A capital cearense recebe, dias 16 e 17 de dezembro, o Workshop da Pós-graduação dos Institutos Federais das Regiões Norte e Nordeste – na primeira edição, ano passado, o evento reuniu apenas os estados nordestinos. A programação acontece no campus de Fortaleza do Instituto Federal do Ceará (IFCE). O foco principal é a construção do diálogo entre gestores, como pró-reitores de pesquisa, pós-graduação e inovação, das reitorias e dos campi, coordenadores de cursos e demais atores que fazem parte do Sistema Nacional de Pós-graduação.
O workshop busca integrar os IFs destas regiões em torno do compartilhamento das ações desenvolvidas no âmbito da pós-graduação stricto sensu e da disseminação de novos conhecimentos capazes de fortalecer os programas de pós-graduação e os seus processos de avaliação. Também pretende destacar as potencialidades desses institutos, no âmbito do Sistema Nacional de Pós-graduação, bem como a sua contribuição como para o desenvolvimento científico e social.
“Esse diálogo e compartilhamento de experiências vão ser fundamentais no processo de construção e melhoria da qualidade dos cursos de mestrado e doutorado das instituições envolvidas”, resumiu Joélia Marques, pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE.
Primeiro dia
Após apresentação cultural e composição da mesa de abertura, o dia 16 reserva a palestra “O Impacto dos Institutos Federais na Pós-Graduação do Norte e Nordeste”, proferida por Priscila Lelis Cagni, coordenadora Geral de Fomento Institucional à Pós-Graduação no País – Capes. Em seguida, Mônica Silveira, gerente de Contas – Clarivate, assume a palavra com o tema “Panorama de mudanças da pesquisa no Brasil”.
No período da tarde, ocorre o momento “Troca de experiências: Potencialidades e parcerias da pós-graduação dos Institutos Federais do Norte e Nordeste”, com participação dos pró-reitores dos Institutos Federais do Norte e Nordeste. Logo depois, a programação prevê mesa redonda “Impacto de caráter inovador e a relação com os programas de pós-graduação stricto sensu”, comandada por Márcio Ramos de Oliveira, coordenador-geral de Promoção à Inovação e ao Transbordamento do Conhecimento em CT&I – CNPq.
Segundo dia
No dia 17, pela manhã, a programação traz duas mesas-redondas. A primeira será “Impacto social e extensão na pós-graduação stricto sensu: experiências e partilhas”, que terá à frente Maria Anezilany Gomes do Nascimento, pró-reitora de Extensão da Uece, e Rogério de Mesquita Teles, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFMA. A segunda terá o tema “Contribuições da Pós-graduação dos Institutos Federais na formação de recursos humanos para educação profissional e tecnológica”, com Simone Medeiros, coordenadora da Política Nacional de Formação de Profissionais para a EPT - SETEC/MEC.
A tarde começa com a palestra “O processo de avaliação dos Programas de Pós-graduação Stricto sensu no Brasil - perspectivas atuais e visão futura”, proferida por Antônio Gomes de Souza Filho, diretor de Avaliação – Capes. A última palestra da programação vem logo em seguida, “Indicações para preenchimento do módulo destaque para o quadriênio 2021-2024”, com Clemilson Marques Batista, consultor de avaliação stricto sensu. Nova apresentação cultural marcará o encerramento do evento.
Fonte: Luís Carlos de Freitas - Reitoria. Link: ifce-notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário