Imagem artística do exoplaneta Proxima Centauri b. |
Com um diâmetro de cerca de 1,3 vezes o da Terra, Proxima Centauri b tem uma massa aproximadamente ligeiramente maior (1,07) que a massa da Terra e é considerado um dos exoplanetas mais promissores para futuras pesquisas sobre vida extraterrestre. Ele orbita sua estrela-mãe a uma distância de cerca de 7 milhões de quilômetros, o que significa que está na chamada "zona habitável", onde as condições climáticas poderiam ser propícias à existência de água líquida na superfície. No entanto, ainda se desconhece muito sobre o clima e a atmosfera desse exoplaneta.
Além disso, recentes estudos sugerem que Proxima Centauri b pode ter sido afetado por perturbações gravitacionais de outro exoplaneta na mesma sistema, o que pode ter impactado a estabilidade de sua órbita e possivelmente afetado suas condições habitáveis. No entanto, muito ainda precisa ser investigado e compreendido sobre esse exoplaneta, o que torna sua descoberta uma das mais emocionantes e promissoras da história da astronomia.
Obs: alfa Centauro, a estrela mais brilhante da constelação de Centauro, é composto por 3 estrelas: duas bem semelhantes ao Sol e mais a anã vermelha Proxima Centauri.
Nenhum comentário:
Postar um comentário