Algumas vezes, a realidade pode ser muito dura e desafiadora. Diante dessas situações algumas pessoas podem simplesmente tentar negar as evidências e a realidade. Podemos definir negacionismo como sendo a escolha de negar a realidade como forma de escapar de uma verdade desconfortável. Trata-se da recusa em aceitar uma realidade empiricamente verificável.
A ciência é a melhor ferramenta que temos para conhecer o mundo natural, suas relações e funcionamento, seja em relação ao Cosmos, aos seres vivos, à geologia, química, ou qualquer outra área. É com conhecimento científico que conseguimos criar tecnologias e melhorar a vida das pessoas.
O negacionismo científico procura negar fatos ou descobertas científicas sem apresentar provas ou argumentos válidos. Um exemplo: as pessoas que negam o poder de cura das vacinas testadas e aprovadas por comitês científicos. Outro exemplo ainda mais explícito: o terraplanismo.
Isso não significa dizer que a ciência seja infalível ou que tudo já está devidamente explicado e conhecido. A ciência moderna não tem essa pretensão, mas se temos celulares, GPS, remédios é por causa da ciência. E se a ciência tem tanto sucesso nessas áreas, então que é consenso científico deve ser considerado como altamente provável e como verdade, pelo menos uma verdade provisória.
O cenário atual é muito desafiador. De um lado temos muitas conquistas científicas, de outro lado temos pessoas e "fake news" que negam parte dessas conquistas e do conhecimento criando confusão. A única saída para o fim, ou pelo menos para a minimização do negacionismo científico é a educação. Quanto mais educadas e instruídas, menores as chances das pessoas serem enganadas ou permanecerem no erro mesmo depois de verem evidências desse erro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário