sexta-feira, 31 de março de 2017

Qualis: algumas informações

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Rita de Cassia Barradas Barata, diretora de Avaliação (Foto: Haydée Vieira - CCS/CAPES)

Para quem faz um mestrado ou doutorado, é bom saber.

A edição de nº 30 da Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG), traz como destaque o artigo “Dez coisas que você deveria saber sobre o Qualis”, assinado pela diretora de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Rita de Cássia Barradas Barata. O texto trata de dez pontos essenciais para se compreender o Qualis Periódicos e, assim, dirimir as dúvidas frequentemente apresentadas aos coordenadores de área por editores científicos, docentes e alunos de programas de pós-graduação (fonte aqui).

Mais dois artigos na mesma edição da revista sobre o mesmo tempo (ver aqui):
  • O Qualis Periódicos e sua utilização nas avaliações. Nei Yoshihiro Soma, Alexandre Donizeti Alves, Horacio Hideki Yanasse.
  • Qualis: implicações para a avaliação de programas de pós-graduação das diferentes áreas do conhecimento - uma análise preliminar. André Luiz Felix Rodacki.

quinta-feira, 30 de março de 2017

Entrevista com António Nóvoa - “Se fosse brasileiro, estaria indignado com a situação da educação”

Nóvoa - fonte aqui.

António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa (Valença, 12 de dezembro de 1954) é um professor universitário português, doutor em Ciências da Educação (Universidade de Genebra) e História Moderna e Contemporânea (Paris-Sorbonne). Atualmente, é professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e reitor honorário da mesma universidade. É autor de mais de 150 publicações, entre livros, capítulos e artigos, editadas em 12 países. Foi candidato independente às eleições presidenciais de 2016, agregando vários apoios à esquerda (fonte aqui).


Em uma entrevista à Carta Educação (do site de Educação da CartaCapital), o professor e pesquisador António Nóvoa aponta alguns dos problemas enfrentados pela educação brasileira, analisando alguns pontos nevrálgicos, a falta de senso do atual governo e descompromisso da elite com a escola.

Alguns trechos:

(...)

CE: Essa falta de indignação não está relacionada ao fato das classes mais abastadas no Brasil matricularem seus filhos na escola privada, isto é, da educação pública ser um “problema” das classes mais pobres?

AN: Com certeza. Para quem vem de fora e olha para o Brasil, esse continua a ser o problema maior, o da desigualdade. É um raciocínio de vistas estreitas, de quem não percebe que não resolvemos nossos problemas se não resolvermos o problema dos outros. E as elites brasileiras são muito separadas do compromisso social. Fazem umas coisinhas filantrópicas para se justificarem, para fazerem de conta, mas não têm compromisso social nenhum. Enquanto não houver uma consciência coletiva de que o problema é de todos, o Brasil não avançará do ponto de vista da educação pública. Em Portugal, desde a revolução de 74, houve uma espécie de compromisso do país com a escola pública. Demorou 40 anos para isso acontecer, mas hoje estamos nos indicadores educacionais acima de países que investiram em educação quando éramos o último da Europa. Vejamos o Pisa, por exemplo, que é um indicador que eu não gosto muito, mas que serve para ilustrar. O Pisa tem dois indicadores: um do qual se fala muito que é classificação dos países, o ranking de qualidade, e outro do qual não se fala quase nada, que é o indicador de equidade, isto é, os países que possuem menos desigualdades educacionais. Portugal vai bem no ranking da classificação, mas, sobretudo, vai melhor no ranking da equidade. E é isso que torna um país melhor. Enquanto continuar cada um tratando de si, da escola dos seus filhos, dos seus problemas, o Brasil estará caminhando para um precipício.

 (...)

CE: Qual sua opinião sobre a reforma curricular que foi feita no Ensino Médio no Brasil que inclui o agrupamento por áreas do conhecimento, maior foco no ensino técnico, permissão para que pessoas com “notório saber” possam dar aulas, entre outros pontos?

AN: O mundo inteiro é um cemitério de reformas; reformas curriculares então nem se fala. É muito fácil fazê-las, o mais difícil é aquilo que falamos no princípio: dar as coisas básicas e simples, as condições de funcionamento para escolas, professores. Isso dito, o Ensino Médio foi um problema no mundo todo 20 anos atrás, período em que os países passaram a educação obrigatória para o final da etapa. Nesse sentido, o Brasil está bastante defasado. No que diz respeito à diminuição do currículo, sou sensível ao argumento. Acho que as escolas têm muitas coisas para ensinar. Desde o século XIX, ninguém tirou nada da escola, só meteu mais conteúdo. Sou também sensível a um segundo ponto que está na retórica da reforma que é a ideia dos percursos formativos. São argumentos importantes no sentido de tornar mais coerente o currículo e, por outro lado, permitir uma certa diferenciação da trajetória de cada. O problema dessas duas retóricas é que elas conduzem para três coisas que não estou de acordo e que, para mim, são as coisas que estão a acontecer no Brasil.

(...)

CE: E qual sua opinião sobre a adoção do “notório saber“?

AN: O programa Teachers For America, do George Bush, que recrutava pessoas de notório saber para serem professores foi um desastre porque, obviamente, ser professor não é ter notório saber em uma matéria, é muito mais complexo que isso. Tem uma dimensão social, pedagógica, cultural muito mais ampla. Aliás, há um equívoco enorme que é o de achar que a missão de um professor de matemática é ensinar matemática. Não é. A missão de um professor de matemática é formar uma criança através da matemática, o que é completamente diferente. Porque não se pode ser cidadão sem saber matemática. A cidadania implica saber matemática, português, história. Ora, não é por termos notório saber em química que seremos bons professores dessas disciplinas. Isso é acabar com a alma, com a identidade da profissão.

 (...)

  • Entrevista completa aqui.
  • Ler mais sobre esse tema aqui.

terça-feira, 28 de março de 2017

Xadrez: CCXC 2017 - Cel. Edmar Monte



CCXC 2017 - Cel. Edmar Monte 21-23 Abril
Clube dos Diários - R. E, 100 - Dunas, 
Fortaleza - CE, 60191-050 

Circuito Cearense de Xadrez Clássico 2017 – Cel. Edmar Monte

1ª Etapa

REGULAMENTO da Etapa: http://bit.ly/2molDcy

(Favor LER com atenção todo o regulamento, tanto o do Circuito como o da Etapa, e qualquer dúvida, enviar email para wsajr82@gmail.com ou whatssapp 85 9 9925.8173)

Todos os jogadores deverão estar cadastrados na CBX e em dia com a anuidade CBX 2017
Cadastramento: http://www.cbx.org.br/cadastro 
Emissão da taxa: http://www.cbx.org.br/taxas (jogadores)

Regulamento do Circuito: http://bit.ly/2mISpZm

domingo, 26 de março de 2017

Finalmente 2017.1 tem início - IFCE Campus Fortaleza


Amanhã teremos mais um início de semestre letivo no IFCE - Campus Fortaleza. O período letivo começou na semana passada com aulas somente para os calouros, amanhã teremos aulas para todos, inclusive para os alunos do mestrado.

Assim sendo, vão aí algumas dicas:
  • só faça matrícula nas disciplinas que você efetivamente disposto a estudar;
  • reservar um tempo para estudar em casa ou com os amigos - para cada hora de sala de aula, mais uma hora de estudo fora da sala;
  • planejar o seu semestre: quais disciplinas são essenciais para fazer agora (lembrar dos pré-requisitos)? 
  • para não ter problemas com disciplinas cursadas "fora da matriz curricular", escolher as que são ofertadas pelo próprio curso;
  • ir na biblioteca e fazer empréstimos dos livros usados nas disciplinas;
  • lembrar que existe a biblioteca virtual (BVU);
  • conferir que seu nome está de fato na lista de chamada, se não estiver ir na coordenação para resolver esse problema.
Outras dicas aquiaqui e aquiJuízo e bom início de semestre!

sexta-feira, 24 de março de 2017

Doutorado profissional - novas regras para mestrado e doutorado profissional



Foi publicado no DOU de 24 de março de 2017 a PORTARIA No. 389 que regulamenta mestrado e doutorado profissional no âmbito da pós-graduação stricto sensu. A Capes terá o prazo de 180 dias para regulamentar e disciplinar, por meio de portaria, a oferta, a avaliação e o acompanhamento dos programas de mestrado e doutorado profissional. O segundo artigo estabelece:
Art. 2 São objetivos do mestrado e doutorado profissional: I - capacitar profissionais qualificados para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos, visando atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho;
  • Ler na íntegra aqui.

quinta-feira, 23 de março de 2017

Terceirização: o governo e os deputados mostram a cara


Dos noticiários:
"A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (22) por 231 votos a favor, 188 contra e 8 abstenções o texto-base do projeto de lei que autoriza o trabalho terceirizado de forma irrestrita para qualquer tipo de atividade."

"O texto final aprovado, que seguirá para sanção do presidente Michel Temer, autoriza a terceirização em todas as atividades, inclusive na atividade-fim. Atualmente, jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho (TSE) proíbe terceirizar a atividade-fim da empresa. Por exemplo, um banco não pode terceirizar os atendentes do caixa."

Depois da sanção do "presidente" Michel Temer a terceirização de atividades fins será legal. Um exemplo: uma escola poderá ter 100\% dos professores contratados por meio de outras empresas. Texto aprovado (Projeto de Lei 4302/98) também aumenta de três para seis meses o tempo permitido para trabalho temporário. Uma coisa ficou evidente nessa votação: o "governo" não está com tanto poder e influência assim dentro da Câmara dos Deputados.

Terceirização - adm. econ.: forma de organização estrutural que permite a uma empresa transferir a outra suas atividades-meio, proporcionando maior disponibilidade de recursos para sua atividade-fim, reduzindo a estrutura operacional, diminuindo os custos, economizando recursos e desburocratizando a administração.

quarta-feira, 22 de março de 2017

Quanto custa um deputado federal?


Um "nobre" deputado federal custa muito, muito caro aos nossos bolsos. O salário de deputado, bastante alto para os padrões brasileiros, é apenas uma das parcelas dessa conta. A tabela abaixo mostra isso de forma muito clara:

(Dados de fevereiro de 2016)
BenefícioMédia mensalPor ano
SalárioR\$ 33.763,00R\$ 438.919,00
Ajuda de custo (1)R\$ 1.406,79R\$ 16.881,50
Cotão (2)R\$ 39.884,31R\$ 478.611,67
Auxílio-moradia (3)R\$ 1.608,34R\$ 19.300,16
Verba de gabinete para até 25 funcionáriosR\$ 92.000R\$ 1.104.000,00
Total de um deputadoR\$ 168.662,44R\$ 2.023.949,28
Total dos 513 deputadosR\$ 86.523.831,72R\$ 1.038.285.980,64
Com essa mordomia toda, como eles podem pensar em nos pobres mortais que precisam ralar muito para ganhar um salário mínimo? Eles simplesmente não têm noção do que seja passar por uma necessidade, enfrentar fila para ser atendido por algum serviço de saúde ou algo do tipo.

No final de um ano, cada deputado federal pode custar mais de dois milhões de reais! Claro que os nossos senadores não divergem muito nesse quesito de gastança de recursos. Por isso eles querem que o povo aperte os cintos e trabalhe até a velhice: para manter as mordomias deles em dia.

(1) Ajuda de custo: o valor remanescente se refere à média anual do valor dessa ajuda de custo, que é paga apenas duas vezes em 4 anos.

(2) Cotão. Valor se refere à média dos 513 deputados, consideradas as diferenças entre estados. A média não computa adicional de R\$ 1.353,04 devido a líderes e vice-líderes partidários. O Cotão inclui passagens aéreas, fretamento de aeronaves, alimentação do parlamentar, cota postal e telefônica, combustíveis e lubrificantes, consultorias, divulgação do mandato, aluguel e demais despesas de escritórios políticos, assinatura de publicações e serviços de TV e internet, contratação de serviços de segurança. O telefone dos imóveis funcionais está fora do cotão: é de uso livre, sem franquia.

(3) Auxílio-moradia. O valor indicado representa a média de gastos de acordo com o uso do benefício em cada época. Atualmente, o valor é de R\$ 4.253,00. Mas só quem não usa apartamento funcional tem direito ao benefício. Atualmente, 319 deputados ocupam os apartamentos localizados na Asa Sul e na Asa Norte.

(4) Saúde. Os deputados só são ressarcidos em serviços médicos que não puderem ser prestados no Departamento Médico (Demed) da Câmara, em Brasília.

Fonte aqui e aqui. Postagem antiga sobre esse mesmo tema aqui.

segunda-feira, 20 de março de 2017

Divulgado: Sistemas de workflows e seus modelos de implementação (Palestra)


A tecnologia de workflow como a conhecemos hoje foi objeto de pesquisas intensas na última metade da década de 90. À época, a ideia de modelar fluxos de trabalho (workflows) já vinha sendo usada em computação e em outras áreas, principalmente na automação de processos, contudo, não havia tecnologia para implementá-los em larga escala para as organizações. No inicio da década de 2000, o foco sai da tecnologia para os processos de negócios automatizados, o que tornou o problema da modelagem uma linha importante de pesquisa. Nos últimos anos, as pesquisas têm sido voltadas para intercâmbio de informações entre diferentes “engines”, big data workflows, workflows científicos, padrões de workflows, mineração de processo e integração de processos complexos. A preocupação com a consistência desses modelos fez surgir várias propostas de especificação formal. Nesta apresentação mostramos alguma concepções de modelos de workflows, sua relação com processos de negócios e uma forma de modelagem usando máquinas de estado finito.
  • Local: Sala BD1 - terceiro piso, acima do PPGCC/IFCE (3 andar do bloco de pesquisa) 
  • Data/Horário: 21/3/2017 (Terça) às 18h 
  • Palestrante: Prof. Dr. Roberto Wagner da Silva Rodrigues (Lattes aqui).
Mais informações aqui.

sábado, 18 de março de 2017

Para novos alunos de mestrado: brevíssimo guia de sobrevivência.


Fazer uma pós-graduação (mestrado ou especialização) é o sonho de muitos que conseguem concluir um curso de graduação. Porém, "fazer" uma pós não é o mesmo que cursar uma graduação. As exigências são outras: espera-se que o aluno de pós tenha suas próprias ideias, estude por que quer resolver um problema interessante e não porque vai ter uma nota no final, saiba gerenciar o tempo entre as várias atividades acadêmicas e pessoais. O prazo para concluir o trabalho também é bem menor: em geral são apenas 24 meses no caso do mestrado.

Um ponto fundamental é saber o que você vai estudar. O tema de pesquisa deve ser escolhido o mais cedo possível. Almejar algo muito difícil pode ser muito arriscado e fonte de grande frustração. Veja isso com o seu orientador. Ele não vai fazer o trabalho por você, mas pode indicar o que você estudar e as referências básicas. Aqui, talvez o mais importante seja o tempo dedicado para estudar o assunto escolhido. Em geral, muitas horas de estudos podem render boas ideias e descartar aquelas que não são tão boas assim. Ou as que já foram publicadas na literatura técnica.

Se o trabalho for experimental, deve ter certeza que todo o aparato técnico estará disponível. Causa grande insatisfação saber o que se deve fazer e não ter à mão os equipamentos necessários. Ter alguma habilidade com o aparato experimental também é muito importante. Perder horas aprendendo a usar um analisador de espectro para depois descobrir que mediu tudo errado é, no mínimo, deprimente. Se for o caso, tenha ajuda de algum colega ou um bolsista "especialista" no uso de tal equipamento.

Alguns outros pontos são rapidamente vistos na figura abaixo:


Petição: Suspender o Ministro Gilmar Mendes



"Suspenda o Ministro Gilmar Mendes por agir de forma incompatível com a honra, dignidade e decoro da sua função."

Motivo: esse ministro se mostra partidário e parcial em suas decisões. Perdeu totalmente a credibilidade e está manchando a instituição STF. Link:



Uma pequena "biografia" desse distinto ministro aqui.

quarta-feira, 15 de março de 2017

Divulgando: Ensino de Esporte Xadrez em todas as escolas públicas - IDEIA LEGISLATIVA


Sei que estamos em meio a um "governo" fraco e corrupto, com propostas que prometem estragar a aposentadoria de quase todos (os políticos estão de fora, claro), mas acredito que vale a pena apoiar essa ideia com um click:


Ensino de Esporte Xadrez em todas as escolas públicas.
Grande Mestre e Mestre de Xadrez, reconhecido pela Federação Internacional de Xadrez dariam a formação para professores, que ministrariam a as aulas no ensino fundamental e médio em todo Brasil. O xadrez é reconhecido como excelente ferramenta pedagógica que contribuiu com o aprendizado. 
Esporte barato e de fácil aprendizado. Contribui com o desenvolvimento da concentração, memória, lógica é demais atividades mentais . Nos espaços escolares poderá ser inserido com pouquíssimos investimentos financeiros. Agradeço.
Data limite para receber 20.000 apoios: 11/07/2017
Ideia proposta por REGINA RODRIGUES BONFIM - SP

  • Link para dar o apoio aqui.

Ao receber 20.000 apoios, a ideia se tornará uma Sugestão Legislativa e será debatida pelos Senadores.

domingo, 12 de março de 2017

Palestra e defesa de mestrado PPGET - 13/março



Amanhã teremos uma defesa de mestrado (mestrando Diego Braga, título do trabalho: Proposta de um demodulador GMSK não-coerente para comunicação de nanossatélites) pelo PPGET e a palestra da pesquisadora Maria de Fátima Matiello-Francisco (Lattes aqui).

terça-feira, 7 de março de 2017

Divulgando: Python Nordeste 2017



A Python Nordeste é o maior encontro da região nordeste para a comunidade Python, que ocorre anualmente em cidades do nordeste do Brasil e está na sua quinta edição.

Keynotes já confirmados:
  • Tatiana Al-Chueyr - Engenheira de Computação pela Unicamp, Tatiana começou a programar em 2002. Ela iniciou sua carreira no CTI Renato Archer, centro de pesquisas do Ministério da Ciência e Tecnologia, trabalhou na Globo.com e atualmente desenvolve aplicativos para ensino de idiomas, liderando o time de backend e DevOps do departamento CTX da multinacional Education First (EF). 
  • Fernando Masanori - Docente da FATEC São José dos Campos, adora dar aulas, graduado em Computação pelo IME-USP, mestrado pelo ITA. Desenvolveu projetos para a Cobra Tecnologia, Credicard Mastercard, PriceWaterhouse & Coopers e Itaú BankBoston. Interesses: Python, NoSQL, Pentaho, Google Technology, Facebook.
Local: os tutorais e as palestras ocorrerão na UNDB nos dias 8, 9 e 10 de junho.

Fonte e mais informações aqui.

sexta-feira, 3 de março de 2017

SBrT 2017: Call for papers!



Foram prorrogadas as datas para submissão de propostas de minicursos. Nova data: 15 de Março de 2017.

O XXXV Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais (SBrT 2017) será realizado de 03 a 06 de setembro de 2017, no Hotel Fazenda Fonte Colina Verde, em São Pedro, SP. Conhecida por suas belezas naturais, a estância turística de São Pedro está localizada a menos de 200 km da capital paulista (e a cerca de 100 km de Campinas). O ambiente da cidade é propício para um rico intercâmbio entre os participantes do simpósio. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT) e congrega anualmente especialistas da academia e da indústria com atuação de destaque no cenário nacional e internacional.

Tópicos:

Telecomunicações:
  • Antenas, Propagação e Micro-ondas 
  • Circuitos e Dispositivos de Comunicação
  •  Computação em Nuvem 
  • Comunicações e Redes Ópticas 
  • Comunicações e Redes Sem Fio 
  • Criptografia e Segurança 
  • Eletromagnetismo Aplicado 
  • Redes de Computadores 
  • Redes de Sensores 
  • Rádio Cognitivo e Redes 
  • Teoria da Informação e Codificação 
  • Teoria das Comunicações 
  • Serviços e Sistemas de Comunicações
Processamento de Sinais:

  • Amostragem Compressiva e Representações Esparsas 
  • Aprendizado de Máquina em Processamento de Sinais 
  • Filtragem Adaptativa Projeto e Implementação de Sistemas 
  • Processamento de Áudio e Fala 
  • Processamento de Imagens e Vídeo 
  • Processamento de Sinais e Imagens Biomédicas 
  • Processamento em Ciência Forense e Segurança 
  • Processamento em Geofísica e Sensoriamento Remoto 
  • Processamento de Sinais para Smart Grids 
  • Processamento de Sinais em Sistemas Mecânicos 
  • Processamento de Sinais para Big Data 
  • Teoria e Métodos de Processamento de Sinais 
  • Outras Aplicações em Processamento de Sinais e Imagens

Submissão de artigos completos e artigos de iniciação científica: 04 de abril 18 de abril de 2017. Fonte e mais informações aqui.

quinta-feira, 2 de março de 2017

Aviso: previsão de chuva forte em Fortaleza



As condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de chuva intensa, vendaval, raios e acumulados significativos de chuva em áreas do Ceará, no período entre 0h00 e 23h59 do dia 03/03/2017. Então, se puder, fique em casa e evite as ruas que sempre ficam alagadas quando chove um pouco mais forte. Fonte aqui e aqui.