sábado, 19 de setembro de 2020

Eletrônica: oscilador de Wien com amp. op.

O oscilador de ponte de Wien* é capaz de gerar um sinal senoidal com baixa distorção. A estrutura básica é indicada na figura acima. O amplificador (indicado em azul: amp. op + resistores R3 e R4) precisa ter um ganho suficiente para manter a oscilação, mas se o ganho for muito grande ocorre uma distorção grande no sinal senoidal de saída (saturação). A análise matemática do circuito acima pode ser vista aqui

Uma forma de evitar essa distorção por saturação do sinal senoidal é incluir alguma forma de controle de ganho do amplificador: para uma oscilação de baixa amplitude (logo que liga o circuito) o ganho deve ser "grande" de tal forma que a oscilação cresça (exponencialmente), quando a amplitude atinge o valor desejado, o ganho deve diminuir para manter a amplitude da senoide constante. O circuito abaixo faz isso com o auxílio de dois diodos do tipo Zener (D2 e D3):


A saída (OUT e Sf) é:

* A ponte de Wien foi desenvolvida originalmente por Max Wien em 1891. Max Karl Werner Wien (Königsberg, 25 de dezembro de 1866 - Jena, 24 de fevereiro de 1938) foi um físico alemão e diretor do Instituto de Física da Universidade de Jena. Max Wien era primo de Wilhelm Wien, prêmio Nobel de Física de 1911. O circuito moderno é derivado da dissertação de mestrado de William Hewlett de 1939, co-fundador da Hewlett-Packard (HP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário