quinta-feira, 17 de maio de 2018

Divulgando: IV CONCURSO Apps.edu – CBIE 2018



Chamada de trabalhos!



  • O IV Concurso Apps.edu faz parte do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (VII CBIE 2018), evento anual promovido pela Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Tem como finalidade incentivar a inovação mediante o desenvolvimento de objetos de aprendizagem e softwares para a educação, bem como a utilização em práticas de ensino e aprendizagem. O Apps.edu também estimula o empreendedorismo e a geração de oportunidades de negócio a partir dos produtos e protótipos desenvolvidos, por meio de compartilhamento destas iniciativas junto a especialistas da academia, setor produtivo e governamental.

OBJETIVO GERAL
  • Diagnosticar problemas reais que afetam a educação no Brasil e propor ideias e soluções tecnológicas para o progresso educacional e o empreendedorismo digital.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Agregar diversas áreas do conhecimento e setores da sociedade civil (academia, escolas, governo e empresas) em torno do diagnóstico e proposição de soluções tecnológicas para problemas reais para da Educação no Brasil;
  • Identificar problemas e oportunidades de melhoria para o desenvolvimento da educação;
  • Cativar a sociedade na priorização dos problemas e oportunidades de melhoria detectados, visando orientar o desenvolvimento das soluções;
  • Engajar pesquisadores, educadores e empreendedores para a proposição e implementação de soluções para os problemas e oportunidades de melhoria;
  • Estimular o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para a evolução da educação;
PÚBLICO-ALVO:
  • Comunidade científica, professores, técnicos, acadêmicos/pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação de computação e áreas afins.
  • Profissionais/empresas das áreas de empreendedorismo, inovação, ciência e tecnologia na Educação.
  • Representantes do governo envolvidos com o tema, nos níveis federal, estadual ou municipal.

COORDENADOR:
Gilvandenys Leite Sales denyssales@ifce.edu.br  
PPGCC / PGECM / DEMEL - IFCE

DATAS IMPORTANTES
  • Submissão:  15 de junho de 2018 até às 23h55min
  • Notificação de aceitação de artigos: 31 de julho de 2018
  • Versões finais dos trabalhos aceitos: 30 de agosto de 2018
  • Data limite para inscrição de pelo menos um autor por trabalho: 15 de setembro de 2018
  • Apresentação dos Trabalhos: 29 de Outubro a 01 de Novembro de 2018
CATEGORIAS
  • Protótipo: Considera-se protótipo qualquer software educacional em fase de desenvolvimento que ainda não esteja sendo comercializado no momento da submissão;
  • Produto: Considera-se produto qualquer software educacional que já esteja sendo ofertado comercialmente ou distribuído e utilizado gratuitamente. Por se tratar de um concurso de estímulo ao desenvolvimento de novos negócios, para esta categoria serão aceitos apenas produtos que estejam no mercado há no máximo 03 anos.
Em ambas as categorias (protótipo e produto) são esperados e poderão ser aceitos diferentes tipos de softwares educacionais: objetos de aprendizagem de diversos tipos, formatos e granularidades (vídeos, animações, simulações), além de plataformas educacionais, novas soluções para armazenamento e utilização de materiais didáticos, aplicativos móveis, sistemas tutores inteligentes, entre outros.
SUBMISSÃO DOS TRABALHOS
As submissões de Protótipos e Produtos para o IV Concurso Apps.edu – CBIE 2018 devem ser realizadas, exclusivamente, pelo sistema JEMS. As submissões devem ser feitas até a data limite para submissão de trabalhos, seguindo o cronograma.
Submissões para a Categoria Protótipo
A submissão será realizada em uma (1) única etapa, na qual devem ser informados o(s) autor(es), título e resumo do trabalho, e submetidos 3 arquivos relacionados respectivamente aos seguintes itens: (a) artigo contendo a descrição do software (obrigatório) (b) vídeo demonstrativo (obrigatório) e (c) Acesso ao protótipo (obrigatório).
Submissões para a Categoria Produto
A submissão será realizada em uma (1) única etapa, na qual devem ser informados o(s) autor(es), título e resumo do trabalho, e submetidos 3 arquivos relacionados respectivamente aos seguintes itens: (a) White paper (b) Vídeo demonstrativo (obrigatório) e (c) Acesso ao produto (obrigatório).

ATENÇÃO: Os protótipos ou produtos apresentados e publicados em edições anteriores do Apps.edu não poderão participar desta edição. Os protótipos que participaram anteriormente e foram melhorados sendo agora produtos poderão participar normalmente na categoria produtos. 


O CBIE é realizado pela Comissão Especial de Informática na Educação (CE-IE). É um evento em nível internacional e itinerante, a cada ano acontece em uma cidade do Brasil, para dessa forma atingir todas as regiões e possibilitar a participação, engloba os primeiros eventos de Informática na Educação do Brasil (XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e o XXI Workshop de Informática na Escola) e também o Concurso de Teses, Dissertações e Monografias (CTD), Painel de Políticas e Diretrizes para Informática na Educação (PDIE) e Jornadas de Atualização em Informática na Educação (JAIE). O CBIE busca promover e incentivar as trocas de experiências entre as comunidades científica, profissional, governamental e empresarial na área de Informática na Educação, é voltado essencialmente a discutir a pesquisa e os desafios sobre a Educação, tendo como premissa a reflexão do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino com vistas à melhoria da qualidade educacional. Fonte aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário