V ENCONTRO INTERNACIONAL TRABALHO E PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES:
ECOS DE 1917: EDUCAÇÃO PARA EMANCIPAÇÃO HUMANA, FORMAÇÃO PARA O TRABALHO E AS LUTAS SOCIAIS
09, 10 e 11 de novembro de 2017
A Universidade Federal do Ceará, por meio do Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional – LABOR, em parceria com o Núcleo de Pesquisas em Educação Profissional - NUPEP do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE e com o Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará – UFC, promove o V Encontro Internacional Trabalho e Perspectivas de Formação dos Trabalhadores, com a finalidade de contribuir com o debate em torno da escola que se tem e a que se quer nos seus diversos modos de formação ofertados à sociedade em geral e em especial aos trabalhadores. Neste sentido, a cada encontro colocam-se em pauta questões relativas à qualidade da formação, à realização pessoal e profissional do trabalhador, a sua inserção no mundo de trabalho, a relação dessas categorias com o desenvolvimento econômico, político, cultural e social do Brasil e do mundo.
O V Encontro Internacional do LABOR dá sequência aos anteriores em suas temáticas, mas define a opção de dedicar seu foco à influência da Pedagogia desenvolvida na Rússia pós-Revolução de 1917, em especial no que concerne a formação dos trabalhadores, contextualizada no panorama geopolítico mundial atual. Entende-se que a formação da força de trabalho insere-se no mesmo contexto em que se debate o sistema escolar como um todo e, por ser um campo em disputa, todas as matizes pedagógicas devem ser levadas em consideração.
O evento caracteriza-se como um grande momento, de nível internacional, compreendendo a realização de Conferências Magnas, Palestras, Mesas de Debates, Laçamentos de Livros e Socialização de Pesquisas em Grupos de Trabalho e Exposição de Pôsteres, voltando-se, para a difusão e debate de ideias e teorias referenciais da educação, trabalho, formação humana, desenvolvimento econômico e social.
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