quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Usando lentes para ver muito, muito distante!

Muitas galáxias "minúsculas" nessa imagem.

Foram divulgadas recentemente imagens de galáxias muito jovens e muito distantes. Essas galáxias só se tornaram visíveis graças ao fenômeno de lente gravitacional (mais uma descoberto do velho Albert). Notícia:


08/01/2014 08h56 - Atualizado em 08/01/2014 08h56

Hubble capta imagens das galáxias mais antigas já vistas no Universo

Elas teriam existido há 13,2 bilhões de anos, segundo cientistas da Nasa. São menores, mais fracas e mais numeras galáxias já encontradas.


O telescópio espacial Hubble capturou imagens de 58 galáxias distantes que nunca haviam sido vistas anterioremente. Elas teriam existido no universo há 13,2 bilhões de anos, segundo os cientistas da Nasa. Como a luz viaja a quase 10 bilhões de quilômetros por ano, ainda é possível graças à profundidade de captação de imagens da Hubble encontrar estes pontos no universo.

Para captar as imagens, o telescópio espacial foi apontado para uma região do espaço chamada Abell 2744, um aglomerado de galáxias. Segundo a Nasa, são as menores, mais fracas e mais numerosas galáxias jamais vistas no universo remoto, capturadas por exposições profundas da Hubble tiradas em luz ultravioleta.

Para saber mais: aqui e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário