quinta-feira, 2 de abril de 2015

Porque é que os pés dos pinguins não congelam? O que é a teoria do caos? E outras perguntas curiosas.


No "Saberás Tu..." (do site "Ciência Viva" de Portugal) temos muitas questões curiosas que são respondidas de forma séria por pesquisadores portugueses. Dois exemplos:

Tocar numa planta afecta o seu crescimento?
Plantas que são tocadas regularmente crescem menos e florescem mais tarde. Este fenómeno é a muito tempo conhecido dos biólogos mas só agora ficamos a saber porquê: Nas plantas que são tocadas, aumenta a expressão de um gene e as hormonas vegetais responsáveis pelo crescimento (chamadas giberelinas) são desactivadas. Ou seja, as plantas tocadas têm menos hormonas vegetais do crescimento e por isso crescem menos. Um aspecto muito interessante é que as plantas que são tocadas regularmente têm um crescimento retardado mas são mais resistentes a doenças.

Resposta de Maria João Pimenta Lange
Investigadora e Docente no Instituto de Biologia Vegetal, Universidade de Braunschweig, Alemanha.
Publicado no Jornal i em 1/04/2015.

O que é a teoria do caos?
Imagine que a população de uma determinada cidade não cresce de uma forma constante a sua taxa de crescimento depende do número de habitantes nesse momento. Este sistema pode ser descrito de forma simples por uma lei matemática. Este é um exemplo, de muitos possíveis, de um sistema que exibe comportamentos muito complexos e irregulares. Condições iniciais muito próximas podem conduzir a resultados muito díspares ou seja, pequenas alterações de estado são rapidamente amplificadas (o chamado efeito borboleta). Isto limita no tempo a nossa capacidade de previsão, mesmo dispondo de uma teoria exacta. A teoria do caos tem aplicações em diversas áreas, como a física, a meteorologia e a biologia, por exemplo.

Resposta de Ana Nunes
Departamento de Física e BioISI - Instituto de Biossistemas e Ciência Integrativa, Faculdade de Ciências - Universidade de Lisboa.
Publicado no Jornal i em 11/03/2015.

*** Link para outras perguntas aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário