terça-feira, 1 de setembro de 2020

Isaac Asimov: as três leis da robótica



Na verdade, não são exatamente três "leis", mas quatro "diretivas" que o escritor Isaac Asimov pensou para evitar que robôs inteligentes dominassem a humanidade em algum momento do futuro:

  • “Lei Zero”, acima de todas as outras: um robô não pode causar mal à humanidade ou, por omissão, permitir que a humanidade sofra algum mal. 
  • 1ª Lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano sofra algum mal. 
  • 2ª Lei: Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a Primeira Lei. 
  • 3ª Lei: Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou Segunda Leis.

Isaac Asimov (2 de janeiro de 1920 - Brooklyn, 6 de abril de 1992) foi um escritor e bioquímico norte-americano, nascido na Rússia, autor de obras de ficção científica e divulgação científica. Asimov é considerado um dos mestres da Ficção Científica. Talvez a obra mais famosa de Asimov seja a Série da Fundação, também conhecida como Trilogia da Fundação, que faz parte da série do Império Galáctico e que logo combinou com a Série Robôs. Também escreveu obras de mistério e fantasia, assim como uma grande quantidade de não-ficção e muitas cartas ou postais. Asimov tinha um doutorado em química e foi membro da Mensa. Durante a sua vida ele recebeu 14 títulos de doutorado honorário de várias universidades e vários prêmios pela sua obra literária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário