segunda-feira, 20 de junho de 2022

As mais distantes galáxias do Universo

 

HD1 - galáxia muito distante, talvez a mais distante já encontrada.

HD1 é uma suposta galáxia de alto desvio para o vermelho e foi considerada, em abril de 2022, a galáxia mais antiga e mais distante já identificada no universo observável, visto que foi apenas cerca de 330 milhões de anos após o Big Bang 13,8 bilhões de anos atrás, uma distância de viagem da luz de 13,5 bilhões de anos-luz da Terra e, devido à expansão do universo, uma distância atual de 33,4 bilhões de anos-luz.


GN-z11 é uma galáxia de alto desvio para o vermelho encontrada na constelação da Ursa Maior. A descoberta de 2015 foi publicada em um artigo de 2016 liderado por Pascal Oesch e Gabriel Brammer (Cosmic Dawn Center). Até a descoberta de HD1 em 2022, GN-z11 era a galáxia conhecida mais antiga e mais distante já identificada no universo observável, tendo um desvio para o vermelho espectroscópico de z = 11,09, o que corresponde a uma distância adequada de aproximadamente 32 bilhões de luz -anos (9,8 bilhões de parsecs).

O nome do objeto é derivado de sua localização no campo de galáxias GOODS-Norte e seu alto número de redshift cosmológico (GN + z11). Observa-se como existia há 13,4 bilhões de anos, apenas 400 milhões de anos após o Big Bang; como resultado, sua distância às vezes é inadequadamente relatada  como 13,4 bilhões de anos-luz, sua distância medição de distância de viagem de luz.

A galáxia tem um redshift tão alto que sua distância de diâmetro angular é realmente menor do que a de algumas galáxias com redshift menor. Isso significa que a razão entre seu tamanho angular e seu tamanho em anos-luz é maior. Se você vir a animação ou qualquer imagem do GN-z11, você a verá em vermelho. Isto é devido ao desvio para o vermelho da luz. Quanto mais distante está a fonte de luz, mais vermelha ela aparece.

Fonte: aqui e aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário