quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Sobre a sequência de escrita de um artigo científico


A escrita de um artigo científico deve ser a etapa final do processo de pesquisa. Para esse artigo ser aceito pela comunidade acadêmica ele precisa estar razoavelmente bem escrito e seguir o modelo adotado pelo periódico ou pelo evento em que será publicado. A redação desse artigo científico pode ser um grande desafio para um estudantes de graduação. Nesta postagem daremos algumas dicas práticas sobre a sequência em que um artigo pode ser escrito. Com poucos ajustes, essas dicas também valem para uma monografia.

Antes, porém, devemos alertar que o estudante deve estar bem familiarizado com o tema da sua pesquisa e deve ter todas as informações necessárias à mão. Também é altamente recomendado que o estudante tenha lido vários outros trabalhos (artigos, dissertações, teses) sobre a mesma temática da sua pesquisa e tenha observado não só as informações, mas também a forma como elas estão organizadas nesses outros trabalhos.

Sequência de escrita de um artigo científico.

Na prática, a escrita de um artigo científico geralmente segue uma sequência não linear, que prioriza as seções mais fáceis de serem elaboradas ou aquelas que ajudam a desenvolver o conteúdo restante. A sequência comum de escrita pode ser algo assim:

1. Metodologia

  • A maioria dos autores começa descrevendo a metodologia. Essa seção é relativamente objetiva e detalha os procedimentos, instrumentos, amostragem e métodos usados na pesquisa. Como esses elementos geralmente já estão definidos antes de começar a escrita, é uma seção direta e fornece uma base sólida para o artigo.

2. Resultados

  • Em seguida, os pesquisadores geralmente documentam os resultados. Eles já sabem quais dados obtiveram e o que observaram, então essa parte é focada em apresentar os achados sem interpretação ou análise aprofundada. Esse passo inclui gráficos, tabelas e descrições objetivas.

3. Análise dos Resultados/Discussão

  • Com a metodologia e os resultados em mãos, é natural prosseguir para a análise dos resultados (ou discussão), onde o autor interpreta os achados e os compara com estudos prévios, relevando o significado dos dados. Esta seção permite que o autor estruture o argumento central do artigo e explore a relação dos resultados com o conhecimento existente.

4. Fundamentação Teórica

  • A fundamentação teórica ou revisão da literatura é construída com base na análise dos resultados. Aqui, o autor estabelece o contexto e explica a relevância dos achados, citando estudos anteriores. Essa seção costuma ser revisada e expandida conforme o artigo vai sendo escrito.

5. Introdução

  • A introdução é escrita depois que os elementos centrais do artigo já estão claros. Ela é a seção onde o autor contextualiza o tema, apresenta o problema de pesquisa e seus objetivos. Tendo a fundamentação teórica e a análise dos resultados em mãos, o autor consegue escrever uma introdução que leva o leitor diretamente ao foco da pesquisa.

6. Conclusão

  • Com todas as partes anteriores já estruturadas, a conclusão é elaborada para resumir as descobertas principais, as limitações do estudo e sugestões para pesquisas futuras. Aqui, o autor também aponta o impacto dos achados e a relevância para o campo.

7. Resumo e Título

  • Por fim, o resumo e o título são redigidos. O resumo sintetiza todo o artigo e, por isso, é mais eficaz quando escrito ao final, para garantir que nenhum ponto importante seja omitido. O título é ajustado para refletir fielmente o conteúdo e despertar o interesse do leitor.

Exemplo de Sequência Prática de Escrita

  • Primeiro: Metodologia, Resultados
  • Em seguida: Análise dos Resultados/Discussão, Fundamentação Teórica
  • Depois: Introdução, Conclusão
  • Por último: Resumo e Título

Essa sequência facilita a organização e ajuda a garantir que o artigo seja coeso, claro e que cada seção fortaleça a narrativa científica construída.

Obs: as referências bibliográficas devem  incluídas a medida que são usadas/citadas ao longo do trabalho.

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