Figura original aqui. |
Como fazer um bom trabalho acadêmico? Antes de começar, você precisa ter tempo! Nada de deixar o trabalho para o último dia. Sem esse "detalhe", nem adianta ler o restante desta postagem.
Talvez o primeiro passo seja ter certeza de qual o foco que o trabalho terá. Qual tema (ou quais temas) será abordado? Pode parecer bobagem, mas um pouco de falta de atenção é suficiente para levar você a fazer um trabalho sobre "O Nascimento da Filosofia" em vez de fazer um sobre "O Nascimento da Ciência". Confira isso antes de começar qualquer coisa. Leia atentamente qual a proposta lançada pelo professor.
O segundo passo é ler sobre o assunto. Mesmo que você ache que sabe muito sobre o tema, é bom ler vários textos diferentes e confrontar as idéias lá contidas com o que você já sabe. Ainda não é hora de escrever. Aqui um pouco de senso crítico é fundamental: o que você está lendo? É uma fonte confiável de informações? O autor é "consagrado" ou um completo desconhecido? Quais as "credenciais" do autor do texto que você está lendo? Existe uma profusão de textos disponíveis, porque ficar lendo uma fonte de confiabilidade duvidosa? Mas, não fique só com o que existe na internet. Use livros também.
Faça anotações ou resumos do que esta lendo. Registre o trecho que lhe despertou interesse, anote a obra e o nome do autor. Isso é um fichamento, você pode ler mais sobre fichamento, por exemplo, aqui. Naturalmente, esse fichamento pode ser feito todo no computador, podendo ser usado depois para enriquecer o seu trabalho.
Concluída essa primeira fase, você agora deve estar cheio de anotações e ideias. É hora de por tudo no papel. Não é fácil, por isso você deve começar com o que tem mais domínio. Nunca comece pela conclusão! Inicialmente, a introdução deve ser apenas esboçada. Somente na versão final do seu trabalho a introdução vai poder ser finalizada. O mesmo vale para a conclusão. Em geral, um trabalho acadêmico segue o seguinte padrão: capa, sumário, introdução, desenvolvimento (com um, dois ou vários tópicos), conclusão e bibliografia. Opcionalmente, pode existir algum anexo ou apêndice.
Revise o texto. Erros digitação, escorregões gramaticais aparecem o tempo todo para mostrar que somos humanos. Leia o seu próprio texto e veja se as frases estão completas, se não falta uma palavra ou se o sentido delas diz o que você realmente quer dizer.
Verifique se as referências bibliográficas estão todas incluídas. Confira os endereços de internet e a data de acesso. Um trabalho de pesquisa se faz com base em várias referências e não uma ou duas. Quanto mais referências você usar, mais rico pode ficar o resultado final. Você pode também usar figuras para ilustrar ideias importantes, mas não carregue (muito) nas tintas! E diga de onde você tirou a imagem/figura. Esse último ponto é importante: deve-se evitar a prática do plágio. Sempre que você usar alguma idéia ou texto de outro autor, faça uma referência clara, indique a fonte daquela informação. Para saber mais sobre plágio acadêmico, click aqui.
Mesmo não sendo uma atitude muito ecológica, se o trabalho for realmente importante, vale a pena imprimir e revisar o texto todo no papel. Agora, já estamos na fase final. Falta só fazer (ou conferir) o sumário, a numeração das páginas, conferir se as normas técnicas estão sendo usadas corretamente, incluir uma capa com os seus dados e bom trabalho (e boa avaliação)!
Obs: um bom livro de metodologia científica pode ajudar muito e tirar as dúvidas que vão surgindo durante a elaboração de um trabalho de maior fôlego; a leitura atenta de trabalhos acadêmicos já aprovados também ajuda.
Obs: para quem vai escrever um TCC, veja o artigo Moro-RITA04.pdf.
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