Divulgando, fonte: Xadrezdiario.      
Na Assembléia Geral da FIDE 2010 realizada em Khanty-Mansiysk, foram  aprovadas mudanças que terão efeito em competições válidas para Rating  FIDE que se iniciarem a partir de 1º de julho de 2011. O Regulamento de  Rating FIDE teve algumas alterações interessantes, direcionadas para o  jogador “Unrated”- UR. Em seu primeiro torneio válido para rating FIDE,  se o jogador UR (sem rating FIDE) não pontuar contra jogador com rating  FIDE, ou não tiver enfrentado pelo menos 3 jogadores com rating FIDE,  seu escore será desconsiderado para efeito de cálculo do rating inicial.  Todavia, nos eventos subsequentes, seus escores (inclusive zero pt) ou  partidas com menos de 3 jogadores, com rating FIDE, passam a ser  acumulados para formação do seu rating inicial. O chamado bloco  unitário, que consiste em única partida jogada no torneio contra jogador  com rating FIDE, será aceito a partir do segundo evento.    
Se o jogador UR fizer mais de 50% dos pontos possíveis em 9 ou mais  partidas, o seu rating inicial será igual ao rating médio dos  adversários acrescido de 15 pontos, a cada meio ponto que fizer a mais  de 50% dos pontos. Exemplo: se o UR fizer 5 pontos em 9 partidas contra  adversários com rating médio igual a 2200, o cálculo do seu rating  inicial [R(u)] será: R(u) = 2200 + 15 = 2215. Outra novidade é a  relativa ao coeficiente (k) para efeito de cálculo de rating de novos  jogadores (enquanto não tenham completado 30 partidas). O coeficiente k  será igual a 30 (ao invés de 25), o que implica em maior alavancagem.
Autor: AI Antonio  Bento é Vice Presidente Técnico da CBX, Árbitro Categoria A,  representante da FIDE América nas Comissões FIDE (QC e SPP). Primeiro  “Lecturer” FIDE a ministrar seminários em língua portuguesa.

Nenhum comentário:
Postar um comentário