Sem nenhum exagero, podemos dizer que o aquecimento global está a todo vapor. Foi noticiado* hoje, dia 23 de julho de 2024, que no domingo passado (21/junho) foi o dia mais quente já registrado, pois a temperatura média global do ar na superfície atingiu 17,09°C, calor nunca antes atingido.
Os cientistas já estão alertando sobre os problemas que o aquecimento global podem trazer há décadas. Um mundo mais quente, só um pouco mais quente, pode trazer inúmeros desafios para toda a humanidade. E a extinção em massa de muitas espécies animais e vegetais por todo o mundo.
O principal motivo deste aquecimento global: as atividades humanas nos países industrializados, a destruição das florestas e a circulação de carros movidos a gasolina e outros combustíveis derivados do petróleo. Estamos queimando muito combustível fóssil, jogando na atmosfera toneladas de $CO_2$ todos os dias. O efeito estufa acentuado que estamos vivenciando é uma consequência direta dessas atividades humanas, especialmente nos países mais ricos.
Se não mudarmos urgentemente nosso estilo de vida, enfrentaremos consequências severas muito em breve. Na verdade, já estamos sentido os primeiros efeitos do aquecimento global, mas tudo indica que será muito pior no futuro próximo.
* Notícia completa aqui.