terça-feira, 5 de novembro de 2013

Procurando fósseis? Vá ao Cariri!


Localizado no sul do Estado do Ceará, o Geopark Araripe faz parte de uma peculiar região denominada de Cariri, região com verde exuberante em meio ao semi-árido nordestino do Brasil. Em seu território possui um determinado número de sítios geológicos e paleontológicos, selecionados conforme suas características para a história da terra e relevância científica, estes locais são chamados de Geossítios (para saber mais e fonte click aqui). 

A cidade de Santana do Cariri é conhecida como a capital cearense da paleontologia. O título cai muito bem a esse município do sul do Ceará, localizado na base da chapada do Araripe, região de importante valor paleontológico mundial: lá há um fóssil para cada dois habitantes.

Mas não é pela quantidade que a região leva fama, e sim pela qualidade. Nesse território afloram rochas do período Cretáceo (de 145 milhões a 65 milhões e 500 mil anos atrás) que revelam fósseis em excelente estado de conservação, como esqueletos de animais intactos e até suas partes moles. Esse grau de preservação deve-se ao fato de os animais terem sido soterrados em um processo muito rápido por meio da deposição de um mineral chamado calcita, que forma uma espécie de cimento em rochas sedimentares (para saber mais e fonte click aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário