Evolução de uma capacidade x tempo e interesse, fonte: Espiral. |
- "Anders estuda gênios, prodígios e experts por mais de 20 anos. Observando o processo de aprendizagem desses “talentos”, concluiu que não basta apenas a repetição incansável, mas procurar por um nível de controle em cada aspecto da atividade escolhida. Ou seja, cada sessão é uma tentativa de fazer melhor que a anterior. A maioria dos amadores chega somente até um estágio de conforto e não dedica tempo suficiente para melhorar. A falta de ambição nos torna medíocres."
Mas sou obrigado a concordar com os autores que a dedicação é um fator chave para se alcançar a excelência em qualquer arte ou ofício. E que podemos começar a nos aprimorar em qualquer idade. Então, se você é atualmente um reles "capivara" no xadrez ou mal sabe o que significa "the book is on the table", ou ainda se atrapalha com soma de frações, não se desespere: talvez esteja faltando apenas um pouco mais de dedicação. E muitas horas de estudo serio!
Para saber mais sobre o trabalho de Anders, click aqui ou aqui. Um de seus artigos aqui: Giftedness and evidence forreproducibly superior performance: an account based on the expert performance framework (2007).
Preciso me dedicar mais. Embora estava em duvida a respeito do meu futuro, agora já me decidir e posso traçar planos para chegar a um objetivo já planejado. Uma coisa é certa: "sem objetivo,sem sucesso."
ResponderExcluirAs oportunidades profissionais sempre vão aparecer, mas só quem está preparado é que pode se beneficiar e ter "sorte".
ResponderExcluirTalento + Dedicação + Paixão = Excelência
ResponderExcluir