sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Olhando para o céu: um pouco de astronomia!

Depois de uma pausa, afinal, nem só de xadrez e ideias flutuantes vive um blog, mais uma postagem sobre astronomia. E com temas bem diversos: a recente ocultação de Júpiter pela Lua e um buraco negro super-massivo muito agitado.

Júpiter um pouco depois da ocultação, fonte Astronomia Amadora - facebook.
Informação técnica sobre a foto:  "Nesta foto foram utilizados, um telescópio refletor de 160mm, ocular de 20mm com filtro Ir, adaptdor para câmera, câmera Benq T1460 com zoom, utilizando filtro planetário amarelo e um telescópio Vixen 110mm." Vídeo com a ocultação aqui. Para quem perdeu essa ocultação, não se desespere! Terá uma nova chance agora em 25/12/2012. Para saber mais: astronomiaamadora.com.br.


Imagem artística do de buraco negro muito ativo.
Um grupo de astrônomos detectou a maior explosão já registrada de um buraco negro. Segundo a publicação, o evento recorde alcançou uma magnitude — pelo menos — cinco vezes maior do que qualquer outra ocorrência desse tipo estudada anteriormente.

O buraco negro em questão, localizado a mais de 11,5 bilhões de anos-luz da Terra, conta com uma supermassa equivalente às massas de 1 a 3 bilhões de sóis juntos, encontrando-se no centro de um quasar — um tipo de galáxia extremamente energético e brilhante. Os astrônomos estão estudando a explosão através dos poderosos telescópios do Observatório Europeu do Sul (ESO), no Chile, medindo a velocidade e as propriedades do material expelido.

Fonte: http://www.tecmundo.com.br/.
Para saber mais: http://news.nationalgeographic.com/news/.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Eleições IFCE: resultados!


Já foram divulgados os resultados oficiais das eleições do IFCE. Virgílio Augusto Sales Araripe será o novo Reitor do IFCE (2013 - 2016). A rigor, é o primeiro Reitor eleito pela comunidade. Para os cargos de diretor geral de campus foram eleitos (ou reeleitos):
  • Dijauma Honório Nogueira - Campus de Iguatu.
  • Fernando Eugênio Lopes de Melo - Campus de Cedro.
  • Júlio César da Costa Silva - Campus de Maracanaú.
  • Moisés Mota - Campus de Fortaleza.
  • ??? - Campus de Juazeiro do Norte (o resultado deve sair ainda hoje).
As atas finais com o nome dos eleitos será enviada nesta quinta-feira, 29, ao Conselho Superior do IFCE para apreciação e homologação. A posse ocorrerá em janeiro de 2013. Parabéns aos eleitos. E muita seriedade e trabalho nas novas gestões! Fonte: notícias IFCE.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Eleições: resulado deverá ser divulgado ainda hoje.


Estão ocorrendo nesse momento as eleições para Reitor do IFCE e Diretor Geral de vários campi, inclusive para o Campus de Fortaleza. Sem dúvida, esse é um evento importante para toda a comunidade do IFCE. E não faltou emoção: até ontem não era certeza se teríamos ou não urnas eletrônicas.

Podem votar na consulta 21.258 eleitores, sendo 1.055 docentes, 888 técnicos administrativos e 19.315 alunos. O pleito ocorre simultaneamente em 32 municípios cearenses, onde estão instaladas 106 urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral- CE (TRE-CE). A expectativa é que teremos os resultados destas eleições hoje a noite, depois das 21h, provavelmente.

Ah, eu já votei! E você?

Fonte:  noticias IFCE aqui e aqui também..

sábado, 24 de novembro de 2012

Eleições IFCE - Declaração de voto!

Moisés e Virgílio, essa dupla promete trabalho sério e compromisso com o IFCE.
Estamos em tempos de eleições no IFCE. No Campus Fortaleza também teremos eleições para Diretor Geral. Já é de conhecimento de muitos que meu voto para Diretor Geral vai para o professor Moisés Mota, meu ex-professor e colega de trabalho de longa data.

Para o cargo de Reitor, fico com o professor Virgílio Araripe. Não tenho um contato tão estreito com o professor Virgílio, mas ele é um conhecedor profundo do IFCE e com larga experiência administrativa. Nas palavras do professor Mauro Oliveira (texto original aqui):

"Virgílio foi diretor de administração em minha gestão no IFCE, denominado CEFET, à época. Acredito que Virgílio, como reitor do IFCE, terá o mesmo compromisso com uma educação transformadora e com a valorização dos servidores baseada na meritocracia e na oportunidade para todos. Virgílio terá a ousadia responsável que a sociedade está a nos exigir."

Para saber mais:

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Divulgando: International Workshop on ADVANCEs in ICT Infrastructures and Services


Texto professor Mauro Oliveira (via e-mail):

Nazim Agoulmine, professor da universidade de Evry-França, está promovendo o ADVANCE 2012 (http://lrsm.ibisc.fr/ADVANCE2012/) neste final de ano, em Canoa Quebrada (Aracati-Ceará). O evento conta com o apoio institucional do IFCE, Campus Aracati. Seguem, abaixo, algumas informações e o Call For Paper:.

Além do fato científico, a ideia do evento é também promover um encontro entre pesquisadores que já se conhecem, trabalham e pesquisam na área. Por esta razão estamos enviando o CPF somente para aqueles que conhecemos e que acreditamos terem interesse em participar de um evento caracterizado mais pelo encontro de pesquisadores/professores parceiros do que pelos “labels” científicos tradicionais.

Em contrapartida, o evento terá que ser totalmente auto-financiado. Assim, cada participante (palestrante ou não) terá que "bancar" suas despesas (hospedagem, transporte e alimentação). Será também cobrada uma inscrição no local para cobrir despesas do coquetel de “bienvenu”, jantar oficial e coffee-break.

Reservas nas pousadas reservadas par ao evento já podem podem ser feitas (ver site http://lrsm.ibisc.fr/ADVANCE2012/).

---------------


Call for Papers

Authors are invited to submit full or short papers presenting new research related to the development of global Information and Communication Infrastructures. All submissions must describe original research, not published or currently under review for another conference or journal. Areas of interest include, but are not limited to:

  • Enabling Technologies
  • Next Generation Networks Track
  • Future Multimedia Track
  • Middleware Technologies (Cloud, Grid Information Management Track
  • Privacy, trust and Security Management Track 
  • Usages and Societal Impacts
  • Transmission, Access and Optical Systems
  • e-Society and Digital Divide 
  • e-Government
  • e-Health 
  •  e-Business 
  • e-Commerce 
  • Green ICT 

IMPORTANT DATES

  • Paper Submissions: November 25, 2012
  • Author Notification: December 2, 2012
  • Camera-Ready Due: December 8, 2012


Special Issue in International Journal

Authors of the best ADVANCE 2012 papers will be invited to submit extended versions for possible publication in special issue of International Journals.


FOR MORE INFORMATION

Please contact the TPC Program Co-Chairs (mauro.oliveira(at)fortalnet.com.br or nagoulmine(at)ibisc.fr) for more information.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Semantec - Palestras


Começa hoje a Semantec! Algumas das palestras previstas para o evento:


Eletro fisiologia Neuronal E Aplicações Na Área De Ciências Biomédicas
Palestrante: Professor Dr. Francisco Walber Ferreira
Local: Auditório Castelo Branco
Data: Terça | 20/11 | 19:30 – 20:30

Resumo: A eletrofisiologia é o ramo da fisiologia que investiga as propriedades elétricas dos organismos e que possui aplicações nas áreas clínicas e experimentais. Essa palestra irá apresentar o desenvolvimento desse ramo científico, algumas tecnologias empregradas para seus registros e aplicações nas áreas de ciências biomédicas e biológicas.Ainda mais, será abordado trabalhos interdisciplinares entre as química de produtos naturais e doenças neurodegenerativas

As Oportunidades de Negócios e os Desafios Gerenciais
Palestrante: Marcos Aloízio França da Fonseca, DVF Consultoria
Local: Auditório Castelo Branco
Data: Quarta | 21/11 | 20:30 – 21:20

Resumo: Abordará as Oportunidades de Negócios e os Desafios Gerenciais decorrentes da implantação de empreendimentos industrias no CIPP (Complexo Industrial e Portuário do Pecém), com destaque a CSP – Companhia Siderúrgica do Pecém, que alterarão o perfil econômico da região e do Ceará.

Gestão de projetos e produtos
Palestrante: João Walter Saunders | Diretor do PMI
Local: Auditório Castelo Branco
Data: Quarta | 21/11 | 20:30 – 21:20

Resumo:
  • A gestão de Projetos o desenvolvimento de produtos 
  • Ciclo de Vida do Projeto e o ciclo de vida do produto 
  • Etapas do Desenvolvimento de Produtos 
  • Pré-Desenvolvimento 
  • Desenvolvimento 
  • Pós-Desenvolvimento 
  • Conclusão
Fonte: http://semantec.ifce.edu.br/palestras/

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Divulgando: Semana de Tecnologia IFCE 2012

Figuras originais aqui.

Mais uma vez, com o esforço dos estudantes , principalmente da engenharia de telecomunicações (talvez eu esteja sendo injusto com alguns estudantes ... ), e apoio do professor José Wally, teremos essa semana a II SEMANTEC.Começa amanhã! Vale a pena conferir e participar!

Mais informações.

A finalidade do projeto é complementar o conhecimento dos alunos e aproximar o IFCE das empresas de tecnologia do Ceará e também da comunidade, compartilhado ideias e integrando pessoas. O período do evento será do dia 20 a 23 de novembro, no IFCE – Campus Fortaleza.

Os cursos durante a Semantec ocorrerão na manhã da quarta-feira dia 21/11, com duração de 3h a 4h, e as palestras temáticas, de acordo com a programação, devem ocorrer na tarde do mesmo dia, tendo por duração estimada entre 1h30min e 2h para sua realização, enquanto as palestras de destaque e de interesse geral ocorrerão nas noites do evento no auditório principal do IFCE.

Durante a II Semantec ocorrerão cursos de curta duração, palestras, visitas técnicas, apresentação de trabalhos e exposições de empresas, congregando vários eventos que antes ocorriam independentemente, uma vez que a Semantec busca coordenar e fortalecer as ações de todos os cursos do IFCE.

Inscrições: click aqui.

Fonte: SEMANTEC.

domingo, 18 de novembro de 2012

Faltam 10 dias! Eleições no IFCE.


Foi iniciado no dia 9 de novembro, o período oficial de campanha eleitoral dos candidatos ao cargo de reitor e de diretores gerais dos campi de Cedro, Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte e Maracanaú. O prazo para que os concorrentes apresentem as suas propostas aos servidores e alunos para o período de 2013-2017 prossegue até dia 27 de novembro, um dia antes da eleição.

Para esclarecer os eleitores, a Comissão Eleitoral Central do IFCE definiu a realização de um total de 12 debates com os candidatos a reitor, cujo cronograma é o seguinte: dia 13, Crato e Juazeiro do Norte; 14, Cedro; 20, Limoeiro do Norte e Quixadá; 21, Crateús; 22, Sobral e Acaraú; 23, Canindé e Maracanaú; e 27, Fortaleza. Nos campi onde acontecem dois debates ao dia, um será realizado pela manhã, a partir das 8h, e o outro pela tarde, a partir das 14h. O debate de Crateús acontece às 8h e de Cedro e Fortaleza, às 14h.

Por ordem alfabética, são candidatos ao cargo de reitor os seguintes professores: Braulio Gomes de Lima (Iguatu), João Medeiros Tavares Júnior (Fortaleza), José Valdeci de Lima (Fortaleza), Marcelo Santos Marques (Fortaleza) e Virgilio Augusto Sales Araripe (Fortaleza).

Os candidatos a Diretor Geral do Campus Fortaleza são: Antonio Moisés Filho de Oliveira Mota, Antonio Sérgio Ribeiro Pinho, Carlos Aurélio Oliveira Gonçalves, Luiza Santos Pontello.

Fonte: Márlen Danúsia - Reitoria.

sábado, 17 de novembro de 2012

Visitando a Bienal Internacional do Livro do Ceará

Hoje a tarde aproveitamos para dar uma volta na Bienal Internacional do Livro do Ceará. São muitos livros, revistas, literatura de cordel e mangás disputando um espaço que ficou apertado. Para quem ainda não foi: amanhã (domingo) é o último dia! Vale a pena dar uma passada por lá. Algumas fotos do nosso passeio:







sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Métodos Numéricos: resolvendo uma equação diferencial de 2a. ordem

Figura original aqui.

A solução numérica de uma equação diferencial (ED) não é uma coisa trivial, mas existem técnicas numéricas já muito bem consolidadas para essa tarefa. Faremos aqui um exemplo mostrando a solução analítica (nem sempre é possível obtermos essa resposta) e a soluções numéricas usando os métodos de Euler (o mais simples) e os métodos de Runge-Kutta de segunda, terceira e quarta ordens (RK2, RK3 e RK4).

Uma equação diferencial pode ser escrita da forma:

E a sua solução usando o método de Euler é dada simplesmente por:
Esse é justamente o Método de Euler. O “passo” Δt precisa ser pequeno e uma condição inicial deve ser conhecida, normalmente em t = 0. Para uma maior precisão nos resultados, entretanto, devemos efetuar mais cálculos (usando, naturalmente, um software + computador).

O método RK2 calcula dois pontos antes de avançar para o ponto seguinte (n+1), da seguinte forma:
De forma semelhante, podemos equacionar o RK3 como:


Finalmente, o RK4:

Contudo, essas expressões são para equações diferenciais de 1o. ordem. A solução numérica de uma equação diferencial de 2a. ordem (ver figura abaixo) requer um pouco mais de astúcia.
O primeiro passo é "quebrar" a ED de 2a. ordem (ver figura acima) em duas de 1a. ordem, formando um sistema com duas de equações. Para isso, precisamos incluir uma nova variável:
Assim, podemos escrever a ED de 2a. ordem como:
Logo, a solução numérica usando o método de Euler pode ser escrita como:
ou, de forma mais compacta:

Devemos lembrar que para resolver uma ED de 2a. ordem precisamos agora de duas condições iniciais, normalmente y(0) e y'(0), ou y(0) e z(0). Seguindo esse raciocínio e usando RK4, podemos escrever a solução numérica de uma solução da ED de 2a. como:


Exemplo usando o Scilab.

No exemplo que segue, resolvemos a seguinte equação diferencial:
Cuja solução analítica é:
Resultados:
Para este exemplo, os resultados numéricos se aproximam bastante da solução analítica.
Neste gráfico de erro fica evidente a inferioridade do método de Euler.

Resultados na forma de tabela de valores:

Valores: ya,   y_euler, y_RK2, y_RK3, y_RK4  

    1.735D-17    0.           0.           0.           0.        
    0.0237855    0.025        0.02375      0.0237771    0.0237855 
    0.0452761    0.0474063    0.0452112    0.0452609    0.0452761 
    0.0646570    0.0674558    0.0645680    0.0646361    0.0646570 
    0.0820932    0.0853588    0.0819845    0.0820676    0.0820931 
    0.0977315    0.1013009    0.0976071    0.0977022    0.0977315 
    0.1117026    0.1154460    0.1115657    0.1116703    0.1117026 
    0.1241224    0.1279385    0.1239758    0.1240878    0.1241224 
    0.1350939    0.1389055    0.1349398    0.1350575    0.1350939 
    0.1447086    0.1484588    0.1445490    0.1446708    0.1447085 
    0.1530478    0.1566967    0.1528843    0.1530091    0.1530478 
    0.1601844    0.1637057    0.1600183    0.1601450    0.1601844 
    0.1661836    0.1695623    0.1660159    0.1661437    0.1661835 
    0.1711043    0.1743346    0.1709358    0.1710641    0.1711042 
    0.1750002    0.1780830    0.1748316    0.1749600    0.1750002 


Código Scilab:

/////////////////////////////////////////////////////////
// Solução numérica de uma equação diferencial de 2a. ordem
// usando os métodos de Euler, Runge-Kutta 2, RK3 e RK4
// Eq. dif:   y'' + 5y' + 6y = cos(4t)
// condições iniciais: y(0)=0 e y'(0)=1
// Solução analítica: 
// y(t)=0.9*exp(-2*t)-0.88*exp(-3*t)-cos(4*t)/50+2*sin(4*t)/50
/////////////////////////////////////////////////////////
// Prof. Francisco José A. de Aquino
// 16 de nov. de 2012
/////////////////////////////////////////////////////////

function fd=ftyz(td, yd, zd)
    fd = cos(4*td) - 6*yd - 5*zd;
endfunction

clc;

dt = 0.025;
t=0:500; t = t*dt;
ya = 0.9*exp(-2*t) - 0.88*exp(-3*t) -cos(4*t)/50 + 2*sin(4*t)/50;

yn = 0; vy = zeros(1,501);
zn = 1; vz = vy;
tn = 0; vt = vy;
vy(1) = 0;
vz(1) = 1;
vt(1) = 0;

// Euler:
for k=2:501
    yn = yn + dt*zn;
    zn = zn + dt*ftyz(tn,yn,zn);
    tn = tn + dt;
    vy(k) = yn;
    vt(k) = tn;
end

yn = 0; vy4 = zeros(1,501);
zn = 1; vz4 = vy4;
tn = 0; vt4 = vy4;
vy4(1) = 0;
vz4(1) = 1;
vt4(1) = 0;

// RK-4
for k=2:501
    k1 = dt*zn; l1 = dt*ftyz(tn,yn,zn);
    k2 = dt*(zn + l1/2); l2 = dt*ftyz(tn+dt/2,yn+k1/2,zn+l1/2);
    k3 = dt*(zn + l2/2); l3 = dt*ftyz(tn+dt/2,yn+k2/2,zn+l2/2);
    k4 = dt*(zn + l3); l4 = dt*ftyz(tn+dt,yn+k3,zn+l3);
    yn = yn + (k1+2*k2+2*k3+k4)/6;
    zn = zn + (l1 + 2*l2 + 2*l3 + l4)/6;
    tn = tn + dt;
    vy4(k) = yn;
    vt4(k) = tn;
end

yn = 0; vy3 = zeros(1,501);
zn = 1; vz3 = vy3;
tn = 0; vt3 = vy3;
vy3(1) = 0;
vz3(1) = 1;
vt3(1) = 0;

// RK-3
for k=2:501
    p=2;
    k1 = dt*zn; l1 = dt*ftyz(tn,yn,zn);
    k2 = dt*(zn + l1/2); l2 = dt*ftyz(tn+dt/2,yn+k1/2,zn+l1/2);
    k3 = dt*(zn + l2); l3 = dt*ftyz(tn+dt,yn+k2,zn+l2);
    yn = yn + (k1+p*k2+k3)/(p+2);
    zn = zn + (l1 + p*l2 + l3)/(p+2);
    tn = tn + dt;
    vy3(k) = yn;
    vt3(k) = tn;
end

yn = 0; vy2 = zeros(1,501);
zn = 1; vz2 = vy2;
tn = 0; vt2 = vy2;
vy2(1) = 0;
vz2(1) = 1;
vt2(1) = 0;

// RK-2
for k=2:501
    k1 = dt*zn; l1 = dt*ftyz(tn,yn,zn);
    k2 = dt*(zn + l1); l2 = dt*ftyz(tn+dt,yn+k1,zn+l1);
    yn = yn + (k1+k2)/2;
    zn = zn + (l1 + l2)/2;
    tn = tn + dt;
    vy2(k) = yn;
    vt2(k) = tn;
end

close; close; close;
plot(t,ya,vt,vy,vt2,vy2,vt3,vy3,vt4,vy4); xgrid;
legend('ya analitico','y Euler','y RK2','y RK3','y RK4');

figure; plot(t,ya-vy,t,ya-vy2,t,ya-vy3,t,ya-vy4); 
legend('Erro Euler','Erro RK2','Erro RK3','Erro RK4'); xgrid;

// Erros:
e1m = (abs(ya-vy));
e4m = (abs(ya-vy4));
e3m = (abs(ya-vy3));
e2m = (abs(ya-vy2));
disp([mean(e1m), mean(e2m), mean(e3m), mean(e4m)]);

nf = 15;
disp('Valores: ya,   y_euler, y_RK2, y_RK3, y_RK4');
disp([ya(1:nf)',vy(1:nf)',vy2(1:nf)',vy3(1:nf)',vy4(1:nf)']);
 
Para saber mais, ver, por exemplo, apostila de Giovani Baratto.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Fugindo de um buraco negro (black hole).

Figura original aqui.

Os buracos negros se tornaram muito populares na ficção científica (vez por outra a USS Enterprise precisa fugir de um deles), mas a física "séria" não fica muito atrás. Na verdade, nesse campo, ciência e ficção científica parece que se sobrepõem. Sabemos que nada que cai em um buraco negro consegue sair, certo? Bom, talvez não seja bem assim. Desde que Hawking publicou um artigo (artigo original aqui, ver "figura" abaixo) mostrando que um buraco negro pode evaporar, ficou aberta a porta para a possibilidade (remota) de se recuperar as informações que ficaram escondidas na singularidade. Isto é, se você cair em buraco negro será possível, em um futuro muito distante, que você consiga ser resgatado. Aos poucos, praticamente partícula por partícula, vai ser um trabalho de muita paciência! Não ficou convencido ou não conseguiu entender essa história nebulosa, não se preocupe. Veja esse artigo aqui e entenda tudo. Mas, por via das dúvidas, se mantenha longe de um buraco negro.

Título e resumo do artigo original de S. Hawking que mostra que um buraco negro pode irradiar energia (1975).

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Divulgando: Palestra sobre bioenergia e novas tecnologias de fermentação


A Pró-reitoria de Extensão promove nesta segunda-feira (12/11), às 18h30, a palestra "Bioenergy from Municipal and Industrial Waste via new Fermentation Technologies", ministrada pelo professor Guenter Busch, da Brandenburg University of Technology em Cottbus (link aqui), Alemanha. O evento ocorrerá no auditório Iran Raupp, e a participação é aberta a todos os interessados.

sábado, 10 de novembro de 2012

Recomendação de vídeos: matemática e universo.

Os dois vídeos indicados abaixo são muito interessantes, recomendo para quem tiver um tempo livre (ou não). O primeiro fala sobre a história da matemática, passando por Fermat, Descartes, Newton, Euler até Gauss e Riemann. Uma excelente aula de história da matemática. O segundo vídeo mostra as fronteiras do conhecimento sobre a cosmologia. Belas imagens e muito conhecimento!

História da Matemática - BBC - link aqui.
Horizontes - Link aqui.

Divulgando: 3a. etapa do Circuito IFCE de xadrez rápido


Amanhã, domingo, dia 11 de novembro, às 14h ocorrerá a 3a. etapa do Circuito IFCE de xadrez rápido (cadência de 21 minutos), na Av. Treze de Maio, 2081 – Benfica CEP: 60040-531 – Fortaleza – CE. Esse torneio é aberto a qualquer participante. Os não federados pela FCX deverão enviar email para matheusribeirochess@hotmail.com informando nome completo, cidade, profissão, data de nascimento, sexo, elo FIDE (se tiver), telefone para contato e email.

O valor das inscrições é de R$ 20,00 para quem fizer a inscrição na hora. Feminino, sub-18, estudantes/ professores IFCE, interior e RMF, mestres e jogadores com rating FCX de acima 2300 pontos, estão isentos da taxa de inscrição, desde que, informe com antecedência sua participação para o e-mail citado.

Mais informações aqui.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Divulgando: Viver Alberto Nepomuceno – Canções e História



Nesta sexta-feira (09/11), às 17h30 h, no auditório Castelo Branco, a comunidade acadêmica do campus de Fortaleza do IFCE terá a oportunidade de assistir à apresentação de um concerto didático intitulado “Viver Alberto Nepomuceno – Canções e História”, de autoria da cantora Maruça Rodrigues, ex-aluna do Instituto Federal do Ceará, com a participação do grupo Maribamba.

O projeto é uma homenagem à história do músico e compositor Alberto Nepomuceno, considerado o pai da música erudita brasileira. Na apresentação musical, o grupo pretende reviver as canções do artista cearense, chamando a atenção, sobretudo dos jovens, para o grande valor que Alberto teve para a história da música no Brasil. O show contará com a participação especial da atriz Cristina Francescutti.

O repertório inclui nove canções de autoria de Alberto Nepomuceno, estando ainda prevista a exibição de slides com informações e fotos relacionadas à vida e ao legado do músico e compositor cearense. O evento é aberto ao público e faz parte de projeto aprovado pela Fundação Nacional da Arte (FUNARTE).
----------------------------------------------
--------------------------
-----
Fonte:
Comunicação Social do IFCE/ campus de Fortaleza
comunicacao.fortaleza@ifce.edu.br

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Lançamento do Livro - Algumas Fotos.

Os bolsistas do Departamento fizeram questão de participar do lançamento do livro.
O lançamento do nosso livro de eletrônica foi um sucesso! Muitos alunos prestigiaram o evento que contou com a participação de vários professores do Departamento de Telemática, em especial os professores Edson Almeida que coordenou toda a logística e do professor Moisés Oliveira, Diretor Geral do Campus Fortaleza. Tivemos alguns discursos, mas esses discursos tiveram a grande virtude de serem breves. O nome da professora Fabíola foi citado várias vezes, sem o trabalho inicial dela o livro não existiria. Espero que esse livro seja bem aproveitado por todos os estudantes e professores que ministram as disciplinas básicas de eletrônica analógica.

Algumas fotos do evento:

O professor Moisés pronunciou algumas palavras elogiosas e de "cobrança":  outros professores também têm material para publicar novos livros.
Mais algumas palavras, um pouco da história desse livro.
Autografando o livro, tivemos uma pequena fila para autógrafos.
Mais autógrafos.

Lançamento do nosso livro de eletrônica - hoje!


Estão todos convidados para o lançamento oficial do nosso livro de eletrônica "Diodos e Transistores Bipolares: Teoria e Práticas de Laboratório". Esse livro é fruto do trabalho paciente da professora Fabíola Fernandes com a minha colaboração. Desde o segundo semestre de 2011 que trabalhamos para que esse livro fosse impresso. Depois de muitas idas e vindas à gráfica e do apoio do IFCE (toda a parte contábil), o livro se tornou real no final do primeiro semestre deste ano.

O lançamento será aqui no IFCE - Campus Fortaleza, Auditório Superior, às 18h e 30 minutos. Quem desejar receber o seu exemplar gratuito e autografado pelo autor menos importante do livro é só aparecer por lá. Prometo que não farei nenhum discurso longo!

Este livro é destinado principalmente aos alunos dos cursos técnicos e técnicos integrados do ensino médio, mas também pode ser útil aos estudantes dos cursos superiores. Foi intenção nossa dar destaque aos aspectos mais práticos da eletrônica básica.

Informação adicional:

"(...) a publicação de, “Novos Autores da EPT”, contempla entre os seus objetivos a preocupação da SETEC/MEC de inventariar e democratizar a reconhecida produção de material destinado ao conteúdo específico dos cursos de formação profissional produzidos por professores da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica.
Desejo aos professores e alunos proveitoso uso dessa publicação".

ELIEZER MOREIRA PACHECO
Secretário da SETEC/MEC.