Tardigrada (do latim: tardus, lento + gradus, passo) é um filo de animais microscópicos segmentados, relacionados com os artrópodes. Popularmente são conhecidos como ursos-d'água ou como tardígrados, aportuguesamento derivado do nome do filo. Foram descritos pela primeira vez por J. A. E. Goeze em 1773. O nome Tardigrada foi dado por Spallanzani em 1776. São em maioria fitófagos, mas alguns são predadores, como o Milnesium tardigradum (fonte aqui). Este é um dos maiores ursos-d'água, eles são ENORMES e possuem garras longas e um focinho decorado! Eles quase parecem crocodilos. Chamam-se Milnésio.
Milnésio são cosmopolitas e onívoros: adoram alimentar-se de nemátodos, rotíferos, outros tardígrados, ciliados, algas e até de amebas! Existem 40 espécies de Milnésio que foram relatadas a partir de musgos e líquenes em todo o mundo; da Antártida aos trópicos e do Ártico às regiões temperadas.
Estes ursos-d'água são caracterizados pela presença de seis papilas peribucais que fazem as suas bocas parecerem pequenas coroas e duas papilas laterais. Suas garras são enormes e separadas em ramos primário e secundário independentes.
Os tardígrados de milnésio podem viver até 2 meses e colocar cerca de 40 ovos em 5 garras separadas durante esse período. Os ovos levarão cerca de 5 a 16 dias antes de eclodir. Como os Artrópodes, um importante grupo de animais invertebrados que inclui insetos e crustáceos, os tardígrados possuem uma cutícula protetora, ou exosqueleto, que muda quando os indivíduos ficam maiores. Essa cutícula será renovada a cada 6 a 10 dias para que as células se tornem maiores e maiores e, assim, para que o tardígrado se desenvolva e se torne maduro. Um tardígrado maduro é feito de cerca de 1000 células.
Cientistas têm relatado a presença de tardígrados em fontes termais, no topo do Himalaia, sob camadas de gelo sólido e no leito dos oceanos. Algumas espécies podem ser encontradas em ambientes mais amenos, como lagos e campos, enquanto outras podem ser encontradas em paredões rochosos e até mesmo em telhados. Tardígrados são mais comuns em ambientes úmidos, mas podem permanecer ativos onde quer que consigam reter alguma umidade.
Você já sabia alguma coisa sobre esses animais?