Sobre a obra. Na contracapa do livro nós lemos:
De onde viemos? Quem somos? Para onde vamos? Você é realmente livre em suas escolhas? É justo submetermos os animais a sofrimentos para o avanço da ciência? O que é moral e ética e como lidamos com estes princípios atualmente?
Em 50 ideias de filosofia que você precisa conhecer, parte da premiada série inglesa 50 Ideias, o professor
Ben Dupré ensaia respostas para estas indagações, com base na vasta tradição filosófica.
Apoiado nos pensamentos de clássicos da antiguidade, como Platão e Aristóteles; de grandes autores modernos, como Kant e Hegel; e até de filósofos do século XX, como Karl Popper, ele introduz de maneira clara e concisa algumas das ideias mais influentes já criadas pelo homem.
Alguns dos temas tratados:
- Questões de Conhecimento (O Cérebro em uma cuba; o mito da caverna; ... )
- A Mente Importa (A questão mente-corpo; Como é ser um morcego; ... )
- Ética (A guilhotina de Hume; A carne de um homem; A teoria do comando divino; ...)
- ( ... )
- Religião (O argumento do desígnio; O argumento cosmológico; ...)
- Política, Justiça e Sociedade (Liberdade Positiva e Negativa; O princípio da diferença; ...)
--------------------------------------
--------------------
----------
“Imagine que um ser humano foi submetido a uma cirurgia por um cientista do mal. O cérebro da pessoa foi retirado do corpo e colocado numa cuba com nutrientes que o mantêm vivo. As terminações nervosas foram conectadas a um supercomputador científico que faz com que a pessoa tenha a ilusão de que tudo está perfeitamente normal. Parecem existir pessoas, objetos, o céu etc.; mas, na verdade, tudo o que a pessoa experimenta é resultado de impulsos eletrônicos que viajam do computador para as terminações nervosas.”
Um cenário de pesadelo, de ficção científica? Talvez, mas claro que é exatamente isso que você diria se fosse um cérebro dentro de uma cuba! O seu cérebro pode estar numa cuba, e não dentro de um crânio, mas tudo que você sente é exatamente igual ao que sentiria se estivesse vivendo num corpo de verdade no mundo real. O mundo à sua volta – sua cadeira, o livro em suas mãos, as suas próprias mãos –, todo ele é parte de uma ilusão, pensamentos e sensações introduzidos no seu cérebro sem corpo pelo computador superpoderoso do cientista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário