quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Divulgando: Fluxo de pedestres controlados por corredores em ziguezague (Palestra)


Dando continuidade ao ciclo de palestras sobre temas tecnicos e cientificos relevantes promovidos pelo PPGET iniciado no semestre 2016.1 convidamos os professores e alunos dos cursos tecnologicos, engenharias e de pos graduação bem como professores para a palestra na área de SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DE SISTEMAS COMPLEXOS:

Prof. Dr. Claudio Lucas Nunes de Oliveira
Dr em Fisica pelo Depto de Fisica da UFC
Pos doc Boston University (USA)


Atenciosamente,
Prof. Daniel Xavier PPGET-IFCe.


TITULO: Fluxo de pedestres controlados por corredores em ziguezague
DATA: 23/AGOSTO/2016
HORA : 17h30min
LOCAL: AUDITÓRIO SUPERIOR

Para facilitar a movimentação de pedestres ao longo dos corredores nas estações do metro de Londres, especialmente na hora do rush, sinais são colocados solicitando a todos que mantenham a esquerda, ou seja, “keep left”. Tais sinais, em algumas situações, são insuficientes para garantir um fluxo de pedestres ordenado e com baixa ocorrência de obstruções. Por este motivo, é interessante encontrar uma maneira auto-organizada de induzir o fluxo de pessoas em somente duas faixas, tal como no trânsito de auto-motores em ruas e estradas. Uma possibilidade seria modificar o formato das paredes desses corredores de pedestres para criar condições de contorno favoráveis à emergência de um estado ordenado.

Usando simulações computacionais e cálculos analíticos do movimento de partículas auto-propulsoras em canais com paredes de diferentes formatos, os professores Cláudio Lucas Nunes de Oliveira, José Soares de Andrade Jr. e Hans Herrmann, do Departamento de Física da UFC, em colaboração com pesquisadores da USP e do ETH na Suíça, determinaram as condições em que o fluxo de pedestres se auto-organiza em somente duas faixas. Em trabalho recentemente publicado na conceituada revista americana Physical Review X [Phys. Rev. X 6, 011003 (2016)], estes pesquisadores mostraram que o ponto chave para o aparecimento do fenômeno está na forma em ziguezague assimétrico das paredes do corredor. Tal assimetria interfere fortemente no movimento dos pedestres, levando à segregação espontânea, em duas faixas, entre aqueles que querem andar em direções distintas. O trabalho ainda leva em conta a presença de pedestres "teimosos", ou seja, aqueles que insistem em andar no contra-fluxo. Sob certas condições, esses "teimosos" são levados, após algum tempo, a trocar de faixa, revelando que o fenômeno de auto-organização é realmente robusto. Os pesquisadores acreditam que seus resultados têm implicações tanto no design de corredores construídos em escala humana (como em estações de metrô e estádios), como no desenvolvimento de dispositivos microfluídicos.

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