Xadrez e música na escola - fonte: aqui. |
O ensino (fundamental, medio e superior) no Brasil já foi para uma pequena elite, hoje está muito mais democratizado. Mas se em termos de "quantidade" está razoável a sua "qualidade" ainda tem muito o que melhorar. Dentro desse contexto, é "fácil" para algumas escolas se destacarem no cenário nacional: basta incluir atividades extras, esportes, música e xadrez.
Na prática, para a grande maioria das escolas de ensino fundamental e medio, isso está longe de suas realidades ou de suas possibilidades. Tenho a impressão que não é de interesse dos nossos políticos. Acho que a maioria deles está ligeiramente mais interessada em cargos, funções, mais poderes e orçamentos milionários.
O setor privado também tem uma parcela de culpa: se o ensino público é tão fraco, para que investir "pesado"? Afinal, com pouco investimento já se consegue melhores resultados. Assim, a maior parte das escolas particulares ficam sem "estimulo" para crescerem.
Outro ponto: eu não entendo como alguém pode querer ser professor (fundamental e medio) no Brasil com salários tão baixos. Quase qualquer emprego paga melhor! Como atrair os melhores profissionais para essa área? Na maioria dos países desenvolvidos, para ser professor você precisa ser um dos melhores, e é bem para para isso. E sem bons professores, como se pode ter uma formação adequada? Só se a pessoa for um autodidata muito esforçado.
Como uma consequência direta temos alunos que saem do ensino medio ainda como analfabetos funcionais e profissionais formados pelas faculdades Brasil a fora que estão muito aquém do que é exigido pelo mercado de trabalho. E aí surge o tão famoso "apagão de talentos".
E o estudante nessa história toda? Ele tem que se esforçar para fazer o seu melhor. Ficar apenas se lamentando não vai adiantar muito. Coletivamente: reivindicar melhores instalações físicas e professores mais capacitados. Individualmente: sair da inércia, tentar superar as suas próprias limitações, se dedicar mais aos estudos indo contra todos os apelos desse mundo tão dispersivo.
Ninguém ganhou um prêmio Nobel ou a medalha Fields ficando em casa (só) jogando vídeo game ou brincando no computador. Mais modestamente: empregos bons raramente vão para os que não estudaram ou não aprenderam o que deveriam aprender durante o ensino medio ou a faculdade.
Para ler mais e outro ponto de vista click aqui.
========== Acréscimo (16/agosto) ==========
Exame médico revela escândalo (24/07/2012 - 09h13):
A cada dia expomos mais nosso acerto de contas com o passado pelo fato de o país não colocar a educação no topo da agenda -- e deixar prosperar um ensino superior de péssima qualidade.
Autor: Gilberto Dimenstein, fonte: www1.folha.uol.com.br//gilbertodimenstein/.
Aluno do ensino médio na escola pública sabe menos que o do fundamental na particular (16/08/2012), por Karina Yamamoto, Do UOL, em São Paulo:
Alunos de colégios particulares, mesmo tendo estudado menos anos, sabem mais que os estudantes de escolas públicas em séries superiores. Os conhecimentos de matemática e português de um aluno no 9º ano do ensino fundamental (antigo ginásio) em colégio particular são maiores que os de estudantes do ensino médio (ex-colegial) em escola pública. Fonte: educacao.uol.com.br/.
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