quarta-feira, 9 de março de 2016

Razões para seu artigo ser rejeitado


Em geral, para um artigo científico ("paper") ser aceito ele precisa trazer, no entendimento dos avaliadores, alguma contribuição para o estado da arte ou ser uma boa revisão bibliográfica sobre um determinado assunto de grande interesse da comunidade acadêmica. O artigo precisa estar bem escrito, a linguagem deve ser formal, concisa e elegante. As análises e os resultados devem ser claros, e as conclusões não podem ir além do que os dados sugerem. Conseguir tudo isso em poucas páginas não é trivial. Claro, os aspectos puramente formais (formatação e numeração das páginas, figuras, tabelas, referências) do artigo devem estar em sintonia com o que é exigido pelo periódico ou pelo evento. Quase sempre existe algum template (modelo) que deve ser seguido.

Dito isso, o que faz com que um artigo seja rejeitado? Veja o que diz Peter Thrower (PhD, é Editor-in-Chief de Carbon, a revista internacional da American Carbon Society e professor emérito de Ciências e Engenharia de Materiais da Universidade Penn State):
  1. It fails the technical screening (e.g. figures or references are not complete). 
  2. It does not fall within the Aims and Scope of the journal. 
  3.  It's incomplete (e.g. article contains observations but is not a full study). 
  4. The procedures and/or analysis of the data is seen to be defective (e.g. the study lacks clear control groups or other comparison metrics). 
  5. The conclusions cannot be justified on the basis of the rest of the paper. 
  6. It's simply a small extension of a different paper, often from the same authors. 
  7.  It's incomprehensible (e.g. the language, structure, or figures are poor). 
  8. It's boring.

Versão detalhada aqui. Mais dicas de como escrever um artigo científico aqui. Mais "razões" para rejeição aqui. Postagem sobre o mesmo tema aqui no blog: Alfanumericus - Artigo rejeitado! E agora?

Um resumo gráfico:

Nenhum comentário:

Postar um comentário