Xadrez online une prisioneiros em todo o mundo
A Comissão Social da FIDE (dedicada ao uso do xadrez como uma ferramenta para o desenvolvimento social) organizou, em cooperação com o Gabinete do Xerife do Condado de Cook , o 4º Campeonato Intercontinental Online de Xadrez da FIDE para Prisioneiros como parte da iniciativa Xadrez pela Liberdade da FIDE .
Xadrez pela Liberdade
A FIDE e o Gabinete do Xerife do Condado de Cook lançaram o projeto Xadrez pela Liberdade em 2021. O Campeonato Intercontinental Online é sua iniciativa conjunta mais conhecida, mas conferências online e presenciais são realizadas regularmente, e representantes de projetos de xadrez direcionados à população carcerária formaram uma rede cada vez maior para trocar experiências e oferecer apoio mútuo.
A primeira edição deste campeonato teve 42 equipes representando 31 países; este ano, 115 equipes (77 na seção Aberta, 21 na seção Feminina e 17 equipes juvenis) de 51 países participaram de um evento que o Dr. MR Das, Diretor Executivo de RH da Indian Oil Corporation Ltd. (parceira da Chess for Freedom) descreveu como "não apenas uma competição".
O 4º Campeonato Intercontinental de Xadrez Online da FIDE para Prisioneiros
As partidas foram disputadas no Chess.com de 8 a 11 de outubro. O controle de tempo foi de 10 minutos mais 5 segundos por lance (com 3+2 jogos nos tie-breaks), e as equipes foram formadas por quatro jogadores. Os delegados das equipes foram conectados a uma chamada do Zoom com árbitros e organizadores, e as equipes montaram câmeras panorâmicas mostrando sua área de jogo, uma configuração usual em torneios híbridos que servem como uma janela para outras realidades ao redor do globo.
As
equipes foram agrupadas de acordo com os fusos horários e jogaram uma
fase preliminar em três turnos. Você pode encontrar todos os grupos,
resultados e classificações aqui .
Na seção masculina, as duas melhores equipes de cada um dos
10 grupos avançaram para o segundo dia de competição. Essas 20 equipes
foram divididas em dois grupos, um liderado pelos Emirados Árabes Unidos
e Índia 1, o outro por El Salvador e Sérvia.
Enquanto a Sérvia derrotou confortavelmente a Índia 1 na
disputa pelo 3º lugar, a final foi de roer as unhas. Os Emirados Árabes
Unidos se recuperaram duas vezes e forçaram um armagedom onde o jogador
de El Salvador não conseguiu segurar o empate. Nesta posição crítica,
algumas trocas equivocadas das Pretas foram suficientes para inclinar a
balança a favor das Brancas.
Nas seções Feminina e Juvenil, três grupos produziram oito quartas de final, e os Playoffs (consistindo em duas partidas) foram definidos para determinar os vencedores. El Salvador teve que se contentar novamente com a prata na competição feminina, perdendo para a atual campeã Mongólia, enquanto a Romênia venceu a Índia e completou o pódio.
Duas equipes indianas chegaram às semifinais na seção Juvenil. Após o confronto, a Índia 1 derrotou o Equador na final, e a Índia 3 levou o bronze sobre a Sérvia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário