I think I can safely say that nobody understands quantum mechanics.
Richard Feynman - The Character of Physical Law (1965) Ch. 6; MIT Press, 1967.
Se acha que as Leis de Newton já são bastantes complicadas e que resolver um problema de eletrostática é coisa para quem não tem o que fazer, por favor, pare por aqui mesmo. Ou, respire fundo, e siga corajosamente em frente! Ok, não vamos entrar nas equações.
A descrição do mundo microscópico não é uma tarefa fácil e requer muita imaginação, matemática avançada e, em geral, instrumentos extraordinariamente caros (nos anos 1920, 1930, eles eram "baratos", mas quanto menor o objeto de estudo, mais caro vai ficando todo o instrumental envolvido). Mesmo com tudo o que já sabemos, conseguimos explicar "apenas" uns 5% do Universo.
Se você quer saber um pouco mais sobre esses "míseros" 5% ou conseguir aprender um pouco mais sobre os 95% "desconhecidos ou não explicados", talvez seja hora de frequentar uma escola. Que tal a II Escola de Teoria Quântica de Campos e Gravitação? Alguns professores do IFCE devem participar. Inclusive, o professor Wilami Teixeira da Cruz (IFCE - Juazeiro do Norte) participa da comissão de organização local.
Para saber mais, leia abaixo.
Divulgando:
A II Escola de Teoria Quântica de Campos e Gravitação do Nordeste tem como objetivo principal difundir essa área de conhecimento entre os alunos de graduação e pós-graduação do Nordeste, ao mesmo tempo que procura contribuir com conhecimentos específicos para auxiliar a pesquisa em temas atuais, tendo em vista estudantes de Doutorado e Pós-Doutores. Por outro lado, a escola possibilitará uma maior interação entre os estudantes de diversos estados do Nordeste.
Temas:
- Soluções de mundo-brana
- Campos escalares em Cosmologia
- Ressonâncias de Grávitons
- Violação da simetria de Lorentz em Gravitação
- Espinores em seis dimensões
- Violação da simetria de Lorentz a temperatura finita
- Deformação em teorias de calibre
Fonte: fisica.ufc.br/etqc2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário