terça-feira, 10 de maio de 2016

Dica de leitura: Como escrever uma tese


Escrever uma tese (ou uma dissertação) não é fácil, requer muito tempo, energia, força de vontade e alguma criatividade. É necessário ter paciência e, pelo menos, um pouco de talento acadêmico. O mais fundamental de uma tese é o seu conteúdo, mas a forma é também importante. São muitas as regras que devem ser obedecidas (alguém aí já ouviu falar da ABNT?). Se você não está disposto a gastar infinitas horas, lendo, escrevendo, apagando e revisando tudo várias vezes, é melhor nem começar. Uma tese (dissertação) pela metade não vale meio doutorado (ou mestrado).

Um bom livro sobre o tema é da doutora Sonia Vieira (Lattes aqui), Como escrever uma tese, Editora Atlas. Uma sinopse:
Neste livro, a autora busca ensinar como escrever uma tese dando ênfase à pesquisa e abordando a relação orientador-orientando. Procura explicar a diferença entre tese e dissertação, trata da escolha do tema, do plano de trabalho e das possíveis estruturas para um trabalho acadêmico. O leitor também poderá encontrar uma discussão sobre a forma de escrever uma tese.
Um texto um pouco menos formal sobre o tema tese do escritor Mário Prata aqui. Um trecho:
Escrever uma tese é quase um voto de pobreza que a pessoa se autodecreta. O mundo para, o dinheiro entra apertado, os filhos são abandonados, o marido que se vire. Estou acabando a tese. Essa frase significa que a pessoa vai sair do mundo. Não por alguns dias, mas anos. Tem gente que nunca mais volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário