segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Divulgando: Campeonato Cearense de Xadrez Absoluto 2015


Campeonato Cearense de Xadrez Absoluto 2015

De 10 a 13 dezembro
IFCE,Fortaleza-CE
Avenida Treze de Maio, 2081 - Benfica, Fortaleza - CE, 60040-531
Direção: Licínio Correia
Organização e Arbitragem: Wellington Albuquerque Jr. e Claudia Aquino

Participação: aberta a todos os enxadristas FEDERADOS pelo Ceará na CBX, e que estejam em dia com a anuidade 2015 CBX/FIDE.

.Click aqui para fazer sua inscrição agora!

domingo, 29 de novembro de 2015

Memorial Campeao Cearense Emanuel Costa: algumas fotos e resultado final





Desta vez minha participação ficou bem abaixo da expectativa. Falhei em momentos críticos e meus oponentes souberam aproveitar bem. Parabéns aos vencedores, em especial a Renan Braz que ficou em 1o. lugar com 4,5 pontos, Marcos Antonio chegou à mesma pontuação em 2o. lugar. O jovem Nelson Fernando fez 4 pontos e garantiu o 3o. lugar. O torneio, de toda forma, foi muito equilibrado. A classificação final pode ser vista aqui - chess-results.

sábado, 28 de novembro de 2015

Acontecendo: Memorial Campeão Cearense Emanuel Costa



Algumas fotos da 3a. rodada. 
Está acontecendo esses dias no IFCE - Campus Fortaleza, o Memorial Campeão Cearense Emanuel Costa, torneio de xadrez válido para rating  Fide que conta com a participação efetiva de quase 30 jogadores. Com a arbitragem sempre pontual de Claudia Aquino (principal) e Wellington Albuquerque Jr. (auxiliar), já tivemos a realização de duas rodadas. Na primeira, todos os jogadores vieram; na segunda rodada uma falta de luz (que foi em toda a região metropolitana de Fortaleza - ver aqui) de uns 30 minutos quase atrapalhou o andamento dos jogos.

A minha participação está razoável até agora. Venci o meu primeiro jogo, foi uma partida tranquila onde eu não precisei usar muito o meu tempo. Já a segunda, contra o sempre forte e consistente Pedro Lima Neto, foi bem equilibrada até o 20o. lance. Lutar contra um par de bispos é muito ingrato. Mas perdi no tempo! É a primeira vez que isso acontece.

Emparceiramento da 3a. rodada:



*** Torneio e fotos no chess-results.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Referências bibliográficas on-line


Uma das coisas mais chatas e fáceis de errar é formatação correta das referências bibliográficas de algum trabalho acadêmico ou científico, tanto é que já mereceu uma postagem recente sobre esse tema (ver aqui). As normas da ABNT estão aí para me apoiarem nessa afirmação. Para auxiliar nessa tarefa ingrata, existem vários sites na internet com se propõem a ajudar e fazer o trabalho pesado de formatação (desde que você tenhas as informações). Um deles é o BIBLIOAQUI. Fiz um teste rápido e gostei da simplicidade do site. Não é necessário fazer login para usar o sistema. Sobre o site:
O BiblioAqui surgiu no começo de 2013 quando duas estudantes, cansadas de formatar manualmente cada citação para seus trabalhos acadêmicos, imaginaram um site que pudesse automatizar este processo. Após passarem horas trabalhando na formatação de suas longas referências bibliográficas, perceberam a falta de ferramentas disponíveis no mercado brasileiro que facilitasse essa tarefa de forma que sobrasse mais tempo para a pesquisa acadêmica propriamente dita.

Criado por estudantes para estudantes, o BiblioAqui nasceu da idéia de tornar a vida acadêmica mais fácil e (talvez) mais divertida. Após pesquisar muitas outras ferramentas utilizadas aqui no Brasil e no exterior, decidimos criar uma plataforma simples e completa para trabalhos de pesquisa em escolas e em universidades de acordo com as normas da ABNT.

Como a primeira ferramenta de citação automática no Brasil, o BiblioAqui vem atender às necessidades de estudantes e professores que realizam atividades de pesquisa e outras publicações. O BiblioAqui é um gerador online de referências bibliográficas no formato da ABNT. Mais que um gerador online de bibliografias, o BiblioAqui é uma ferramenta para melhor utilizar o seu tempo e organizar sua referência bibliográfica com praticidade e agilidade.

Agora a referência bibliográfica está mais fácil para que você possa criar pesquisas de qualidade. A plataforma BiblioAqui é sua. Esperamos que você utilize esta versão beta da melhor forma possível e que juntos possamos aprimorar esta ferramenta. 
Bem-vindo e aproveite!
Um exemplo:


terça-feira, 24 de novembro de 2015

Lembrando: servidores do IFCE se reúnem em assembleia geral nesta sexta, 27/11, no Campus Fortaleza



Recebi por e-mail:

Os servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceara (IFCE) voltam a se reunir em assembleia geral nesta sexta-feira, 27/11, no Campus Fortaleza (Av. 13 de Maio, 2081, Benfica). A realização da assembleia foi decidida pelos trabalhadores do Instituto quando da suspensão da greve da categoria, definida no dia 23/10. A assembleia desta sexta avaliará o cumprimento do Termo de Acordo assinado pelos servidores e pelo reitor Virgílio Araripe, quanto às pautas locais de reivindicação. Também serão avaliadas a assinatura do acordo nacional da categoria e as novas ações quanto à luta dos servidores.

Na assembleia do dia 23/10, os servidores deliberaram por ampla maioria que a suspensão da greve fica condicionada à assinatura do acordo nacional entre o Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) e o Governo Federal, que inclui a pauta nacional de reivindicações dos trabalhadores. E também à definição de um cronograma de reposição de atividades, e não de carga horária. Caso a avaliação seja de que essas condições não foram atendidas, os trabalhadores poderão avaliar, na assembleia deste dia 27/11, um retorno à greve, que está suspensa, e não encerrada.

Da pauta da assembleia constam os itens "Informes", "Análise de conjuntura e avaliação dos acordos de greve", "Escolha de delegados para a 139ª Plena do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE)" e "Outros".

Informações sobre a Assembleia Geral:
  • Data: Sexta-feira, 27 de dezembro de 2015 
  • Horário: 16h (primeira convocação) 
  • Local: Campus Fortaleza (Portaria do Aluno)

Edital de convocação: 


Divulgando: dia do ex-aluno no IFCE (antiga Escola Técnica e CEFET) - Campus Fortaleza

 Abertas inscrições para o Dia do ex-aluno

A homenageada é a ex-aluna Thereza Neumann


Começaram as inscrições para o 31º Encontro de Ex-alunos do Instituto Federal do Ceará. O evento será realizado no dia 12 de dezembro, às 19h, no campus de Fortaleza do IFCE. A comemoração é somente para os egressos do Campus de Fortaleza, que podem realizar a inscrição para o evento até o próximo dia 04 de dezembro, por meio do formulário eletrônico.

A temática desse ano é “Saia do virtual, venha curtir e abraçar os amigos!". O objetivo do encontro é promover a integração e socialização entre os ex-alunos, bem com captar informações sobre a inserção destes no mercado de trabalho.

A solenidade homenageará a ex-aluna do curso técnico em Telecomunicações do campus de Fortaleza do IFCE, Thereza Neumann Santos de Freitas, atual presidente do Sindicato de Engenheiros do Estado do Ceará (SENGE-CE).

Além de contar com a presença dos ex-alunos, professores e técnicos administrativo, a programação também terá o show da banda Nostalgia. Assim como na edição anterior, os egressos estão sendo convidados a doar uma lata de leite. Os donativos serão destinados ao Lar Amigos de Jesus, que cuida de crianças com câncer.

Cada egresso poderá trazer um acompanhante para o evento. Para se inscrever, basta preencher o formulário de inscrição on-line. Mais informações sobre o evento pelo telefone (85) 3307-3635 e (85) 33073638.

Gabriel Salcedo (estagiário) – Fortaleza. Fonte aqui.

domingo, 22 de novembro de 2015

Café filosófico - discutindo ideias


Em um mundo tomado pelo fanatismo e pela intolerância, políticos descaradamente demagógicos, discutir ideias e enxergar além do óbvio é quase uma utopia. Essa é a proposta do Café Filosófico. Em sua videoteca, disponível on-line (ver aqui), alguns pensadores discutem a realidade, nossa cultura e os problemas contemporâneos.
O café filosófico cpfl é uma série de encontros nos quais são abordados os anseios e angústias dos indivíduos na sociedade contemporânea. aqui, o ponto de partida para se pensar o contemporâneo são as pessoas e seus afetos; são os comportamentos, angústias e ansiedades nas relações mais próximas de cada um de nós; são expressões, estilos, aventuras e modos de existir. as referências teóricas fundamentais estão na psicanálise e na filosofia.
Um dos vídeos que me chamou a atenção foi "Os velhos e os novos pecados", conduzido por Leandro Karnal (lattes aqui). Um resumo do que é discutido no vídeo:
Afinal, o que é e o que não é pecado? Será que existe uma resposta para essa pergunta que seja verdadeira em todos os tempos da história? Ou será que a nossa ideia do pecado é fruto da nossa própria sociedade?

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Divulgando: EXPEDITIONS OF A NASA ENGINEER (palestra)


DATA/HORÁRIO: 17 de novembro de 2015 (terça-feira) - 16:00h.
LOCAL: Auditório Cândido Pamplona, Centro de Tecnologia, Campus do Pici, UFC.
Promoção: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE).
Organização: Grupo de Pesquisa em Automação e Robótica (GPAR).

A Short Biography of Michael Comberiate
Michael Comberiate is one of those eclectic individuals, who seems to be living multiple lives in parallel.
For 44 years he was an engineer for NASA and a System Manager for the design, fabrication, testing, and Launch of a dozen or so spacecraft. There’s a piece of one of his spacecraft with his name on it, now lying on the surface of the Moon. He’s also a world traveler having gone to 150 or so countries and other extraordinary places on every continent. He’s responsible for a dozen historical firsts in the High Polar Regions, where he applied NASA technologies developed for Space to resolve long-standing problems in remote locations on Earth. He’s been featured in Ripley’s Believe It Or Not and in Guinness Records.
“NASA MIKE”, as he has been known for decades, developed a very high-end Engineering Intern program at NASA, which has involved at least 550 interns from Middle school through College Graduates. Since 2004 he has run a Robotics Boot Camp which included many international interns working at NASA-Goddard for summers and vacations during the year. Many of his students have come from Mexico and Brazil and one Mexican College Graduate was sent to Greenland with the Autonomous Rover vehicle that his boot camp produced. He also was given a full paid scholarship to Boise State Univ in Idaho to get his advanced degree based on tailoring this Robotic Vehicle to their Science Missions. NASA Mike is an international Lecturer and has spoken on all 7 continents including the North and South Poles.

ABSTRACT 
This talk will be about some of the exciting COOL SPACE adventures that NASA Mike has had, which have included students and teachers. These expeditions have included the High Polar Regions and exotic places all over the Earth. Generally the expedition is a special NASA scientific and engineering mission, but the non-NASA persons are able to make significant contributions as well as to learn things that are in-line with what they are studying in school. This talk may encourage you to be more adventurous.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Saindo um pouco de dentro da caixa: participando de um simpósio de filosofia da mente

Mente e máquina. Os computadores, algum dia, poderão pensar ?
Essa palestra eu consegui entender!
Mente e psicanálise.
Falando sobre consciência.

Não é fácil acompanhar o raciocínio filosófico.
Tecnologia e o sentido da vida - estamos sendo dominados pelas nossas próprias criações.
Nessa semana que passou, participei do I Simpósio Nacional de Filosofia promovido pela livraria Paulus em parceria com a FCF, UFCE e UECE (ver notícia aqui). Foi um momento de sair um pouco do objetivismo da engenharia e entrar um pouco nos meandros filosóficos que envolvem a mente, o conceito de mente, o livre arbítrio, tecnologia e sociedade,. Descobri, para citar um exemplo simples, que existe a filosofia da tecnologia.

Alguns tópicos foram muito difíceis de acompanhar (ex: os conceitos do naturalismo biológico de John Searle ou o epifenomenalismo), assim, descobri um pouco mais sobre o tamanho da minha ignorância filosófica. Outros temas, mais próximos da tecnologia e dos "mecanismos" (acho que esse termo é cada vez mais impróprio nesse caso) biológicos do funcionamento do cérebro, foram mais tranquilos.

As conferências de abertura, "O Cérebro e o Robô" - Dr. João de Fernandes Teixeira (UFScar - lattes aqui), e "Balanço dos problemas subjacentes à filosofia da mente" - prof. Dr. Manfredo Araújo de Oliveria (UFC - lattes aqui), foram muito interessantes. Para minha alegria, constatei que a filosofia precisa da ciência, hoje não é possível fazer filosofia sem que esta dialogue com a ciência e que a filosofia pode ser um "prolongamento" da ciência. É bom sair um pouco da zona de conforto e descobri que o mundo é um pouco maior e mais complexo do que estamos habituados a viver.

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Crime ambiental da mineradora Samarco: rio morto

Peixes mortos no que era o Rio Doce. Fonte aqui.

Quase que por definição, um rio traz e sustenta a vida. O Egito Antigo (e o atual) existe por causa do rio Nilo. As primeiras civilizações em todo o mundo surgiram às margens de grandes rios. Sem água doce, a vida humana não é possível. O crime ambiental causado pelo rompimento de duas barragens da mineradora Samarco está levando um rio importante à morte. O Rio Doce está morto. Vários outros rios da região também estão muito contaminados.

Trecho de uma notícia recente:
Um Rio Doce completamente contaminado e morto. É o que aponta resultado de análises laboratoriais de amostras da água do rio encomendadas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Baixo Guandu. Foi detectada, na onda de rejeitos das barragens rompidas em Mariana, a presença de partículas de metais pesados como chumbo, alumínio, ferro, bário, cobre, boro e até mesmo mercúrio.
Fonte aqui. E mais outra:
Os danos ambientais com o rompimento das barragens ultrapassam as fronteiras de Minas Gerais. Ao atingir o Rio Doce, a lama afetou dezenas de cidades no Leste de Minas e Espírito Santo.
O Rio Doce abastece dez cidades em Minas e no Espírito Santo, e cinco delas estão com a captação de água suspensa. Há trechos do rio onde os peixes estão morrendo.
O rompimento das barragens de Santarém e Fundão despejou 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério e água no vale onde estão alguns distritos como Bento Rodrigues, o mais afetado, Camargos, Paracatu de Baixo e Ponte do Gama.
A previsão é que a lama chegue ao Espírito Santo no início da semana que vem.
Fonte aqui.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

"Acidente" em Bento Rodrigues (Mariana): crime ambiental.

Rio Doce já sofrendo as consequências do crime ambiental. Fonte aqui.

Se até a Míriam Leitão escreve que
"Não é inesperado o que aconteceu em Mariana. Primeiro, pelos alertas dados pelo Ministério Público de Minas Gerais e por especialistas; segundo, porque a mineração é uma atividade altamente agressiva e de elevado risco ambiental. A Vale está fazendo furos e deixando rejeitos em Minas Gerais há 70 anos. Não pode, diante de um desastre dessa proporção, soltar uma nota lacônica como se não fosse sua obrigação agir imediatamente." - fonte aqui.

Se não é "inesperado", o que aconteceu em Mariana (e está afetando uma extensa área e muitos rios da região), é, no mínimo, um muito grave crime ambiental. Aparentemente, o que se está tentando fazer majoritariamente é "salvar" a imagem dos culpados (governo incluído por falta de fiscalização) e esconder o máximo possível os sérios danos ambientais e humanos causados pelo rompimento da barreira. Até quando vamos permitir que esses "acidentes" ocorram sem uma punição? Esse é o preço do progresso? Não, esse é o preço pago por muitos pela ganância de alguns, omissão de outros e ignorância de quase todos.

domingo, 8 de novembro de 2015

A quase 50 anos: "Pacto das Catacumbas"


Nesses tempos de crise no Vaticano (ver aqui), vale a pena conhecer o não tão famoso, mas importante "Pacto das Catacumbas".

-------------------------------------------------
No dia 16 de novembro de 1965, há 47 anos, poucos dias antes do encerramento do Vaticano II, cerca de 40 padres conciliares celebraram uma Eucaristia nas Catacumbas de Domitila, em Roma, pedindo fidelidade ao Espírito de Jesus. Depois dessa celebração, assinaram o "Pacto das Catacumbas".

O documento é um desafio aos "irmãos no Episcopado" a levar adiante uma "vida de pobreza", uma Igreja "serva e pobre", como sugerira o Papa João XXIII.

Os signatários – entre eles muitos brasileiros e latino-americanos, embora muitos outros aderiram ao pacto mais tarde – se comprometiam a viver em pobreza, a renunciar a todos os símbolos ou privilégios do poder e a pôr os pobres no centro do seu ministério pastoral. O texto teve uma forte influência sobre a Teologia da Libertação, que surgiria nos anos seguintes.

Um dos signatários e propositores do pacto foi Dom Helder Câmara.

Eis o texto.

Pacto das Catacumbas da Igreja serva e pobre

Nós, Bispos, reunidos no Concílio Vaticano II, esclarecidos sobre as deficiências de nossa vida de pobreza segundo o Evangelho; incentivados uns pelos outros, numa iniciativa em que cada um de nós quereria evitar a singularidade e a presunção; unidos a todos os nossos Irmãos no Episcopado; contando sobretudo com a graça e a força de Nosso Senhor Jesus Cristo, com a oração dos fiéis e dos sacerdotes de nossas respectivas dioceses; colocando-nos, pelo pensamento e pela oração, diante da Trindade, diante da Igreja de Cristo e diante dos sacerdotes e dos fiéis de nossas dioceses, na humildade e na consciência de nossa fraqueza, mas também com toda a determinação e toda a força de que Deus nos quer dar a graça, comprometemo-nos ao que se segue: 

1) Procuraremos viver segundo o modo ordinário da nossa população, no que concerne à habitação, à alimentação, aos meios de locomoção e a tudo que daí se segue. Cf. Mt 5,3; 6,33s; 8,20.

2) Para sempre renunciamos à aparência e à realidade da riqueza, especialmente no traje (fazendas ricas, cores berrantes), nas insígnias de matéria preciosa (devem esses signos ser, com efeito, evangélicos). Cf. Mc 6,9; Mt 10,9s; At 3,6. Nem ouro nem prata.

3) Não possuiremos nem imóveis, nem móveis, nem conta em banco, etc., em nosso próprio nome; e, se for preciso possuir, poremos tudo no nome da diocese, ou das obras sociais ou caritativas. Cf. Mt 6,19-21; Lc 12,33s. 

4) Cada vez que for possível, confiaremos a gestão financeira e material em nossa diocese a uma comissão de leigos competentes e cônscios do seu papel apostólico, em mira a sermos menos administradores do que pastores e apóstolos. Cf. Mt 10,8; At. 6,1-7.

5) Recusamos ser chamados, oralmente ou por escrito, com nomes e títulos que signifiquem a grandeza e o poder (Eminência, Excelência, Monsenhor...). Preferimos ser chamados com o nome evangélico de Padre. Cf. Mt 20,25-28; 23,6-11; Jo 13,12-15.

6) No nosso comportamento, nas nossas relações sociais, evitaremos aquilo que pode parecer conferir privilégios, prioridades ou mesmo uma preferência qualquer aos ricos e aos poderosos (ex.: banquetes oferecidos ou aceitos, classes nos serviços religiosos). Cf. Lc 13,12-14; 1Cor 9,14-19.

7) Do mesmo modo, evitaremos incentivar ou lisonjear a vaidade de quem quer que seja, com vistas a recompensar ou a solicitar dádivas, ou por qualquer outra razão. Convidaremos nossos fiéis a considerarem as suas dádivas como uma participação normal no culto, no apostolado e na ação social. Cf. Mt 6,2-4; Lc 15,9-13; 2Cor 12,4.

8) Daremos tudo o que for necessário de nosso tempo, reflexão, coração, meios, etc., ao serviço apostólico e pastoral das pessoas e dos grupos laboriosos e economicamente fracos e subdesenvolvidos, sem que isso prejudique as outras pessoas e grupos da diocese. Ampararemos os leigos, religiosos, diáconos ou sacerdotes que o Senhor chama a evangelizarem os pobres e os operários compartilhando a vida operária e o trabalho. Cf. Lc 4,18s; Mc 6,4; Mt 11,4s; At 18,3s; 20,33-35; 1Cor 4,12 e 9,1-27.

9) Cônscios das exigências da justiça e da caridade, e das suas relações mútuas, procuraremos transformar as obras de "beneficência" em obras sociais baseadas na caridade e na justiça, que levam em conta todos e todas as exigências, como um humilde serviço dos organismos públicos competentes. Cf. Mt 25,31-46; Lc 13,12-14 e 33s.

10) Poremos tudo em obra para que os responsáveis pelo nosso governo e pelos nossos serviços públicos decidam e ponham em prática as leis, as estruturas e as instituições sociais necessárias à justiça, à igualdade e ao desenvolvimento harmônico e total do homem todo em todos os homens, e, por aí, ao advento de uma outra ordem social, nova, digna dos filhos do homem e dos filhos de Deus. Cf. At. 2,44s; 4,32-35; 5,4; 2Cor 8 e 9 inteiros; 1Tim 5, 16.

11) Achando a colegialidade dos bispos sua realização a mais evangélica na assunção do encargo comum das massas humanas em estado de miséria física, cultural e moral - dois terços da humanidade - comprometemo-nos:

a participarmos, conforme nossos meios, dos investimentos urgentes dos episcopados das nações pobres;
a requerermos juntos ao plano dos organismos internacionais, mas testemunhando o Evangelho, como o fez o Papa Paulo VI na ONU, a adoção de estruturas econômicas e culturais que não mais fabriquem nações proletárias num mundo cada vez mais rico, mas sim permitam às massas pobres saírem de sua miséria.
12) Comprometemo-nos a partilhar, na caridade pastoral, nossa vida com nossos irmãos em Cristo, sacerdotes, religiosos e leigos, para que nosso ministério constitua um verdadeiro serviço; assim:

esforçar-nos-emos para "revisar nossa vida" com eles;
suscitaremos colaboradores para serem mais uns animadores segundo o espírito, do que uns chefes segundo o mundo;
procuraremos ser o mais humanamente presentes, acolhedores...;
mostrar-nos-emos abertos a todos, seja qual for a sua religião. Cf. Mc 8,34s; At 6,1-7; 1Tim 3,8-10.
13) Tornados às nossas dioceses respectivas, daremos a conhecer aos nossos diocesanos a nossa resolução, rogando-lhes ajudar-nos por sua compreensão, seu concurso e suas preces.

Ajude-nos Deus a sermos fiéis.
-------------------------------------------------

Fonte aqui. Para saber mais aqui e aqui.

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Divulgando: IV Torneio Rápido - Amigos do CEFS



IV Torneio Rápido - Amigos do CEFS
 7 Nov, 15:00h - 19:00h
 Centro Enxadrístico Fred Saboya,Fortaleza-CE
 Av. Barão de Studart, 2360 (13ºandar, sala 1302)
Click aqui para fazer sua inscrição agora!

Data : 07 de novembro de 2015
Local : Centro Enxadrístico Fred Saboya
Endereço : Av. Barão de Studart, 2360 (13ºandar, sala 1302)
Organização : Federação Cearense de Xadrez
Arbitragem: Claudia Aquino

Forma de disputa:
  • Sistema Suíço em 5 rodadas
  • Cadência 1: Relógios digitais: 15min + 5seg 
  • Cadência 2: Relógios analógicos: 20 minutos 
  • Desempate: 
  1. Confronto Direto 
  2. Buchholz c/ corte do pior resultado 
  3. Buchholz total 
  4. Sonneborn-Berger 
  5. Número de Vitórias
Programação: 07/novembro/2015 :
 * 14:20 - Abertura e Congresso Técnico
 * 14:30 - 1ª Rodada e demais sucessivamente.

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Amplificação e distorção

Na prática, um amplificador nunca é inteiramente linear. 
Em uma primeira aproximação, quase sempre desprezamos os efeitos não lineares presentes em um amplificador de sinal. Quando o sinal de entrada é grande, pode ocorrer uma saturação no sinal amplificado. Essa saturação pode ocorrer tanto nos picos positivos quantos nos picos negativos, ou em ambos. Assim, um sinal puramente senoidal acabará por apresentar harmônicas de 2a., 3a., 4a, ou de ordens superiores. O exemplo abaixo (feito no Scilab e não em um simulador de circuitos eletrônicos - Pspice, por exemplo) ilustra esse fenômeno.

"Problema" do amplificador: saturação tanto nos ciclos positivos quantos nos ciclos negativos. Curva de ganho do amplificador:

Sinal de entrada e de saída:
Sinal de /entrada, sinal de saída "achatado".
Espectros do sinal de entrada:


Espectro do sinal de saída - distorção harmônica:

Notar que, para este exemplo, só temos harmônicas ímpares - porque?.
Código Scilab (para não sair da tradição, segue código sem comentários):

///////// distorção harmônica
function u = fu(xx)
    u = (1-exp(-xx))./(1+exp(-xx));
endfunction

close; close; close; close; clc;

xt = -5:0.01:5;
xu = fu(xt);

dt=0.001;
t=0:dt:(1-dt);
tamt = max(size(t));
s=0.5*sin(6*2*%pi*t) + 0.001*rand(1,tamt,'n');

sa = fu(8*s);

figure;
plot(t,s,t,sa);  xgrid;
title('Sinal de entrada e sinal amplificado e com distorção');

figure; plot(xt,xu); xgrid;
title('Ganho do amplificador');
xlabel('Sinal de entrada');
ylabel('Sinal de saida');

fq = 1:max(size(t)); fq = fq - 1; fq = fq / tamt; fq = fq/dt;
sf = 2*abs(fft(s))/tamt; sf = 20*log10(sf + 1e-10);
saf = 2*abs(fft(sa))/tamt; saf = 20*log10(saf + 1e-10);
mt = round(tamt/10);

figure; plot(fq(3:mt),sf(3:mt),6,sf(7),'rx');
xlabel('frequência'); ylabel('Amp. (log)');

figure; plot(fq(3:mt),saf(3:mt));
fpicos = fq(7:12:70);
apicos = saf(7:12:70);
plot(fpicos,apicos,'rx');
xlabel('frequência'); ylabel('Amp. (log)');