terça-feira, 4 de julho de 2023

Um pouco da filosofia japonesa.

 

Os seguintes conceitos japoneses podem nos levar a uma vida mais plena e satisfatória. São eles:

  • Wabi-Sabi: é uma estética e filosofia japonesa que valoriza a beleza da imperfeição, simplicidade e transitoriedade. Ele reconhece a beleza nas coisas modestas, antigas, rústicas e imperfeitas. Wabi-sabi celebra a autenticidade e a aceitação da natureza mutável da vida. Encontre paz na imperfeição.
  • Kaizen: é um termo que significa "melhoria contínua". É uma filosofia de negócios e um método que visa alcançar melhorias incrementais em processos, produtos e serviços. O kaizen enfatiza a participação de todos os membros de uma organização na busca constante por melhorias, incentivando pequenas mudanças graduais em vez de grandes transformações abruptas. Podemos buscar melhorar todos os aspectos de nossa vida, mesmo que sejam melhorias incrementais.
  • Ikigai: é um conceito que se refere ao propósito e significado da vida. É uma combinação entre aquilo que amamos, no que somos bons, no que o mundo precisa e no que podemos ser remunerados. Ikigai representa a busca por uma vida equilibrada, significativa e gratificante, encontrando a interseção desses quatro elementos. O que lhe faz levantar todos os dias?
  • Oubaitori: a arte de não ficar se comparando com os outros é a filosofia oubaitori que é complementar ao ikigai. Uma forma de valorizar e acessar suas capacidades únicas. Afinal, ficar fazendo comparações não leva a lugar algum e é apenas um gasto de energia que poderia ser redirecionado para seus próprios talentos. Somos únicos, não existem duas pessoas exatamente iguais.
  • Gamã: é uma expressão japonesa que pode ser traduzida como "aceitar a situação com paciência e perseverança". Refere-se à capacidade de suportar dificuldades, desafios e adversidades sem queixas, mantendo a compostura e a resiliência diante das circunstâncias. Mantenha-se firme diante das adversidades.
  • Shikata ga nai: ou "não há outra opção" é um termo usado para expressar uma atitude de resignação diante de uma situação que está além do controle pessoal. É uma forma de aceitar a realidade e seguir em frente, mesmo que não seja possível mudar a situação.Não temos o controle de tudo, mas podemos ter controle sobre nossas reações.

Esses conceitos japoneses têm sido amplamente discutidos e adotados em diferentes contextos, tanto no Japão quanto internacionalmente, como fontes de inspiração e reflexão para alcançar uma vida mais equilibrada, encontrar beleza na imperfeição, promover melhorias graduais, buscar propósito e lidar com desafios e adversidades de forma resiliente.

Você já conhecia esses conceitos? Gostou? Diga aí nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário