaleza que atuará na elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFCE, documento que orientará as ações a serem desenvolvidas pela gestão da instituição entre 2014 e 2018.

Na categoria alunos das graduações, Janaína Marques Coutinho, Dambergh da Mota e Pedro Júlio Pereira postularam a vaga, tendo obtido, respectivamente, 60, 22 e 3 votos. Em virtude de os discentes do nível médio/técnico/EJA não terem apresentado candidatura, caberá ao grêmio a indicação do representante desses estudantes, o que ocorrerá após o fim do processo eleitoral dessa entidade.

Entre os professores, ficaram empatados com 19 votos os candidatos Francisco José Alves de Aquino e Paulo ESS. Tendo em vista ser o tempo de serviço público o primeiro critério de desempate, coube a Francisco José Aquino a primeira colocação na disputa. Os técnicos administrativos elegeram como seu representante o candidato único Ricardo da Silva Pedrosa, que recebeu 34 do total de 37 votos.

Segundo o diretor-geral do campus de Fortaleza, Moises Mota, é “importantíssima a participação da comunidade na definição dos rumos que a instituição vai tomar nos próximos anos”. Ele agradeceu a contribuição dos servidores Wilson Barbosa e Francisco Valdir Almeida e das alunas Aline Brito Cavalcanti, Maria de Fátima Uchôa e Vânia Mesquita na condução do processo de consulta.

Fonte: IFCE - Campus Fortaleza - Notícias.

domingo, 21 de julho de 2013

Em campanha: inscrito para o PDI


Prezados, atendendo à solicitação do Campus Fortaleza (ver postagem anterior), coloquei o meu nome à disposição para ser votado e poder participar mais ativamente da construção do PDI que terá vigência entre 2014 e 2018. A votação ocorrerá nesta segunda-feira, dia 22 de julho.

-------------- Para saber mais:

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento a ser construído coletivamente, com foco no aprimoramento da qualidade da educação ofertada pela instituição. Elaborado a partir de avaliações da filosofia de trabalho, das diretrizes pedagógicas e das atividades acadêmicas do IFCE, o PDI, que terá vigência entre 2014 e 2018, será um marco de orientação para o Plano de Ação Anual (PAA), que define as principais ações a serem desenvolvidas pela gestão da instituição.

O PDI será construído seguindo as seguintes etapas: análise situacional dos eixos de atuação do IFCE; definição dos objetivos e metas estratégicos para os próximos cinco anos; formação de comissões de trabalho central (reitoria) e nos campi; realização de assembléias locais e de uma assembléia geral para o fechamento da proposta; submissão do plano ao Conselho Superior (Consup), para discussão e aprovação.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Chuva em Fortaleza! O clima está louco?

Fonte: Climatempo.
Chuva de madrugada e de manhã cedo hoje. Veículos com luz acesso às 6h da manhã.

Mais um dia de chuva em Fortaleza, em pleno mês de julho. E, aparentemente, amanhã teremos mais chuva por aqui. Isso não me parece muito "normal". Pelo que eu me lembro, a algumas décadas atrás (o tempo passa!), no mês de julho já não havia nuvens de chuva no céu. As chuvas iam de janeiro a maio e depois Sol. Será a mudança climática em curso acelerado por aqui?

E o pior é que essa chuva é distribuída de forma muito irregular pelo Ceará. A quadra chuvosa ficou abaixo da média (-37,7%) neste ano. Foi menos seca que a de 2012 (no ano passado, as chuvas ficaram -50,7% abaixo da média). Ainda assim, a situação é preocupante, pois trata-se da 9ª pior seca desde 1950 (fonte: Funceme).

terça-feira, 16 de julho de 2013

Vale a pena registrar: estudantes do IFCE criam biodiesel de óleo de cozinha


O projeto "Reciclagem de óleo comestível usado para a produção de biodiesel, glicerina e sabão", desenvolvido pelos alunos Cícero Paulo dos Santos, Alanna Lucena e Maria Jéssica da Silva (IFCE - Campus Juazeiro do Norte), sob a orientação do professor Ricardo Ferreira da Fonseca, foi credenciado para participar de feira científica em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

O trabalho apresenta alternativas para o reaproveitamento do óleo de cozinha. Os estudantes irão para a Milset (International Movement for Leisure Activities in Science and Technology) Expo-Sciences International 2013, que acontecerá em setembro deste ano, custeados pela Petrobras e pelo próprio IFCE.

Já os estudantes Jennifer Marques, Leonardo Lima e Thiago Tavares desenvolveram o projeto "Potencialidades do Pequi", com o objetivo de mostrar a importância do fruto para a região e a possibilidade de utilizá-lo para fabricar biocombustível, glicerina, sabão e briquete. Esse outro projeto juazeirense também se destacou e representará o Ceará na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit), que acontecerá em Recife, no mês de outubro.

Fonte: aqui e aqui.

Divulgando: Escolha de componentes da comissão do PDI


O Instituto Federal do Ceará está iniciando o seu processo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), documento a ser construído coletivamente, com foco no aprimoramento da qualidade da educação ofertada pela instituição. Elaborado a partir de avaliações da filosofia de trabalho, das diretrizes pedagógicas e das atividades acadêmicas do IFCE, o PDI, que terá vigência entre 2014 e 2018, será um marco de orientação para o Plano de Ação Anual (PAA), que define as principais ações a serem desenvolvidas pela gestão da instituição.
O PDI será construído seguindo as seguintes etapas: análise situacional dos eixos de atuação do IFCE; definição dos objetivos e metas estratégicos para os próximos cinco anos; formação de comissões de trabalho central (reitoria) e nos campi; realização de assembléias locais e de uma assembléia geral para o fechamento da proposta; submissão do plano ao Conselho Superior (Consup), para discussão e aprovação.
Todos os passos propostos envolvem a participação da comunidade acadêmica, que estará representada em todas as comissões. No período de 15 a 17 de julho, o campus de Fortaleza abre inscrições para os interessados em compor a comissão da unidade. Serão escolhidos representantes docentes (01), técnicos administrativos (01) e alunos(02, sendo um de nível médio/técnico/EJA e outro de graduação).
Os interessados podem se inscrever na recepção central do campus, até as 20 horas de quarta-feira (17), ficando o período de 18 a 21 destinado a divulgação das candidaturas. O processo de escolha será realizado na segunda-feira (17/07), das 08 às 20h, por meio de votação. Toda a comunidade acadêmica poderá participar da consulta.
Cronograma
15 a 17 de julho - Período de inscrição para os interessados em compor a comissão do campus de Fortaleza.
18 de julho - Divulgação dos candidatos inscritos.
18 a 21 de julho - Período de divulgação de candidaturas.
22 de julho - Consulta para escolha dos membros que irão compor a comissão do campus de Fortaleza.
23 de julho - Período destinado a interposição de recursos.
24 de julho - Divulgação do resultado final.
 ------------------------------------------------------
Fonte: Comunicação Social do IFCE/ campus de Fortaleza

domingo, 14 de julho de 2013

Você tem o o cérebro de um serial killer?

Adrian Raine, figura original aqui.
Qual a diferença entre uma pessoa "normal" (vamos supor que exista essa pessoa "normal") e um serial killer? Alguém nasce já com a condição de assassino nato ou essa característica é aprendida ou imposta pela vida que a pessoa sofre? Existem componentes genéticos?

O psiquiatra britânico Adrian Raine (B.A., Oxford University, 1977. D.Phil., University of York, UK, 1982, para saber mais sobre ele click aqui e aqui) acredita que tem algumas respostas. Hoje, ele é professor de psiquiatria e criminologia na Universidade da Pensilvânia, e seus estudos estão dando origem a um novo ramo da ciência: a neurocriminologia. Esse novo ramo do conhecimento, entretanto, precisará de um bom tempo de amadurecimento:

'O cientista acredita que um dia será possível prever quem tem maiores chances de cometer um crime apenas por meio de imagens de seu cérebro. Mas adverte que esse cenário exigirá cautela: "Até porque minhas imagens cerebrais se parecem com a de um criminoso que matou 64 pessoas — eu tenho o cérebro de um serial killer"' (fonte aqui).

Resumo da pesquisa de Adrian Raine (em inglês):

Research Topics:

  • Neurobiology of violence 
  • psychopathic and antisocial behaior 
  • schizotypal personality 
  • alcoholism 
  • brain imaging 
  • neurochemistry 
  • neuropsychology 
  • behavioral and molecular genetics 

Research Overview

Our research program focuses on brain mechanisms that predispose to antisocial personality disorder, psychopathy, crime and violence. We have found reduced glucose metabolism in the prefrontal cortex in murderers, together with glucose reductions in the corpus callosum, left angular gyrus, and abnormal asymmetries in the amygdala, hippocampus, and thalamus. Prefrontal deficits particularly characterize impulsive, affective murderers as opposed to predatory murderers.

We have also been finding structural brain deficits in violent offenders in the community. Such individuals with antisocial personality disorder have an 11% reduction in the volume of gray matter in the prefrontal cortex as assessed by structural MRI compared to control groups, together with reduced autonomic activity during a social stressor. The orbitofrontal cortex and middle frontal gyrus seem to be particularly compromised.

-----------------------------------
--------------------------
-------

E respondendo a pergunta do título dessa postagem: eu espero que você não tenha o cérebro de um serial killer, mas se tiver, espero que seja aplicado para "matar" problemas e não pessoas.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Divulgando: Mestrado em Telecomunicações do Inatel


O curso de Mestrado em Telecomunicações do Inatel foi criado em 2001 com o apoio da Ericsson, usando os recursos da Lei de Informática do governo federal. As aulas são ministradas de segunda a sábado, no campus do Inatel, em Santa Rita do Sapucaí - MG. A duração estimada é de 18 meses.

Objetivos:

  • Desenvolver conhecimento técnico e científico especializado na área de Telecomunicações, em nível de pós-graduação.
  • Habilitar os alunos ao exercício das atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e docência em ensino superior.
  • Realizar pesquisas científicas e tecnológicas que visem atender ao desenvolvimento nacional.

Público-Alvo:
O curso é direcionado para engenheiros das diversas áreas da Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação, profissionais graduados em Ciências da Computação e Tecnologia da Informação.

Informações:
Tel: (35) 3471 9268
E-mail: mestrado@inatel.br

Fonte: inatel.br/mestrado/ .

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Concentração e passeata na Praça Portugal: algumas fotos

Praça Portugal, um pouco antes das 9h da manhã de hoje.

Com a participação de vários sindicados, principalmente do pessoal da construção civil, ocorreu hoje de manhã uma concentração de manifestantes na Praça Portugal. Pontualmente às 9h começou a caminhada rumo ao Centro da cidade. O número de participantes não era muito grande, talvez um pouco mais de mil pessoas, a participação de estudantes foi muito pequena.

Mais algumas fotos:



quarta-feira, 10 de julho de 2013

Paralisação Nacional dia 11 de julho e o IFCE


Divulgando ..........................


O SINDSIFCE convida a todos os servidores do IFCE a estarem presentes na grande manifestação que ocorrerá em Fortaleza-Ce no dia 11 de julho de 2013, além das atividades locais programadas e discutidas no âmbito das assembleias de Campus que serão conduzidas pelos representantes de sindicais de cada unidade em apoio ao dia nacional de lutas. Informamos que os servidores tem total liberdade de aderir ou não ao dia nacional de lutas. Caso faça a escolha de aderir, o mesmo poderá participar de qualquer um dos atos agendados para o referido dia.

ATO PRINCIPAL: concentração dos Trabalhadores, Estudantes, Movimentos sociais na Praça Portugal às 8h da manhã. Saída às 9h em passeata sentido Centro da Cidade.


Obs: eu não tenho certeza se teremos aula normalmente no IFCE amanhã (quinta-feira).

terça-feira, 9 de julho de 2013

Dicas de como escrever um artigo científico


Antes de começar, uma observação inicial: nesta postagem tenho em mente principalmente os estudantes de iniciação científica e aqueles que estão nas vésperas de apresentar um TCC ou artigo para concluírem o curso. Para quem já tem experiência no assunto, essa postagem talvez seja apenas uma curiosidade.

A primeira consideração a ser feita é: você tem algo "novo" para dizer sobre algum assunto científico ou tecnológico? Se a resposta for "não", então, infelizmente, você não está pronto nem tem material para escrever um artigo científico. O artigo científico é fruto de uma pesquisa científica, pode levar meses ou até mesmo anos para chegarem os resultados. E mesmo assim, os resultados podem, caprichosamente, serem nulos. Claro que esse problema inicial pode ser "contornado" pelo seu orientador, se ele estiver disposto a acelerar o seu aprendizado e já tiver uma pesquisa em andamento na área de interesse.

Superado o problema anterior, isto é, você tem material e resultados para colocar no papel, vem o segundo desafio: como escrever o bendito artigo científico. Escreva frases curtas, longos períodos podem deixar o leitor confuso e aumentam as suas chances de cometer erros de concordância. Lembre-se: você não está fazendo literatura. Em geral, os eventos científicos e os periódicos (revistas) disponibilizam modelos de como o artigo deve ser escrito. Siga o modelo bem de perto.

Evite o plágio. O plágio (mesmo que seja "acidental") é um pecado grave em uma publicação científica (ou literária). Sempre que usar a ideia de alguma outra pessoa, faça a devida referência. Se for uma citação direta, use as aspas para indicar. Todo o material que você consultou e usou para escrever o seu artigo deve aparecer nas referências bibliográficas. Novamente, veja o modelo para fazer as citações e referências de forma adequada.

Antes de submeter o artigo, entregue para  o seu orientador ler. Ele precisa dar o "ok" final. Entregue com alguma antecedência, caso contrário, você não terá tempo de fazer as (possíveis e necessárias) correções. Seja humilde: aceite as sugestões. Só deixe de fazer as modificações sugeridas se ficar completamente impossibilitado por falta de tempo ("deadline" do evento). 

Um outro ponto fundamental: ler. Leia artigos relacionados com área de pesquisa que você estudando. Leia outros assuntos. Leia literatura. Quanto mais você ler, menos dificuldade você terá para escrever. Escrever não é fácil, mas com a prática as ideias fluem para o papel (ou para tela do computador) com uma certa facilidade. Esse é um trabalho árduo, mas pode trazer bons frutos.

E revise. Revise sempre. Depois de escrever, faça uma leitura crítica.  Pergunte-se: "o tema foi bem explicado?", "faltou alguma referência importante?", "fiz uma revisão da literatura adequada?", "existe alguma coisa que não ficou bem esclarecida?", "os resultados mais importantes estão aqui?", "esses 'trabalhos futuros' são fantasiosos?".

Por fim, boa sorte com o seu artigo! E boa pesquisa!

Para saber mais sobre o assunto:

domingo, 7 de julho de 2013

Resultado final do Aberto de Natal


O Aberto do Brasil Xadrez Potiguar 2013 chegou ao fim. A minha futurologia funcionou parcialmente: Iack realmente venceu, Matheus ficou entre os cinco primeiros, o MF Carlos Henrique realmente caiu de produção, mas Paulo Jatobá teve um desempenho abaixo da expectativa e Vitor Firmo não ficou entre os cinco primeiros. Certamente, esse foi um torneio muito equilibrado, com cinco atletas disputando o segundo lugar, todos com 5 pontos.

Resultado final do Aberto de Natal após as 6 rodadas (primeiros 60 classificados):

Rk.

Nome
EloI
Estado
Pontos
1
FM
2366
RN
5.5
2

2108
BA
5.0
3

2136
CE
5.0
4

2121
ITA
5.0
5
FM
2292
RN
5.0
6

2180
PE
5.0
7

1881
RN
4.5
8
FM
2416
BA
4.5
9

2010
RN
4.5
10

2100
PB
4.5
11

2058
BA
4.5
12

2129
PB
4.5
13
FM
2220
RJ
4.5
14

2012
RN
4.0


2001
RN
4.0
16

1892
RN
4.0
17

2117
PE
4.0
18

2227
RN
4.0
19

2043
RN
4.0
20

2057
PB
4.0
21

1998
BA
4.0
22

1907
RN
3.5
23

2039
RN
3.5
24
FM
2053
RN
3.5
25

1984
PE
3.5
26
FM
2091
RN
3.5
27

1847
RN
3.5
28

2105
PB
3.5
29

0
CE
3.5
30

2013
RN
3.5
31

1825
AC
3.5
32

1934
RN
3.5
33

1906
RN
3.5
34

1849
RN
3.5
35

1830
RN
3.5
36

1939
RN
3.5
37

1753
RN
3.5
38

1827
RN
3.5
39

1731
PE
3.5
40

1592
RN
3.5
41

1785
BA
3.0
42

1611
RN
3.0
43

1818
RN
3.0
44

1725
RN
3.0
45

1730
RN
3.0
46

1682
PB
3.0
47

1967
RN
3.0
48

1854
BA
3.0
49

1788
RN
3.0
50

1643
RN
3.0
51

0
RN
3.0
52

0
RN
3.0
53

1910
RN
2.5
54

1901
PB
2.5
55

1702
CE
2.5
56

1666
SP
2.5
57

1652
SP
2.5
58

1781
PB
2.5
59

0
RN
2.5
60

0
PB
2.5
61

0
RN
2.5

Fonte: Chess-Results.