quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Elaborando um projeto de pesquisa


Em geral, um projeto de pesquisa é composto dos seguintes itens obrigatórios: título, identificação do proponente ou equipe, resumo (de 300 a 500 palavras, no máximo), introdução, objetivos (geral e específicos), justificativa, revisão bibliográfica, metodologia (materiais e métodos), cronograma, custos e referências, podendo ainda incluir apêndices ou anexos. Outros itens (ex: equipe executora) podem ser acrescentados, mas acredito que os que foram citados já são suficientes para a maioria dos casos.

No projeto de pesquisa você deve descrever o que você pretende fazer, quais resultados devem ser alcançados e quais ferramentas deverão ser usadas. Para isso, é necessário estudar bem o tema, rever o que já foi publicado sobre o assunto, dando ênfase às pesquisas e publicações mais atuais e relevantes. Todas as ações, ou pelo menos as mais importantes, que serão desenvolvidas devem colocadas em uma linha do tempo, o cronograma.

O projeto de pesquisa deve ser um texto objetivo e claro, redundâncias precisam ser evitadas. O que já é bem conhecido e estabelecido na literatura pode ser referenciado, mas não precisa ser reescrito no corpo do projeto. Uma pergunta frequente: quantas páginas tem um projeto de pesquisa? Resposta: o número de páginas suficiente para "vender" o peixe, nem mais nem menos. Claro, devemos evitar os exageros: 5 ou 6 páginas me parece um número pequeno, 50 páginas é um exagero. Outros pontos e informações podem ser lidos em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário