Tenha fé na vida
Tente outra vez!...
...
Queira! (Queira!)
Basta ser sincero
E desejar profundo
Você será capaz
De sacudir o mundo
Tente Outra Vez - música de Raul Seixas
A postagem de hoje é para os estudantes do IFCE, em especial os alunos do Campus Fortaleza, pois, oficialmente, já concluímos a primeira etapa.
O primeiro ponto é: não entre em desespero! Nem tudo está perdido! Mesmo que a sua nota da primeira etapa esteja meio baixa (um 5,0 ?) ou mesmo muito baixa (um 3,0 ?!). Isso pode ser recuperado e o semestre ainda pode ser salvo!
O segundo ponto é: não relaxe! Se você está com um boa nota (um 8,0) ou uma nota muito boa (> 9,0), não significa que pode dormir tranquilamente como se vitória estivesse já garantida! Ainda não está.
O terceiro ponto: o professor não está lá para lhe punir ou simplesmente para distribuir elogios. A função dele é lhe passar conhecimento, experiência acadêmica (às vezes algumas lições de vida) e estimular o seu aprendizado. Logo, ele não é o culpado (ou pelo menos não o único responsável) pelo seu sucesso ou fracasso acadêmico.
O quarto ponto: é importante lembrar que a segunda etapa tem um peso maior na composição da media final. Logo, é necessário um esforço extra agora e começar cedo a estudar e manter tudo em dia.
Dito tudo isso, o que fazer agora? "Fácil": renovar as forças e voltar a estudar com força máxima após esses feriado de páscoa. Ou aproveitar esses dias sem aula e já indo colocar as coisas em ordem.
Simpatia algorítmica para melhorar as notas:
- se desligar do "mundo exterior" por algum tempo;
- ler os assuntos vistos em sala de aula (não dá para aprender só vendo uma aula);
- fazer os exercícios propostos, começando pelos mais simples;
- voltar ao texto para tirar as dúvidas, destacar os conceitos mais importantes;
- resolver os exercícios mais difíceis;
- se bater aquela fome, dar um tempo e descansar um pouco, se não, voltar ao passo 2;
- nada como uma boa noite de sono para ajudar a fixar melhor o aprendizado.
Bons estudos e sucesso acadêmico!
Nenhum comentário:
Postar um comentário