O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) lançou o primeiro edital do curso de mestrado profissional, que será ofertado em rede por 18 instituições de todo o Brasil. São 401 vagas na modalidade semipresencial, sendo metade reservada a servidores de Institutos Federais, Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e do Colégio Pedro II. As inscrições começam no dia 8 de fevereiro e vão até 10 de março.
Idealizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o ProfEPT é coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O cronograma do edital lançado nesta segunda-feira, 16/1, prevê a divulgação do resultado para o dia 29 de maio, e o início das aulas para o mês de agosto.
As inscrições serão realizadas pelo site do Ifes, na página do processo seletivo. A taxa é de R$ 70 e será paga por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). O candidato deverá preencher um formulário eletrônico com dados pessoais, informações sobre formação acadêmica e atuação profissional. Também deverá indicar se concorre a vagas reservadas para servidores ou não, além de escolher em qual instituição pretende cursar o mestrado.
Será aplicado, no dia 9 de abril, um exame nacional de acesso, que contará com 30 questões objetivas e uma discursiva. Poderão participar da seleção pessoas que tenham diploma de curso superior ou declaração de conclusão de curso superior devidamente reconhecido (ou revalidado) por órgãos competentes do Ministério da Educação (MEC).
Quadro de vagas do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica por instituição:
INSTITUIÇÃO
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VAGAS
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IFSUL – Campus Charqueadas
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24
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IFRS – Campus Porto Alegre
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24
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IFFAR – Campus Jaguari
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24
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IFSC – Centro de Referência em Formação e EAD
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24
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IFPR – Campus Curitiba
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24
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IFSP – Campus Sertãozinho
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24
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IFFluminense – Centro de Referência
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18
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IFES – Campus Vitória
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24
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IFTM – Campus Uberaba Parque Tecnológico
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12
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IFSUDESTEMG – Campus Rio Pomba
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24
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IFGoiano – Campus Morrinhos
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20
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IFG – Campus Anápolis
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20
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IFBA – Campus Salvador
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24
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IFS – Campus Aracaju
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22
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IFPE – Campus Olinda
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18
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IFRN – Campus Mossoró
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24
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IFCE – Campus Fortaleza
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24
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IFAM – Campus Centro
|
27
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O Exame Nacional versará sobre as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica, conforme bibliografia a seguir:
- ARAÚJO, R. M. L.; RODRIGUES, D. S. Referências sobre práticas formativas em Educação Profissional: o velho travestido de novo ante o efetivamente novo. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v.36, n.2, maio/ago. 2010. Disponível em: http://www.bts.senac.br/index.php/…/article/download/218/201.
- CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Trabalho Necessário, v.3, n.3, 2005. Disponível em: http://www.uff.br/trabalhonecessar…/…/TN_03/TN3_CIAVATTA.pdf.
- MOURA, Dante Henrique. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectiva de integração. Holos, Natal, v.2, p.1-27, 2007. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/…/ind…/HOLOS/article/viewFile/11/110.
- NOSELLA, Paolo. Trabalho e perspectivas de formação dos trabalhadores: para além da formação politécnica. Revista Brasileira de Educação, v.12, n.34 jan./abr. 2007. Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a11v1234.pdf.
- RAMOS, M. N. Concepção do Ensino médio integrado. Disponível em:http://www.iiep.org.br/curriculo_integrado.pdf.
- SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Campinas, v.12, n.32, p. 52-180, jan./abr. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf.
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