No início de abril deste ano, quando a pandemia do novo coronavírus já era uma pandemia reconhecida no Brasil, poucos acreditavam que o número de mortos por aqui chegaria a 50 mil. A realidade é bem mais dura: em breve teremos mais de 100 mil mortos, provavelmente por volta do dia 10 de agosto esse número absurdo de mortos seja atingido. É uma demonstração prática da falência e dos erros do modelo de combate ao coronavírus adotado aqui no Brasil. Em alguns estados, entre eles o Ceará, parece que o pior já passou e o número de casos e mortes está em declínio, mas em muitos outros lugares o pico ainda não foi atingido.
Na figura abaixo temos uma comparação entre o Brasil e a Itália. A Itália cometeu um grave erro no combate à pandemia no início, foi durante criticada por isso, mas corrigiu os rumos e conseguiu conter o número de mortos. A curva de mortes na Itália, e em vários outros países da Europa, não apresenta o "platô" (muito alto) observado aqui no Brasil.
Aparentemente, o Governo Federal está "satisfeito" com esse padrão de mais de mil mortes diárias em média. E a sociedade, de forma geral, está apática e conformada com esse quadro. Até quando?!
Nenhum comentário:
Postar um comentário