Foto "original" aqui. |
A primeira conferência Solvay, 1911. Fonte aqui. |
Solvay. |
De 1870 a 1880, Solvay promoveu a expansão global da empresa. As fábricas foram criadas na Bélgica, França, Inglaterra, Alemanha, Rússia e Estados Unidos. Ernest Solvay supervisionou a organização e desenvolvimento deste império industrial com uma visão notável. Por exemplo, ele foi um dos primeiros a fazer uso industrial de eletrólise.
A paixão de Solvay pela ciência foi novamente expressa em 1911, quando ele organizou uma reunião em Bruxelas com a maior parte dos mais famosos físicos e químicos da época. Entre os participantes estavam Marie Curie, Albert Einstein, Max Planck, Ernest Rutherford, Henri Poincaré, Maurice de Broglie, A. Sommerfeld, J. H. Jeans e P. Langevin. Este foi o nascimento da Conselho Internacional de Física Solvay (Solvay international physics council), que ocorreu 20 vezes entre 1911 e 1991, reunindo alguns dos mais brilhantes cientistas do mundo.
Solvay morreu em 1922 com a idade de 83 anos. Um total de 24 Conferências Solvay de Física e 22 Conferências Solvay em Química foram realizadas, a maioria delas em Bruxelas, de acordo com a tradição iniciada por Lorentz.
Fontes e para saber mais sobre Ernest G. J. Solvay (1838 – 1922) e suas conferências, click aqui ou aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário