quinta-feira, 19 de julho de 2012

Mulheres são inteligentes, novo exoplaneta e a peste de volta: notícias do mundo da ciência.


As mulheres são mais inteligentes que os homens? Sim? Não? Não vou responder isso nem sob tortura! Mas uma pesquisa diz que, em média, as mulheres são pouquinho mais inteligentes que os homens. Outros pesquisadores discordam que esse tipo de resultado seja realmente válido. Para um pouco de polêmica sobre assunto correlato, ver esse vídeo aqui.

Notícia (fonte aqui):

Uma pesquisa mundial aponta que as mulheres tem o QI (Quociente de Inteligência) maior do que os homens. No último século, as mulheres ficaram sempre atrás em testes que medem o QI.

Mas, agora, pela primeira vez, um levantamento realizado pelo pesquisador americano James Flynn, uma das maiores autoridades mundiais no assunto, confirmou que as mulheres passaram à frente dos homens - com uma vantagem de um ponto, em média.

(...)
Especialistas criticam, porém, as comparações. “O QI foi sendo deturpado, perdeu o sentido original e passou a ser associado com uma medida de inteligência e não é exatamente isso”, afirma a neurocientista, Suzana Herculano- Houzel.


Telescópio espacial Spitzer - Nasa. Fonte da imagem: http://www.aerospaceguide.net.
O telescópio espacial Spitzer detectou mais um pequeno planeta. Esse planeta está a uma distância de 33  anos-luz de distância, o que é relativamente "perto" da Terra. Para saber mais sobre essa descoberta click aqui. Sobre o telescópio click aqui.

Imagem "censurada", original aqui.
A peste negra nunca desapareceu completamente. Vez por outra ela volta a atacar humanos. O "felizardo" desta vez é o soldador americano Paul Gaylord de 59 anos. Suspeito que as condições higiênicas em que ele vivia não eram das melhores. Ele contraiu uma versão da peste negra (também chamada de bubônica), causada pela bactéria Yersinia pestis – presente nas pulgas de roedores – e responsável pela morte de um terço da Europa no fim da Idade Média. A peste se propagou pelo mundo há mais de 2.000 anos a partir da Ásia, segundo uma equipe internacional que conseguiu fazer a reconstituição de sucessivas ondas epidêmicas através da história. Notícia completa aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário